Corre nos meios vaticanos que o cardeal Arthur Roche, declarado opositor do rito tradicional, e seu secretário, o arcebispo Vittorio Viola, estariam de saída da cúpula do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. A informação, publicada por Andrea Gagliarducci em seu blog Monday Vatican, é apenas um rumor, mas coincide com o desejo de muitos católicos fiéis à liturgia tradicional. O nome do arcebispo Guido Marini, ex-mestre das cerimônias pontifícias, surge como possível sucessor.
"Diz-se por aí que tanto Roche quanto Viola vão embora." A frase não vem de uma lista de desejos de católicos tradicionais. Andrea Gagliarducci publicou-a em 5 de outubro de 2026 em seu blog de língua inglesa Monday Vatican. Em seu artigo sobre o início das mudanças pessoais sob o Papa Leão XIV, ele analisa primeiramente a mudança confirmada no sábado anterior do cardeal Mauro Gambetti e, em seguida, pergunta quais outras mudanças poderiam seguir na Cúria romana. Nesse contexto, surge aquela passagem em que os amigos do rito tradicional involuntariamente prestam mais atenção. Gagliarducci escreve sobre possíveis mudanças no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos: "Diz-se por aí que tanto Roche quanto Viola vão embora." Não há mais nada ali por enquanto. Não é um decreto de nomeação, nem um comunicado oficial, nem uma decisão do Papa. É um rumor. Mas, afinal, um rumor da pena de um vaticanista que acompanha atentamente os acontecimentos no Vaticano há anos. E, sobretudo, diz respeito justamente àqueles dois homens que, sob o Papa Francisco, marcaram de forma decisiva a política romana em matéria de liturgia (ver: Roche e Viola como nova cúpula da Congregação para o Culto Divino).
O cardeal Arthur Roche está à frente do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos desde 2021. Antes disso, já havia sido seu secretário. Com agora 76 anos, aproxima-se da idade em que os chefes de dicastérios devem oferecer sua renúncia. Só por razões de idade, uma mudança não seria nem surpreendente nem incomum. O Papa, no entanto, poderia prorrogar o mandato. A possível saída de Roche não seria apenas uma questão pessoal. O inglês foi uma das figuras centrais daquela política litúrgica que, sob o Papa Francisco, apostou no confronto com a tradição católica. Foi pelo menos com Traditionis custodes que os católicos ligados à tradição tomaram dolorosamente consciência de que a liturgia tradicional, na Roma bergogliana, não era considerada parte da rica herança litúrgica da Igreja, mas sim um problema que precisava ser reprimido, limitado e sufocado. A aversão pessoal de Francisco ao rito tradicional foi por ele mesmo articulada em inúmeras ocasiões, por vezes de maneira extremamente rude e ofensiva. Ao tempo de paz litúrgica sob Bento XVI seguiram-se novas restrições, novas incertezas e uma atmosfera de rejeição, desprezo e desconfiança em relação aos católicos que amam a tradição litúrgica da Igreja. A tensão aumenta ainda mais porque Gagliarducci também menciona o arcebispo Vittorio Viola, que usa o anel de Bugnini. Dom Viola é atualmente secretário do referido Dicastério e, portanto, o número dois da casa. Ele também poderia agora deixar seu cargo atual. Segundo Gagliarducci, Viola poderia até ser promovido e criado cardeal e, em seguida, assumir a direção do Dicastério para os Processos de Beatificação e Canonização, cujo atual prefeito, o cardeal Marcello Semeraro, também um homem de confiança de Francisco, com 78 anos, também está diante de uma mudança.
É interessante a maneira como o Papa Leão XIV tem procedido até agora. Ele parece não estar absolutamente interessado em derrubar da noite para o dia, com grande alarido, tudo o que cresceu sob Francisco. Pelo contrário, ele aparentemente muda a estrutura de pessoal da Cúria passo a passo. Esse ritmo lento poderia, no entanto, também expressar uma simpatia fundamental pelo curso bergogliano, não na maneira, mas no conteúdo. Leão até agora deixou de estabelecer acentos claros. A recente mudança do cardeal Mauro Gambetti é um exemplo notável disso. Gambetti foi liberado de suas funções anteriores como vigário-geral para a Cidade do Vaticano, arcipreste da Basílica de São Pedro e presidente da Fábrica de São Pedro, e nomeado arcebispo de Chieti-Vasto. Nisso pode ser vista a primeira mudança pessoal realmente significativa do novo pontificado. No entanto, Gambetti, uma promoção de Francisco, era bastante controverso na própria Roma. Se isso, como Gagliarducci sugere, for apenas o começo, pode-se ficar curioso. No momento, porém, isso ainda é uma suposição arriscada. Em Roma, as decisões de pessoal nunca são apenas decisões de pessoal. Quem dirige um dicastério determina também quais acentos são colocados e que espírito marca uma determinada área de trabalho da Cúria romana. As escolhas de pessoal sinalizam escolhas de conteúdo. A esse respeito, a figura de Gambetti é relativamente desinteressante. As mudanças radicais na Basílica de São Pedro, a musealização mais forte, a obrigação de concelebração no Novus Ordo e a expulsão do rito tradicional para a clandestinidade foram executadas diligentemente por Gambetti, mas partiram da Secretaria de Estado sob o cardeal Parolin, pouco antes de Gambetti assumir seu cargo romano. (Ver também "Abaixo as mãos sacrílegas da Basílica de São Pedro" e as declarações de Gambetti sobre a obrigação de concelebração).
Mesmo que Roche e Viola realmente saiam, isso ainda não significaria necessariamente um ganho. A questão decisiva é, de fato: quem vem depois? Gagliarducci traz várias possibilidades à tona. Um dos nomes mencionados é o arcebispo Diego Ravelli, atual mestre das cerimônias pontifícias. No entanto, sua possível nomeação como prefeito não parece provocar grandes entusiasmos. Mais provável poderia ser outro uso para ele, como secretário do Dicastério. Assim, permanece aberta a questão mais importante: quem deverá responder no futuro pela ordem litúrgica da Igreja universal? E é exatamente neste ponto que o Secretum Meum Mihi apresenta uma proposta que agora realmente não é segredo: por que não Guido Marini?
Monsenhor Guido Marini não é desconhecido. De 2007 a 2021, foi mestre das cerimônias pontifícias. Nessa função, trabalhou inicialmente em estreita colaboração com Bento XVI, que o chamou a esse cargo para com ele implementar sua renovação litúrgica, e permaneceu no cargo também após a mudança de pontificado sob Francisco. Em 2021, foi nomeado bispo de Tortona. A demissão de seu cargo romano e a transferência para a diocese da Ligúria ocorreram paralelamente ao ataque repressivo ao rito tradicional com o motu proprio Traditionis custodes. Marini, com apenas 61 anos, conhece a liturgia papal por experiência direta. Conhece a Cúria romana, os livros litúrgicos e as exigências cerimoniais das celebrações papais. Conhece a tradição da liturgia romana não de um manual, mas de anos de trabalho prático no ambiente imediato do Papa. Sobretudo, porém, não seria um homem em que a liturgia dê a impressão de ser meramente um palco de lutas político-eclesiásticas. E isso, depois dos anos passados, já seria muito. A Igreja precisa urgentemente de paz litúrgica, como a que Bento XVI buscava. Isso significa, antes de tudo, não tratar a liturgia tradicional como um fardo ou mesmo como o pior inimigo. O rito tradicional não é o problema, mas sim a solução do problema que, sem necessidade, mas com consequências graves, foi criado pelo ímpeto modernizador com a reforma litúrgica. A liturgia pertence à Igreja. Papas vêm e vão, prefeitos vêm e vão – a Igreja permanece. Essa simples realidade deve ser reconhecida novamente na Igreja. E por isso nos permitimos esperar.
Voltemos, pois, ao ponto de partida: é por ora apenas um rumor, ao qual se acrescentou uma proposta. Agora surgem advertências restritivas de que, até o momento, com relação à Cúria Romana, não se conheceria exemplo em que o mesmo eclesiástico fosse chamado uma segunda vez ao mesmo cargo, ou seja, reconvocado. A isso é preciso contradizer. É preciso procurar um pouco, mas há precedentes. Um exemplo histórico particularmente adequado é o cardeal Tolomeo Gallio. Sob Pio IV, ele pertencia ao círculo mais íntimo do governo papal. Como secretário, ocupava aquele cargo que hoje é conhecido como Secretaria de Estado. Sob Pio V, perdeu sua posição de destaque, mas Gregório XIII o trouxe de volta a Roma em 1572 e lhe confiou novamente a direção dos negócios de Estado papais. Uma nomeação de Dom Guido Marini sinalizaria em primeiro lugar um afastamento do bergolianismo hostil à tradição. E isso já seria muito. No entanto, não significaria necessariamente mais. Pois não há indícios de que Dom Marini, como arcebispo na diocese de Tortona, promovesse ativamente o rito tradicional ou possibilitasse um local regular de missa para o rito tradicional. Pelo contrário: o tratamento diocesano oficial da Traditionis custodes em 2022 mostra uma clara orientação na restrição do Missal de 1962 imposta pelo Papa Francisco. O único local de missa do antigo rito atestado na diocese antes de 2020 já não existe mais. Texto: Giuseppe Nardi. Imagem: Wikicommons/MiL/Katholisches.info. Arthur Roche, Diocese de Tortona, Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Guido Marini, Sagrada Liturgia, Leão XIV, entendimento litúrgico, Mauro Gambetti, política de pessoal, Traditionis custodes, Vittorio Viola. Artigos relacionados: Leão XIV. Edward Pentin: "A tradição não divide" 15 de outubro de 2025. Desde o início do pontificado do Papa Francisco em 2013, observa-se na Igreja Católica uma crescente desorientação, divisão e inquietação interna, escreve o jornalista Edward Pentin, do National Catholic Register e da EWTN, em sua mais recente análise. Enquanto sob os papas anteriores os principais responsáveis...
📎 Fonte original: Katholisches
