As grandes multidões que receberam o Papa Leão por toda a França surpreenderam a todos, inclusive os bispos franceses. Dias depois, porém, o país mergulha em distúrbios e incêndios criminosos, enquanto o Pontífice propõe correções aos três ideais revolucionários. O beato Fulton Sheen, já em 1938, alertava para os desdobramentos perversos de uma liberdade sem responsabilidade, igualdade sem justiça e fraternidade sem Deus.
As grandes multidões que saíram para receber o Papa Leão em todas as partes da França surpreenderam a todos; não em último lugar, infelizmente, os bispos franceses. Esperemos que sua visita tenha efeitos ainda maiores. Mas apenas alguns dias depois, a França está mergulhada em distúrbios generalizados e incêndios criminosos, que são apresentados erroneamente como «agitação estudantil», quando na realidade se trata de uma operação da extrema esquerda com colaboradores islamistas.
Na mensagem que o Papa leu em sua recepção pelo presidente francês Emmanuel Macron, Leão propôs o que só podem ser chamadas de «correções» aos três termos (liberté, égalité, fraternité) que marcaram a Revolução Francesa. Foi um gesto audaz, mas precisa ser ainda mais audaz para remediar o que aflige a França e grande parte do Ocidente. Se alguém me perguntasse (e não é que eu espere sentado), diria que Leão faria bem em ir muito mais longe e fazer disso um projeto para todo o seu pontificado. Porque o beato Fulton Sheen – também recentemente nas notícias – já viu em seu livro de 1938 Liberty, Equality, and Fraternity que, sob essas palavras aparentemente simples e boas, surgiram desde o início desenvolvimentos perversos.
Os revolucionários franceses começaram a usar a guilhotina e outros instrumentos do terror massivo contra figuras religiosas e depois – como a noite segue o dia entre aqueles que a política enlouqueceu completamente – uns contra os outros. Não parou por aí. Nos primeiros anos do século XX, um governo socialista radical sob Émile Combes apoderou-se de todas as catedrais, mosteiros, conventos, santuários e demais edifícios religiosos da França, fechou 10.000 escolas religiosas e empurrou muitos sacerdotes e religiosos para o exílio. Em alguns relatos, isso é descrito meramente como a «separação de Igreja e Estado» na França. Mas, como disse o grande Charles Péguy, na realidade foi uma traição ao que o próprio socialismo francês afirmava – um maior respeito pelos seres humanos do que havia existido antes –, na prática, perseguir pessoas «por rezar suas orações».
E hoje, como assinalou Leão, a interpretação «humanista» dos três ideais levou, entre outros males, à monstruosidade de inserir o aborto na constituição francesa como um direito fundamental e ao eufemismo orwelliano do «direito de morrer» (isto é, medicação letal). Que fique registrado: ali onde o aborto – o assassinato deliberado da vida humana no seio materno – se confunde com a «liberdade» e se torna um direito fundamental, situamo-nos no mesmo nível moral do pior da história humana: cananeus, amonitas, astecas, soviéticos, maoístas, khmer vermelho e outros. Não há égalité nem fraternité para esses inocentes não nascidos que matamos, ano após ano, em números muito superiores aos dos monstros históricos.
Fulton Sheen já entendia há décadas que coisas assim decorrem de noções equivocadas de «liberdade». Também os Pais Fundadores dos Estados Unidos advertiram contra o «libertinismo», a falsa crença de que a liberdade significa fazer o que se quer. Sheen: «O liberalismo destruiu a liberdade dispensando o indivíduo das responsabilidades sociais; o comunismo e o fascismo destroem a liberdade escravizando o indivíduo à vontade de um ditador». A verdadeira liberdade, argumentava Sheen, é semelhante ao justo meio de Aristóteles (e da Igreja), não apenas algo a meio caminho entre os dois, mas um «tanto… como…» que é algo bastante distinto de qualquer um dos dois.
De modo similar, a «igualdade» no sentido moderno desenraizado se converte inevitavelmente no que nossos gurus da DEI chamam de «equidade», pela qual as pessoas não apenas são tratadas igualmente, mas os industriosos e os preguiçosos, os virtuosos e os viciosos, uma «raça» ou grupo ou outro, têm que ser igualados estatisticamente mediante a tirania estatal e o ostracismo social. O remédio reside na correta compreensão da «fraternidade» – irmãos e irmãs como Deus quis, não os substitutos ideológicos: citoyen, tovarisch, companheiro, os «woke» –, o que também ajudaria a corrigir as noções modernas equivocadas de liberdade e igualdade.
Leão expressou assim à França moderna: Que vossa liberdade cresça em constante preocupação pelo bem comum. Que vossa fraternidade abrace toda a família humana. E que a igualdade a que aspirais se construa sempre sobre os fundamentos da justiça e da caridade, não apagando as diferenças entre as pessoas, mas permitindo que floresçam harmoniosamente em benefício de toda a sociedade.
Este é um bom começo, mas não basta. Algumas das coisas que Leão já vem enfatizando em seu pontificado – uma imigração massiva ainda maior, menos «medo do islamismo», resistência à «extrema direita» (isto é, reações populistas à desordem social e à violência), e um cristianismo «desarmado e desarmante» – fazem o jogo das forças que destroem o bem comum. Pisou terreno mais firme ao dizer que a igualdade tem que se fundar não meramente na caridade – e uma caridade que não se tenha reduzido a mera amabilidade e a evitar o conflito –, mas na justiça. A verdadeira justiça implica inevitavelmente a devida apreciação da verdade – sobre o mundo, o homem e Deus. Os substitutos idealistas ou ideológicos da verdade têm um histórico aterrorizante. E não apenas na França. Há um caminho melhor.
Um jornalista perguntou ao Papa durante a coletiva de imprensa no voo (uma prática perigosa que o Vaticano faria bem em suspender) se ele não havia se intrometido na política na França. Hesitou brevemente, mas depois recuperou o equilíbrio, afirmando que, embora possa haver uma separação adequada de Igreja e Estado, os grupos religiosos, assim como os não religiosos, têm direito de falar de política. E acrescentou: «Fui antes de tudo para pregar o Evangelho, para pregar a Boa Nova, para reafirmar o que Jesus Cristo mesmo diz quando diz “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”; por assim dizer, a verdade que Jesus nos oferece […]. Assim, eu diria que, se isso é política, isso fiz, mas não foi para me envolver na política francesa. Foi para ensinar o que a Igreja realmente crê».
Alguns progressistas franceses expressaram «medo» diante do entusiasmo pela visita do Papa; outros deploraram o poder que a Igreja católica ainda tem de atrair multidões. Na verdade, a maioria das palavras do Papa foi aplaudida porque eram compatíveis, demasiadamente compatíveis, com a compreensão liberal atual da vida humana e da sociedade. Mas havia uma diferença: a diferença que marca Cristo. E ainda em uma forma ainda em desenvolvimento, está acima de tudo o mais.
Sobre o autor: Robert Royal é editor-chefe do The Catholic Thing e presidente do Faith & Reason Institute em Washington, D.C. Seus livros mais recentes são The Martyrs of the New Millennium: The Global Persecution of Christians in the Twenty-First Century, Columbus and the Crisis of the West e A Deeper Vision: The Catholic Intellectual Tradition in the Twentieth Century.
📎 Fonte original: Infovaticana
