Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasFormacao

Mons. Olgiati: O Silabário da Moral Cristã – 4 – A Família, a Escola e os Problemas Sociais

5 de outubro de 2026 às 22:21

Mons. Olgiati: O Silabário da Moral Cristã – 4 – A Família, a Escola e os Problemas Sociais

Monsenhor Francisco Olgiati, em continuação ao capítulo sexto de 'O Silabário da Moral Cristã', expõe como a moral cristã resolve os grandes problemas sociais a partir do princípio do amor, começando pela família, passando pela escola e chegando ao Estado. O texto integral é publicado pelo portal Sedevacante.com.br.

Monsenhor Francisco Olgiati, em continuação ao capítulo sexto de 'O Silabário da Moral Cristã', expõe como a moral cristã resolve os grandes problemas sociais a partir do princípio do amor, começando pela família, passando pela escola e chegando ao Estado. O texto integral é publicado pelo portal Sedevacante.com.br.

MONS. OLGIATI: O SILABÁRIO DA MORAL CRISTÃ – 4 – A FAMÍLIA, A ESCOLA E OS PROBLEMAS SOCIAIS – RÁDIO CRISTANDADE

MONSEÑOR FRANCISCO OLGIATI

O SILABÁRIO DA MORAL CRISTÃ

Capítulo Sexto

A MORAL CRISTÃ E A VIDA

Continuação…

4 A família, a escola e os problemas sociais

A moral cristã resolve com o mesmo princípio os grandes problemas sociais, começando pelo da família. O indivíduo não existe isolado: concebê-lo assim é fruto de abstração. E tampouco vive junto aos demais, como um ser junto a outros seres iguais. A realidade concreta é muito distinta. O ser individual é membro de uma família, como as famílias são membros do Estado, como os Estados são membros da grande família humana. O amor ao próximo não pode prescindir desta constituição social. E seria tolo quem quisesse amar seus pais o mesmo que aos lejanos e desconhecidos beduínos, ou também à sua pátria com o mesmo amor que pode ter pelo Cabo da Boa Esperança. Por inspirar-se o amor ao próximo no amor a Deus e por expressar-se a vontade divina na concretude da realidade criada com suas exigências determinadas e essenciais, resulta que não amaríamos a Deus, se não amássemos a família, a pátria e o Estado. Numa unidade harmônica de visão e de consequências práticas, a família (assim como a pátria e o Estado) deve conceber-se também em função do conceito de amor. O matrimônio não é um contrato qualquer feito por interesses vulgares, mas um pacto de amor e, precisamente por isto, sob o mesmo aspecto natural é indissolúvel. O verdadeiro amor não é «um contrato com vencimento a prazo fixo», mas é eterno e unicamente conhece estas palavras: «Tu só e para sempre». Dois corações que, num momento solene de sua vida, se unem com um santo vínculo, do qual depende a transmissão da vida e a conservação do gênero humano, não se amariam, se não se jurassem mutuamente um amor eterno. Que amor seria o seu, se dissessem: «sim, nos amaremos só dois anos»? As paixões criadoras do divórcio são a negação do amor; são escasso egoísmo e são, portanto, a ruína da família e dos povos. O matrimônio indissolúvel — e monogâmico — é o único que põe em prática o conceito de amor na formação da nova família; o único que de dois seres faz quase uma só personalidade mediante o mútuo afeto e — quando os esposos compreendem o valor de sua união — pode fazê-los capazes de compadecer-se nas necessidades, nas debilidades, nas doenças, nas desgraças; o único que considera a família em relação ao fruto do amor, os filhos, e que mediante a lei do amor torna possível sua educação. Cristo — como dissemos — longe de repudiar este amor santo, o santificou com a graça e com a grandeza de um Sacramento. A família cristã está inteiramente penetrada de amor, nela o amor é a fonte, a atmosfera, o vínculo, o fim. A primeira manifestação da caridade para com o próximo deve encontrar-se na família; nos esposos entre si, entre os pais e os filhos, entre os filhos e os pais. Se se observa bem, todo pecado cometido numa família é uma violação do amor. Desde a infidelidade à promessa jurada, ao egoísmo brutal que profana o Sacramento recebido; desde o descuido ou a falta na educação da prole, a qualquer insubordinação dos filhos contra o pai ou a mãe, não é possível imaginar uma culpa no ambiente familiar, que não seja contra o amor. E a famosa pretensa antítese entre liberdade e autoridade desaparece ao sopro do amor: a correção e o castigo, quando não estão abandonados ao ímpeto passional do momento, mas são inspirados e guiados pela razão, pelo coração e pelo propósito de «formar a Cristo» (como diz São Paulo) nas almas dos filhos, não são uma autoridade que esmaga e mata, mas antes são uma autoridade que liberta e vivifica. Deveriam desenvolver-se idênticos conceitos a respeito das relações entre mestre e aluno, entre patrões e operários, entre soberanos e súditos. Na concepção cristã tudo se embeleza com o amor. Assim as mesmas relações entre o patrão e os trabalhadores que dele dependem, não são reguladas por um simples critério de justiça. Ainda às mesmas exigências da justiça deve responder-se em nome do amor fraterno cujo fruto é a equidade. Ainda as mesmas formas econômicas que foram se desenvolvendo desde a economia de escravos ao capitalismo atual e que sempre se transformarão, ainda que seja gradualmente, não são senão um verdadeiro e progressivo aperfeiçoamento do amor. Sem esta ideia fundamental nem é possível tampouco uma solução da questão social, não já no sentido de que basta ao grande problema uma declaração de princípios ideais, mas no sentido de que a mesma realidade econômica deve ser realização do divino preceito da caridade.

***

5 O Estado

O cristianismo deve considerar também o Estado com idêntico critério. Não só a Igreja, organismo espiritual, vivificado pelo Espírito Santo, é «a sociedade das almas chamadas ao amor»; o Estado também o é. Que significa «o Estado»? Significa que nenhum de nós foi criado para viver egoisticamente por sua conta e que Deus nos criou de modo que nos seja naturalmente necessário estar reunidos na sociedade familiar e na sociedade do Estado. Nossa vontade não constitui o Estado, embora sem fundamento o afirme Rousseau; e não devemos ver no Estado algo formado por nós e que depende de nosso arbítrio individual. Não: devemos ver no Estado a vontade de Deus e, precisamente por isto, devemos respeitar, venerar e obedecer a majestade do Estado. Fazendo isto, amamos a Deus. Acrescentamos: amamos também ao próximo. Acaso não é verdadeiro e obrigatório amor ao próximo a atividade dos que governam, não quando proclamam paganamente com Luís XIV: «O Estado sou eu», mas quando com todo o seu esforço tendem ao bem comum, que é precisamente o fim do Estado? E não é verdadeiro e obrigatório amor aos irmãos a disciplina do cidadão, sua submissão à autoridade, o respeito às leis, sua cooperação voluntária e cotidiana à prosperidade do Estado e o sacrifício de si mesmo até a completa imolação da vida quando é necessário? Procedendo assim, o cristão não faz mais que cumprir com seu dever, e não seria cristão, se obrasse de modo distinto, pois desrespeitaria o preceito da caridade. Por isto o Estado teve sempre para nós um caráter ético e a Igreja condenou as teorias liberais do Estado agnóstico, do Estado neutro, do Estado que assegura não ter uma moral, como se ante esse monstruoso Estado não fosse lógico o cidadão que coloca a autoridade do Estado entre as coisas desprezíveis. O caráter ético do Estado não implica absolutamente que o Estado crie uma moral própria. Assim como a vida individual tem um valor ético, não enquanto cada um de nós se forma uma norma de conduta a seu talante, mas enquanto observamos a moral; assim também o Estado tem um valor moral, não enquanto elabora um novo decálogo em que, por exemplo, se diga: «despreza a teu pai e a tua mãe; mata; rouba», etc., mas enquanto se reconhece em sua constituição essencial como algo que depende não do arbítrio humano, mas de Deus ordenador e legislador; enquanto em sua atividade se inspira no bem geral dos súditos e enquanto respeita e faz respeitar as normas éticas, únicas que podem conduzi-lo à sua verdadeira grandeza. Daqui se deduz a indissolubilidade entre o cristão e o bom cidadão: é um binômio em que um dos termos implica o outro. Daqui também o absurdo de um cristão que não ame sua pátria. Daqui a ridiculez de uma oca e prejudicial abstração de utopias humanitárias que propugnam o sonho de uma humanidade sem pátrias, sonho que pode dar-se as mãos com o de um Estado sem famílias ou de um organismo sem distinção de membros. Isto não obstante, as necessidades cada dia mais límpidas, persuasivas, fatais de unir os povos com vínculos cada vez mais estreitos de fraternidade e de interesses comuns para garantir-lhes, com a paz, a prosperidade; o lógico desenvolvimento de novos vínculos internacionais que dos primeiros núcleos mais homogêneos irão abraçando sucessivamente por conexão espiritual a outros povos, a outras terras, a outras forças, conduzirão um dia a uma futura união orgânica de Estados, cada um dos quais não se inspirará mais unicamente no próprio egoísmo, mas cooperará ao bem-estar de todos. Deve preparar-se esse dia com todas as energias e com todos os sacrifícios, mas só será possível com a vida, o respeito ou o desenvolvimento das unidades nacionais.

***

Conclusão

Nas tumbas dos antigos faraós encontraram-se grãos de trigo que arrojados em boa terra produziram espigas depois de tantos séculos. A moral cristã se assemelha a estes grãos de trigo. Ocultaram-na nos lóbregos hipogeus do esquecimento e do desprezo; e os indivíduos, as famílias, os colégios, as oficinas, os Estados comeram o pão do egoísmo. Derivam disto inumeráveis prejuízos na vida individual e familiar, na educação, na economia, na vida civil das nações. Os suicídios e os divórcios, a limitação da prole e a falta de formação espiritual, a luta de classes e o conflito entre os povos indicam os deploráveis efeitos do abandono do Cristianismo. Para recolher o antigo grão de trigo que sempre conserva palpitação de vida, devemos dirigir-nos ao sepulcro de Cristo que teve encerrada a vítima do Amor. Só o pão da caridade pode ser a salvação da humanidade; só este pão pode ser transformado no alimento sobrenatural de vida eterna.

***

RECAPITULAÇÃO

A vida é uma função e tem um valor divino; quer seja considerada em si mesma, quer em relação à família, quer em relação ao Estado.

a) Em si mesma, a vida de cada um tem um objeto determinado que constitui uma nota na música do universo, que deve cantar o amor a Deus e aos irmãos e deve ser um hino de glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Por isto é um delito o suicídio; é uma culpa a perda do tempo; é um dever o trabalho.

b) Em relação à família, a moral cristã propugna a concepção da vida como amor, já afirmando a unidade e a indissolubilidade do matrimônio e proibindo o divórcio, já ordenando o afeto entre os cônjuges e o amor dos filhos aos pais.

e) O mesmo Estado é para a moral cristã a sociedade das almas chamadas ao amor. Respeitando e obedecendo à majestade do Estado amamos a Deus que não nos criou para viver egoisticamente, mas que quis que fosse necessário constituir o Estado; além disso amamos ao próximo trabalhando e tendendo ao bem comum, seja com a atividade dos que governam, seja com a colaboração decidida e obsequiosa do cidadão. Daqui também o dever do cristão de amar sua pátria.

Compartilhe nosso post Compartilhe no Facebook (Abre em uma nova janela) Facebook Compartilhe no Tumblr (Abre em uma nova janela) Tumblr Clique em Pinterest (Abre em uma nova janela) Pinterest Compartilhe no LinkedIn (Abre em uma nova janela) LinkedIn Compartilhe no X (Abre em uma nova janela) X Enviar um link a um amigo por e-mail (Abre em uma nova janela) E-mail Imprimir (Abre em uma nova janela) Imprimir Compartilhe no Reddit (Abre em uma nova janela) Reddit Compartilhe no Telegram (Abre em uma nova janela) Telegram Compartilhe no WhatsApp (Abre em uma nova janela) WhatsApp Compartilhe no Mastodon (Abre em uma nova janela) Mastodon Compartilhe no Nextdoor (Abre em uma nova janela) Nextdoor Curtir Carregando... Relacionado Publicado por P.VerboVen Ver todas as entradas de P.VerboVen Twitter YouTube Instagram Vimeo X CALENDÁRIO LITÚRGICO


📎 Fonte original: Wordpress

📎 Fonte original: Wordpress

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.