O Papa Leão XIV realizou sua segunda grande viagem apostólica a um país europeu, visitando a França na semana passada. O filósofo e blogueiro argentino Caminante Wanderer analisa o impacto da visita, destacando o entusiasmo dos jovens, a reação perplexa da imprensa secular e a centralidade de Jesus Cristo e dos santos franceses nas alocuções papais, além de vislumbrar uma possível superação do bergoglianismo.
Na semana passada, o Papa Leão XIV visitou a França. Foi sua segunda viagem significativa a um país europeu e, como já na Espanha, acredito que foi um grande sucesso. Eu disse isso na época e repito agora com convicção ainda maior: creio que estamos diante de um retorno ao estilo de João Paulo II, com todas as vantagens e desvantagens que isso traz. E, consequentemente, diante da superação definitiva do bergoglianismo. Sei que este último ponto é um tema fortemente controvertido no meio conservador e tradicionalista, e vou aprofundá-lo em dois artigos que publicarei na próxima semana. Aqui, no entanto, não me ocuparei desse tema: trataremos dele no momento oportuno. O que me interessa, por outro lado, é uma análise honesta da viagem papal à França. Faço questão de enfatizar que minhas avaliações se referem ao que o Papa disse durante essa viagem, e não às suas decisões ou discursos em Roma ou em outras ocasiões. Em outras palavras: não emito um julgamento global sobre o ainda jovem pontificado de Leão XIV, mas apenas sobre um pequeno recorte dele: sua viagem apostólica à França.
A reação da imprensa secular
Em primeiro lugar, impressionou-me muito a reação da imprensa secular e anticristã. Ela oscilou entre a consternação e o silêncio. O blog Messa in Latino publicou há alguns dias um breve panorama desses artigos, cuja leitura é interessante. O jornalismo progressista, que constitui quase toda a paisagem midiática, não pôde negar o entusiasmo despertado, ainda que sua avaliação fosse inequívoca. Um sinal infalível de que a viagem o pegou completamente de surpresa. Enquanto a eloquente [amiga pessoal de Francisco] Elisabetta Piqué caiu em completo silêncio, María Laura Avignolo, correspondente do jornal Clarín na França, declarou: “Raramente um pontífice apelou de modo tão radical ao imperativo espiritual da conversão.” E em seguida acrescentou que nas palavras de Leão XIV aparece: “Uma espiritualidade que a Igreja Católica sempre defendeu. Sobre a qual, no entanto, desde o Concílio Vaticano II falou-se muito menos.”
Na França, Bernadette Sauvaget, jornalista do Libération – aquele jornal fundado por Sartre e historicamente importante da esquerda francesa –, especializada em questões religiosas, foi convidada à televisão francesa para comentar a vigília de oração de Leão XIV diante de 80 mil jovens no Stade de France. Ali, visivelmente irritada, disse que a assustava ver o renascimento do catolicismo entre os jovens franceses. Não se contava apenas com um afluxo tão massivo de fiéis às celebrações papais – e, sobretudo, não com jovens em vez de nostálgicos idosos. Também não se contava com a clareza e a determinação da mensagem papal. Havia-se presumido que, com Francisco, a afirmação pública da fé católica estivesse definitivamente sepultada. Mas isso não aconteceu.
Os discursos papais
Decidi ler todos os discursos do Papa na França. Isso tomou uma manhã inteira, mas foi espiritualmente enriquecedor. Desde que li Spe salvi do Papa Bento XVI há mais de uma década, não me sentia tão edificado por textos papais dessa maneira. Posso dizer que o Papa Leão nos fortaleceu na fé durante sua viagem à França – e exatamente essa é sua verdadeira tarefa. Como se poderia julgar de outro modo palavras como estas? “Sim, Deus é o Senhor da história, e aconteça o que acontecer: Ele a conduz à salvação. Em Cristo, todo mal tem um fim, justamente porque o fim se torna o início de uma vida nova e eterna.” Ou estas: “Sim, a vida eterna é uma promessa firme e segura que o Senhor nos dá. Ele já a conquistou para nós por sua morte na cruz e sua ressurreição, e já a torna realidade em nós a cada dia pela graça do batismo.”
Um dos aspectos que saltam aos olhos imediatamente é a centralidade de Jesus Cristo, visível em todas as suas palavras. O Senhor aparece sempre como ponto central de suas pregações e discursos, proferidos em contexto religioso. Não esqueçamos que viemos de uma época em que o pontífice argentino se atolava no pântano de um sociologismo barato e preferia, por exemplo, não dar a bênção apostólica para não ofender os não cristãos. A diferença é abissal. Outro elemento na mesma direção: apenas uma única vez mencionou, em todos os seus discursos, e mesmo assim de forma totalmente marginal, a famosa sinodalidade. Isso ocorreu quando se dirigiu aos bispos franceses em Lourdes. Apenas uma única vez! Nem mesmo quando se encontrou em Paris com a “assembleia sinodal” daquela diocese, fez referência a esse tema. Lembremos que, até alguns meses atrás, “sinodalidade” era a palavra mágica que precisava aparecer obrigatoriamente em praticamente todo discurso de religiosas, sacerdotes e bispos. Minha impressão – e já a tenho desde os primeiros meses de seu pontificado – é que Leão XIV deixará essa questão esfriar lentamente e o Sínodo sobre a Sinodalidade acabará morrendo de inanição. Veremos. Mas não vale a pena ficar preso às diferenças em relação ao pontificado anterior. Elas são evidentes, e o evidente não precisa ser provado. Concentremo-nos em outros aspectos positivos e notáveis.
Os santos da França
Um deles é o fato de que o Papa Leão, em quase todos os seus discursos, recordou repetidamente os santos da França – e há legiões deles. Ele não se refere a santos contemporâneos e ecumenicamente apresentáveis de qualidade duvidosa, mas aos veneráveis santos da “filha mais velha da Igreja”, àqueles que “adoram o verdadeiro Deus”. Em sua homilia na Place de la Concorde, disse: “A água viva do Espírito Santo foi derramada em abundância e continua a produzir frutos na Igreja através dos missionários e testemunhas presentes em todas as culturas e entre todos os povos. Essa água torna fecundo tudo o que se deixa tocar e transformar por ela, para produzir seu fruto: a santidade daqueles que adoram o verdadeiro Deus e servem seus irmãos e irmãs com amor e generosidade.”
“Nesta bela terra da França, ao longo dos séculos, muitos se saciaram dessa água viva e consagraram inteiramente sua vida ao bem: os primeiros mártires como Blandina, Potino e Ireneu; os santos fundadores e fundadoras de ordens religiosas; os santos bispos como Martinho de Tours e Francisco de Sales; homens e mulheres com um coração sensível às necessidades de seus semelhantes, como Vicente de Paulo, Frédéric Ozanam, Jeanne Jugan e muitos outros.”
Aos jovens, disse: “Olhai o exemplo dos santos: mesmo em tempos de perseguição, esses nossos irmãos e irmãs abriram caminhos de paz. Olhai aqueles sacerdotes que foram apaixonados por Cristo, como São Eugênio de Mazenod e São João Maria Vianney; contemplai a beleza mística de Santa Teresa de Lisieux; a bem-aventurada Pauline Jaricot, ardente no amor e na missão; a coragem dos cinquenta mártires do Apostolado da época da Segunda Guerra Mundial, que serviram seus irmãos e irmãs até a entrega da própria vida. Os santos mudaram o curso da história, conduzindo muitas pessoas do sofrimento à esperança, porque primeiro transformaram seus próprios corações e os converteram à luz da fé.”
E mais tarde, na mesma alocução aos jovens: “Além disso, temos os santos como aliados: são amigos que nos sustentam nas provações. Queridos amigos, quando as decisões da vida exigem coragem, invocai sua intercessão e imitai seu exemplo. Como cantamos nas ladainhas, o sopro dos santos nos assegura que nunca estamos sozinhos na oração, que nunca estamos sozinhos na Igreja.”
Não só isso: como exemplo de mulher combativa, apresentou-lhes até Santa Joana d’Arc – não sei se Bento XVI teria ousado tanto: “Neste contexto, o Apóstolo nos dá um terceiro verbo: combater. Pois fugir do mal e buscar o bem significa combater. Sim, combater, como fez São Paulo, que muitas vezes é representado com uma espada na mão – como sinal da Palavra de Deus, da ‘espada do Espírito’ (Ef 6,17). Esse verbo ressoa aqui na França, a terra de Santa Joana d’Arc, uma jovem que soube combater com audácia.”
O significado da liturgia
Outro aspecto muito positivo consiste em que ele destacou várias vezes a importância da liturgia para a vida cristã e para a conversão dos catecúmenos, cujo número aumentou exponencialmente nos últimos anos. Aos sacerdotes e religiosos, disse: “A vós, que celebrais diariamente a Eucaristia, peço que cuideis para que as celebrações litúrgicas sejam sempre realizadas com dignidade e decoro adequados, mesmo onde se reúnem comunidades menores. Sede herdeiros conscientes dos pais e santos da Igreja, que ao longo dos séculos nos transmitiram o profundo significado e a beleza da liturgia, testemunhando sempre uma grande humildade diante do mistério celebrado. O Concílio Vaticano II, cuja riqueza a França muito deve, acolheu e aprofundou essa herança de modo extraordinário, reconhecendo seu lugar central na vida da Igreja (cf. Sacrosanctum Concilium, 10). Exorto-vos, portanto, todos vós, bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos, a cultivar um amor autêntico pela liturgia e a ser testemunhas e servos da vocação profética, sacerdotal e real de todo o povo de Deus.”
Em outra ocasião, disse: “A liturgia não pode ser considerada algo ‘posterior’ à catequese, como se nela se colocasse em prática apenas o que foi aprendido durante o caminho. A liturgia revela e torna presente o Mistério Pascal de Cristo e é, portanto, o evento...”
📎 Fonte original: Katholisches
