Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasNoticias

Bispos da UE alertam contra tese jurídica que abre caminho para apagar dados dos registros batismais

6 de outubro de 2026 às 21:16

Bispos da UE alertam contra tese jurídica que abre caminho para apagar dados dos registros batismais

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) manifestou forte preocupação com as conclusões da advogada-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), Laila Medina, no litígio que definirá até onde pode chegar o direito de supressão de dados do RGPD quando aplicado aos registros batismais da Igreja Católica. A COMECE adverte que a tese pode gerar insegurança jurídica e esvaziar o significado dos livros de batismo.

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) manifestou forte preocupação com as conclusões da advogada-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), Laila Medina, no litígio que definirá até onde pode chegar o direito de supressão de dados do RGPD quando aplicado aos registros batismais da Igreja Católica. A COMECE adverte que a tese pode gerar insegurança jurídica e esvaziar o significado dos livros de batismo.

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) expressou sua «forte preocupação» pelas conclusões apresentadas pela advogada-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), Laila Medina, no litígio que determinará até onde pode chegar o direito de supressão de dados do RGPD quando se aplica aos registros batismais da Igreja Católica. As conclusões, publicadas no último dia 1º de outubro no processo C-12/25, Bisdom Gent, sustentam que o direito de supressão previsto na legislação europeia de proteção de dados pode aplicar-se, em princípio, aos dados pessoais que figuram nesses livros. No entanto, não reconhecem um direito geral nem automático a eliminá-los: cada caso exigiria ponderar os direitos da pessoa interessada frente à autonomia institucional e à liberdade religiosa da Igreja.

O Secretariado da COMECE reagiu nesta segunda-feira, 5 de outubro, advertindo sobre as consequências que a tese apresentada por Medina poderia ter se finalmente fosse assumida pelo Tribunal. O organismo questiona especialmente que, quando a conservação dos dados não possa ser justificada, a simples anotação da vontade de abandonar a Igreja ou o risco que permita continuar lendo a informação deixem de ser considerados suficientes.

Uma opinião que ainda não é a sentença do TJUE

O litígio tem origem na Bélgica, onde uma pessoa batizada na Igreja Católica pediu à diocese de Gante que eliminasse todas as referências a ela de seus registros e arquivos, invocando o Regulamento Geral de Proteção de Dados. A diocese fez constar seu abandono da Igreja e riscou seus dados pessoais, embora mantendo-os legíveis. O interessado recorreu então à Autoridade de Proteção de Dados belga, que ordenou sua supressão. A diocese recorreu da decisão e o tribunal belga que conhece do litígio apresentou ao TJUE várias questões sobre a interpretação do RGPD.

A advogada-geral Laila Medina considera que os registros batismais constituem um conjunto estruturado de dados pessoais e que, portanto, seu tratamento está submetido ao RGPD. Isso não significa, porém, que toda pessoa que o solicite tenha direito a fazer desaparecer seus dados do livro de batismos. Segundo Medina, uma vez formulada uma petição de supressão, a Igreja poderia continuar conservando esses dados se demonstrar que existem razões legítimas imperiosas que o justifiquem. Entre elas, a advogada-geral admite que garantir a correta administração dos sacramentos — incluindo o fato de que o Batismo somente pode ser recebido uma vez — pode constituir uma dessas razões. Ainda assim, caberia ao tribunal nacional determinar se conservar os dados é necessário para alcançar esse objetivo e se o interesse da Igreja prevalece sobre os direitos e liberdades do interessado. A questão deverá ser analisada, portanto, caso a caso.

Os tribunais nacionais teriam que ponderar, por um lado, o direito à vida privada, a proteção dos dados pessoais e a liberdade de pensamento, consciência e religião do interessado e, por outro, a autonomia da Igreja e sua própria liberdade religiosa. Medina considera ainda que, ao realizar essa ponderação, pode ser levado em conta o eventual impacto que a conservação dos dados produza sobre quem quer desvincular-se de uma comunidade religiosa, incluindo, em determinadas circunstâncias, um possível sofrimento emocional. Esse raciocínio foi expressamente questionado pela COMECE, que considera «pouco convincentes» essas considerações.

Convém sublinhar que essas conclusões não constituem uma sentença e não vinculam os juízes do TJUE. A função dos advogados-gerais consiste em propor, com independência, uma solução jurídica para determinados assuntos submetidos ao Tribunal. Os juízes iniciaram agora suas deliberações e ditarão sentença posteriormente.

O ponto que preocupa a COMECE

A principal preocupação da COMECE aparece no cenário em que um tribunal determine que a Igreja não comprovou razões suficientes para continuar tratando os dados de uma determinada pessoa. Medina sustenta que, nesse suposto, riscar o nome e os demais dados pessoais mas deixá-los legíveis, inclusive acompanhando-os de uma anotação que faça constar o abandono da Igreja, não equivaleria a uma verdadeira supressão para efeitos do RGPD. Os dados identificativos teriam que ficar ilegíveis na medida necessária para que a pessoa deixasse de estar identificada ou pudesse ser identificada facilmente. Poderia conservar-se, em troca, a informação de que em determinado lugar e data se celebrou um batismo. Tampouco seria necessário arrancar fisicamente uma página do livro: poderiam ser utilizados procedimentos que ocultassem os dados pessoais conservando intacta a informação restante. Mesmo no suposto de que a Igreja não pudesse justificar a conservação desses dados por razões relacionadas à administração dos sacramentos, Medina contempla outra possível base para mantê-los: sua conservação com fins de arquivo em interesse público ou de investigação histórica. Para isso, no entanto, teriam que ser cumpridas as condições e garantias previstas pelo Direito europeu e nacional.

É precisamente a possibilidade de que os dados identificativos devam ser tornados ilegíveis a que provocou a reação da COMECE. O organismo recorda que a prática de acrescentar uma anotação marginal ao registro tem sido aceita como solução jurídica adequada em distintos ordenamentos dos Estados-membros e adverte que fazer desaparecer os dados identificativos muda substancialmente a natureza do documento. «Apagar o nome e sobrenome da pessoa batizada do registro de um batismo priva por completo o registro do batismo, como tal, de seu significado, valor e finalidade», sustenta a Comissão. A COMECE sente ainda falta de uma consideração suficiente das consequências que essa eliminação poderia ter sobre os interesses e direitos de terceiros. Sua objeção parte da própria natureza dos livros batismais: não se limitam a registrar a vontade presente de pertencer ou não à Igreja, mas deixam constância de um batismo efetivamente celebrado.

Insegurança jurídica para as dioceses europeias

A COMECE teme que a orientação proposta por Medina possa gerar uma «importante insegurança jurídica» para as instituições eclesiásticas responsáveis pelo tratamento desses dados em todos os Estados-membros da União Europeia. O problema afeta, segundo recorda o organismo, uns registros que constituem «um pilar central» do funcionamento e da organização interna da Igreja e que são essenciais para que possa desenvolver sua missão. A própria advogada-geral reconhece o peso dessa autonomia eclesial. Suas conclusões assinalam expressamente que a ponderação não pode ser realizada de maneira abstrata e que os tribunais deverão atender às circunstâncias particulares de cada petição. A COMECE considera, no entanto, insuficiente a orientação apresentada e espera que a futura sentença do TJUE estabeleça uma linha mais favorável à proteção dos registros batismais frente às solicitações de supressão. Sua Comissão de Assuntos Jurídicos estuda agora detalhadamente as conclusões de Medina ante a possibilidade de elaborar um documento de posição sobre o assunto.

Apagar os dados não significa «apagar» o batismo

O alcance do litígio deve ser distinguido, em todo caso, da realidade sacramental do Batismo. O que se discute ante o TJUE é o tratamento jurídico dos dados pessoais que permitem identificar o batizado dentro de um registro, não a existência nem a validade do sacramento recebido. Para a Igreja Católica, o Batismo validamente administrado imprime caráter sacramental e não pode ser repetido nem desfeito posteriormente pela vontade do batizado. A eventual obrigação civil de tornar ilegíveis determinados dados de uma partida não teria, portanto, capacidade alguma de «apagar» o Batismo. O debate aberto em Luxemburgo é distinto: determinar se as normas europeias de proteção de dados podem obrigar uma diocese, em determinadas circunstâncias e depois de ponderar os direitos em conflito, a suprimir os elementos que permitem identificar uma pessoa em seus livros sacramentais. Por ora, essa pergunta continua sem uma resposta definitiva. As conclusões de Medina são unicamente uma proposta jurídica dirigida ao Tribunal. Será a futura sentença do TJUE que estabelecerá a interpretação do Direito da União que deverão seguir os tribunais nacionais.


📎 Fonte original: Infovaticana

📎 Fonte original: Infovaticana

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.