Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasSantos

O Rosário Soa a Trombeta do Novo Israel

7 de outubro de 2026 às 23:52

O Rosário Soa a Trombeta do Novo Israel

Em artigo publicado pelo OnePeterFive, o Dr. Peter Kwasniewski, PhD, apresenta uma profunda meditação sobre o Rosário como o shofar católico — a trombeta celestial que, à imagem do antigo instrumento de Israel, convoca o povo de Deus para a batalha espiritual e anuncia a vinda do Senhor. O texto, que integra seu novo livro 'Mystic Rose in God's Fair Garden Growing', demonstra como a Festa das Trombetas (Rosh Hashanah) encontra sua plenitude no Cristianismo por meio da Saudação Angélica e do nome de Jesus.

Em artigo publicado pelo OnePeterFive, o Dr. Peter Kwasniewski, PhD, apresenta uma profunda meditação sobre o Rosário como o shofar católico — a trombeta celestial que, à imagem do antigo instrumento de Israel, convoca o povo de Deus para a batalha espiritual e anuncia a vinda do Senhor. O texto, que integra seu novo livro 'Mystic Rose in God's Fair Garden Growing', demonstra como a Festa das Trombetas (Rosh Hashanah) encontra sua plenitude no Cristianismo por meio da Saudação Angélica e do nome de Jesus.

“Quando em vossa própria terra sairdes à guerra contra um inimigo que vos ataca, soareis o alarme com as trombetas, e o Senhor, vosso Deus, lembrar-se-á de vós e vos salvará de vossos inimigos” (Nm 10,9).

Na tradição judaica, a trombeta ou o shofar era tocado para anunciar a lua nova, o mês e o ano; para anunciar a vinda do Senhor (recordemos como a Festa das Trombetas é celebrada antes do Dia da Expiação); para reunir o povo para o Senhor (os judeus acreditavam até que este seria o mecanismo que convocaria os mortos para o julgamento final); e para soar o alarme e iniciar o ataque (recordemos as histórias sobre as muralhas de Jericó e as outras batalhas do Antigo Testamento nas quais a Arca da Aliança era levada ao campo de batalha).

O Livro do Apocalipse nos dá uma pista a respeito da trombeta. Em dois versículos específicos, João identifica a trombeta como as palavras de um anjo: “Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor e ouvi atrás de mim uma voz como de trombeta que dizia: ‘Escreve o que vês num livro e envia-o às sete igrejas…’” (Ap 1,10). E novamente: “Depois disso, olhei, e eis que no céu havia uma porta aberta! E a primeira voz, que eu tinha ouvido falar-me como uma trombeta, disse: ‘Sobe aqui, e eu te mostrarei o que deve acontecer depois disto’” (Ap 4,1).

São João Apóstolo, que ele mesmo teria celebrado a Festa das Trombetas (Rosh Hashanah), compreendeu que esta festa não podia simplesmente ser abolida, mas antes tinha de ser cumprida pelo Senhor, em conformidade com o princípio “Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir” (Mt 5,17). As festas de algum modo continuarão na dispensação cristã. Mas o que corresponderia a esta festa no Novo Testamento, e na Igreja Católica hoje?

Uma resposta convincente a esta pergunta foi dada por Alisa Kunitz-Dick, que demonstra como cada uma das festas judaicas encontra seu paralelo no Rito Romano tradicional. [1] Ela não faz a observação, mas eu a farei: muitos destes paralelos estão decisivamente ausentes no Novus Ordo, sugerindo que sua ruptura não é apenas com o venerável Rito Romano ou com o costume imemorial, mas também com o culto divinamente revelado da Antiga Aliança: um caso de abolição em vez de cumprimento. Assim como os reformadores dos anos 1960 retiveram intactos apenas 13% das orações do antigo missal, [2] também retiveram apenas uma pequena porção da herança judaica que estava e está presente nos antigos ritos orientais e ocidentais.

A Quarta-Feira de Têmporas de Setembro do autêntico Rito Romano faz uma tríplice alusão ao Rosh Hashanah: a Introito faz referência ao sopro do shofar; o Gradual honra a Deus como Rei, que é um tema central da festa judaica; e a antífona da Comunhão refere-se ao costume de comer coisas doces para um Ano Novo doce. Contudo, gostaria de sugerir uma maneira mais sutil e ao mesmo tempo mais penetrante pela qual a Festa das Trombetas e o papel do shofar foram assumidos pelo Catolicismo.

As palavras do Arcanjo Gabriel à Bem-Aventurada Virgem Maria na Anunciação são as mais poderosas das trombetas, pois anunciaram a vinda do Senhor na carne. [3] A Virgem é a mais bela flor de Israel; ela é a Esposa de Yahweh; ela é aquela de quem o Senhor “se lembra” acima de todas as outras e salva do antigo Inimigo. Com isto em mente, considerai rezar a Ave-Maria como se estivésseis soprando o Grande Shofar. Para repetir Números 10,9: “Quando em vossa própria terra sairdes à guerra contra um inimigo que vos ataca, soareis o alarme com as trombetas, e o Senhor, vosso Deus, lembrar-se-á de vós e vos salvará de vossos inimigos.”

Percebei o poder da Saudação Angélica no meio da batalha, bem como no meio da alegria; percebei o poder do Rosário que soa a trombeta de Gabriel repetidas vezes. Quando rezais o Rosário, soprais o shofar celestial e invocais o poder de Deus para combater a vossa batalha, a nossa batalha. Não importa tanto quão emocionalmente “conectado” vos sentis na oração, pois os sentimentos vão e vêm; o simples ato de recitar a Ave-Maria tem um poder tremendo, em si e por si mesmo. Não se poderia falar, então, de “uma espécie de cerco de Jericó, não com sete trombetas feitas de chifres de carneiro tocadas por sacerdotes, mas com as Ave-Marias dos pequeninos e dos inocentes para derrubar as muralhas do estado profundo e da igreja profunda”? [4]

Outra “palavra de um anjo” que é como o som de uma trombeta é o nome Jesus. Foi José quem recebeu o nome de Jesus das palavras de um anjo. Assim, a mensagem a Maria e a mensagem a José combinam-se para formar uma trombeta poderosa, uma arma invencível respaldada pelo poder do céu.

No Magnificat, a Bem-Aventurada Virgem Maria faz uma profecia que é uma pista para uma das maneiras pelas quais devemos passar nosso tempo na terra: “Desde agora todas as gerações me chamarão ‘bendita’…” (Lc 1,48). Do Espírito Santo falando nela e através dela, descobrimos quão importante é repetir a Ave-Maria, que inclui as palavras de sua prima Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres…” (Lc 1,42). Os “pequeninos” que estão no Reino de Deus (Mt 19,14), aqueles que habitarão em Seu reino eterno, estarão chamando-a bendita para todo o sempre.

Dentro do Rosário, somos convidados a meditar nos mistérios. Isto não deve ser algo elaborado, como os meticulosos “métodos de oração mental” encontrados em alguns antigos manuais jesuítas que podem fazer-nos sentir inadequados na oração, assim como ler sobre como alcançar fluência numa língua estrangeira pode ser desanimador para o linguisticamente mediano. O Rosário é dado para os pequeninos, ou para aqueles que chegam a ver a necessidade de ser pequenos. Muitos um jovem ardente que se orgulha de seguir os métodos de múltiplos passos transforma-se num velho suave que manuseia suas contas diante do Santíssimo Sacramento. Como uma criancinha, podemos ir à Bem-Aventurada Mãe, nossa Rainha, segurar sua mão e deixá-la conduzir-nos pelo jardim do Evangelho. Podemos pedir-lhe que nos mostre as maravilhas de sua vida e da vida de seu Filho. Ela nos abraçará como os filhos de Deus que somos. Há tanta liberdade nesta simplicidade. Como crianças, podemos enfrentar a Rainha e sentir seu sorriso sobre nós, porque ela ama todas as crianças, assim como seu Filho divino as amou e ordenou que viessem a Ele.

Quando a Mãe me conduz a seu Filho, grande gratidão floresce em meu coração, porque eu me sinto amado, nunca com medo, como um passarinho descansando em Sua mão. Tento não me preocupar com o que vou comer ou vestir, ou com o que o amanhã pode trazer (cf. Mt 6,25–34). Ele proverá tudo, quando e conforme for necessário. Posso dedicar-me ao meu trabalho — ou ao meu sofrimento — com a confiança de que Ele está me usando agora mesmo para construir Seu reino nas almas, começando na minha própria, e que Seu reino, que não é deste mundo, não terá fim.

A Mishná afirma que os rabinos continuavam esperando o dia em que o Senhor “deixaria Seu trono de julgamento e tomaria Seu trono de misericórdia”. Maria é esse Trono de Misericórdia: é isto que contemplamos em cada imagem onde o Menino Jesus está sentado em seu colo. Para chegar ao Senhor da misericórdia, temos de passar por Maria, assim como Ele veio a nós através de Maria. Não sejamos negligentes em tomar esta trombeta angélica e brilhante arma, o shofar católico: Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum.

[1] Ver Alisa Kunitz-Dick, “AUDI, ISRAËL: Jewish Feasts in the Propers of the Traditional Roman Rite,” Rorate Caeli, 31 de agosto de 2021; ver também Pe. Mark Wojdelski, “The Hebrew Calendar and the Traditional Roman Liturgy,” The Missive, 22 de setembro de 2025, https://fssp.com/the-hebrew-calendar-and-the-traditional-roman-liturgy/, com este índice: https://fssp.com/index-to-hebrew-lunar-calendar-article-series/.

[2] Ver Matthew Hazell, “‘All the Elements of the Roman Rite’? Mythbusting, Part II,” New Liturgical Movement, 1º de outubro de 2021.

[3] Assim como a música é composta de proporções inteligíveis como 1:2, 2:3, 3:4 traduzidas em sons físicos por meio de objetos vibrantes ou colunas de ar, assim a Encarnação é o Verbo invisível assumindo natureza visível, tangível e audível.

[4] Ver “Scapegoating Francis: How the Revolution of Vatican II serves the New World Order,” Discurso à Conferência de Identidade Católica 2020, 24 de outubro de 2020.


📎 Fonte original: Onepeterfive

📎 Fonte original: Onepeterfive

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.