Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasAnalise

Dez anos de Amoris laetitia: Leão XIV mantém a equipe bergogliana em cena

8 de outubro de 2026 às 00:23

Dez anos de Amoris laetitia: Leão XIV mantém a equipe bergogliana em cena

O Vaticano celebra dez anos da exortação apostólica Amoris laetitia com uma grande assembleia convocada pelo Papa Leão XIV, que reúne os presidentes das conferências episcopais e os chefes das Igrejas católicas orientais de 7 a 14 de outubro de 2026. A escolha dos participantes revela uma continuidade surpreendente com o pontificado de Francisco: os principais nomes convidados são precisamente aqueles que impulsionaram a reorientação sinodal e pastoral aberta, enquanto os críticos das consequências doutrinais e sacramentais do documento ficaram de fora.

O Vaticano celebra dez anos da exortação apostólica Amoris laetitia com uma grande assembleia convocada pelo Papa Leão XIV, que reúne os presidentes das conferências episcopais e os chefes das Igrejas católicas orientais de 7 a 14 de outubro de 2026. A escolha dos participantes revela uma continuidade surpreendente com o pontificado de Francisco: os principais nomes convidados são precisamente aqueles que impulsionaram a reorientação sinodal e pastoral aberta, enquanto os críticos das consequências doutrinais e sacramentais do documento ficaram de fora.

O Vaticano celebra dez anos de Amoris laetitia — e aposta de modo notavelmente forte naquelas forças que, já sob Francisco, impulsionaram a reordenação sinodal da Igreja. A exortação pós-sinodal Amoris laetitia constituiu o ponto de partida para toda uma série de documentos altamente controversos do pontificado bergogliano. Com Amoris laetitia, a ordem sacramental tradicional e a doutrina do matrimônio e da moral da Igreja foram postas em questão, ao se reconhecer de fato o divórcio, minando assim a indissolubilidade do sacramento do matrimônio; além dos divorciados recasados, outras relações irregulares, como a coabitação sem casamento e as uniões homossexuais, encontraram reconhecimento na admissão à comunhão, prejudicando também o sacramento do altar e o sacramento da penitência. Roma está nestes dias inteiramente marcada por esse documento que, há uma década, ocupa e divide a Igreja católica.

De hoje, 7 de outubro, até 14 de outubro de 2026, o Papa Leão XIV reúne no Vaticano os presidentes das conferências episcopais e os chefes das Igrejas católicas orientais, para fazer um balanço dez anos após a publicação da exortação apostólica pós-sinodal sobre a família. A abertura da assembleia ocorre hoje à tarde, às 16 horas. O tom oficial dos preparativos é pastoral e conciliador. Trata-se do “Evangelho com as famílias hoje”, da escuta, do discernimento e da questão de como a Igreja deve reagir à “realidade de vida transformada” das famílias. Mas quem não olha apenas para as formulações vaticanas, que sob Francisco eram por vezes enganosas, e sim para os nomes, depara-se com uma continuidade notável. Entre os participantes escolhidos pessoalmente encontram-se numerosos cardeais e bispos que, durante o pontificado de Francisco, figuraram entre os representantes mais proeminentes de uma reorientação sinodal e pastoralmente aberta. Aqueles que, nos anos passados, apontaram para as consequências doutrinais e sacramentais de certas interpretações de Amoris laetitia e advertiram contra elas desempenham, em contrapartida, nenhum papel comparável neste encontro. Os progressistas enchem as salas vaticanas, enquanto os representantes da Igreja conservadores e ligados à tradição ficam de fora. Isso não significa automaticamente que Leão XIV adote cada posição de seu predecessor. Mostra, porém, muito bem quais vozes o novo Papa quer ouvir quando se fala em Roma sobre o futuro da pastoral familiar.

Não apenas o documento é decisivo — mas também seus intérpretes. Amoris laetitia foi publicada em 19 de março de 2016 pelo Papa Francisco. Desde o início, a controvérsia acendeu-se sobretudo naqueles trechos que tratam da relação entre consciência, norma moral objetiva, situações de vida irregulares e a recepção dos sacramentos. Uma importância especial adquiriu a célebre nota de rodapé 351. Quatro cardeais — Raymond Burke, Walter Brandmüller, Carlo Caffarra e Joachim Meisner — apresentaram a Francisco, em setembro de 2016, cinco dubia. Pediam clareza sobre a compatibilidade de determinados pontos e interpretações de Amoris laetitia com o magistério eclesiástico anterior. Os quatro cardeais não receberam resposta de Francisco. Em troca, receberam ainda mais ataques por parte de bergoglianos convictos, chegando-se até a exigir que lhes fosse retirada a dignidade cardinalícia. Assim permaneceu aberta uma das questões decisivas do pontificado de Francisco: trata-se, em Amoris laetitia, apenas de um desenvolvimento e aprofundamento da doutrina anterior — ou a práxis pastoral dela decorrente conduz, de fato, em determinados campos, a uma mudança fundamental da disciplina eclesiástica? Dez anos depois, essa questão é novamente suscitada. No entanto, isso não ocorre sob a forma de uma clássica controvérsia magisterial. O foco está muito mais na questão de como Amoris laetitia foi “vivida”. Mas será essa abordagem pastoral adequada, quando as questões de princípio permanecem sem solução? Com isso, o acento desloca-se ainda mais no sentido bergogliano: não o texto e seu significado magisterial estão no centro, mas os processos pastorais que dele se desenvolveram. Francisco construiu todo o seu pontificado sobre o primado da práxis em relação à teoria, da pastoral em relação ao dogma. E exatamente por isso a composição pessoal do encontro desempenha um papel considerável.

Cupich, McElroy, Tobin: o eixo americano. Para assembleias eclesiásticas especiais, como também para sínodos episcopais, um Papa pode convidar pessoalmente representantes da Igreja. Esses convites enviam um sinal claro sobre a direção em que pensa o chefe da Igreja e qual corrente ele quer fortalecer na assembleia. Entre os participantes escolhidos pessoalmente para a assembleia iniciada hoje estão os cardeais americanos Blase Cupich, de Chicago, Robert McElroy, de Washington, e Joseph Tobin, de Newark. Todos os três purpurados pertencem à ala progressista da Igreja americana e são criações de Francisco. Justamente Cupich e McElroy estão entre aqueles homens da Igreja americana que interpretaram Amoris laetitia numa perspectiva pastoral progressista. McElroy vinculou repetidamente o debate sobre a pastoral familiar à questão homossexual, outra grande obra em construção do pontificado bergogliano. Também o cardeal Tobin representa esse curso pastoral, que coloca forte ênfase no acolhimento e no acompanhamento. Nos EUA, todos os três homens da Igreja ficaram conhecidos como os “McCarrick-Boys”, elevados por Francisco às mais altas posições. Também nisso se pode reconhecer uma continuidade com o pontificado anterior. Não se trata, portanto, de modo algum, de uma escolha casual de bispos americanos. Aqui sentam-se à mesa homens que, nos anos passados, figuraram entre os representantes mais marcantes daquela interpretação bergogliana que entendia Amoris laetitia como ponto de partida para uma abertura pastoral mais ampla em relação ao divórcio e ao recasamento e às relações homossexuais.

José Cobo e Fiducia supplicans. A direção torna-se ainda mais clara no caso do cardeal espanhol José Cobo, arcebispo de Madri. Cobo está entre os proeminentes defensores da sinodalidade e apoiou expressamente Fiducia supplicans, ou seja, aquela declaração não menos controversa com a qual foram estabelecidas bênçãos a casais homossexuais na Igreja. No início de 2024, declarou que Madri aplicaria a declaração vaticana sobre as bênçãos com aquela “intensidade” que o documento exige. Ao mesmo tempo, sacerdotes da arquidiocese que se haviam manifestado publicamente contra a implementação foram advertidos. Cobo não é, portanto, apenas participante de uma conferência geral sobre a família. Sua presença representa uma concepção explícita de como a Igreja deve lidar com as chamadas situações de vida “irregulares”: demarcação, condenação e disciplina eram coisas do passado; agora se trata de “acompanhamento”, integração e discernimento pastoral, ou seja, de fato, do reconhecimento daquilo que a Igreja sempre condenou. Justamente por isso é notável o seu convite pessoal pelo Papa Leão XIV. Em 10 de outubro, Cobo abrirá o bloco temático sobre a vida conjugal e os primeiros anos decisivos do casamento. Ao lado dele falará a teóloga argentina María Marcela Mazzini. Mazzini já havia sido participante do Sínodo da Família de 2015 e descreveu expressamente a “abertura” impulsionada por Francisco como um processo de mudança duradouro. Numa entrevista de 2023, declarou que Francisco promove uma reforma duradoura da Igreja e percorre um caminho com pessoas que “concordavam com sua imagem de Igreja”. Poder-se-ia formular os convites sobriamente assim: o processo de reforma não é interrompido sob Leão XIV, mas continuado pessoalmente.

Sinodalidade como método — e como programa. Já o primeiro dia do encontro deixa clara a direção. Ao lado de Leão XIV, comparecem o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Secretariado do Sínodo, e o cardeal Kevin Farrell. A meditação é conduzida pela irmã Helen Alford OP, que Francisco nomeou em 2023 presidente da Pontifícia Academia de Ciências Sociais. Também o modo de trabalho é significativo. Após as conferências introdutórias, seguem-se pequenos grupos e as chamadas “conversas no Espírito”. Os resultados são depois recolhidos e debatidos em conjunto. Assim, o método controverso torna-se ele mesmo parte da mensagem. A questão não é apenas: o que diz a doutrina eclesiástica? A questão é muito mais: como Amoris laetitia foi acolhida nas Igrejas locais? Que experiências foram feitas? Que processos pastorais surgiram? O que deve ser desenvolvido em face das mudanças sociais? Esse deslocamento do enunciado doutrinal para a experiência pastoral pertence às características marcantes da era Francisco. E Leão XIV o continua inalteradamente no plano estrutural.

“Processualidade”, adaptação e negociação. Essa forma de pensar sobressai especialmente no teólogo italiano Vincenzo Rosito. Ele leciona no Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, em Roma, e ali é diretor de estudos. Esse instituto havia sido fundado expressamente pelo Papa polonês para a defesa do matrimônio e da família. Francisco, no entanto, nomeou no verão de 2016 o arcebispo de cúria Vincenzo Paglia para reestruturar bergoglianamente o instituto. O motivo disso foi que os representantes do instituto, no contexto dos dois sínodos sobre a família de 2014 e 2015, ofereceram massiva resistência às inovações progressistas. Francisco quis pôr fim a isso e submeteu o instituto a uma reforma radical. Em 8 de outubro, Rosito abrirá, juntamente com o cardeal Filipe Neri Ferrão, o primeiro grande bloco temático sobre a família hoje. Rosito já descreveu a sinodalidade como “processualidade”, empregando termos como adaptação, improvisação e negociação. Mudanças da realidade social não deveriam, portanto, ser simplesmente condenadas, mas compreendidas e trabalhadas num processo de discernimento comum. Em suma, a doutrina eclesiástica deve adaptar-se às mudanças, porque estas, em virtude de si mesmas, isto é, pela [...] (continua).


📎 Fonte original: Katholisches

📎 Fonte original: Katholisches

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.