Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasAnalise

Dez anos de "Amoris laetitia": conferência em Roma reacende debate sobre comunhão para divorciados r

8 de outubro de 2026 às 23:36

Dez anos de "Amoris laetitia": conferência em Roma reacende debate sobre comunhão para divorciados r

Entre 7 e 14 de outubro de 2026, o Auditório Paulo VI acolhe uma conferência sobre os dez anos da exortação apostólica "Amoris laetitia", com discursos que, segundo analistas católicos tradicionais, sinalizam uma nova ofensiva pastoral para relativizar a doutrina sobre o matrimônio e abrir caminho para a comunhão dos divorciados recasados, sob o argumento da "fragilidade" e da "experiência vivida".

Entre 7 e 14 de outubro de 2026, o Auditório Paulo VI acolhe uma conferência sobre os dez anos da exortação apostólica "Amoris laetitia", com discursos que, segundo analistas católicos tradicionais, sinalizam uma nova ofensiva pastoral para relativizar a doutrina sobre o matrimônio e abrir caminho para a comunhão dos divorciados recasados, sob o argumento da "fragilidade" e da "experiência vivida".

Passaram-se dez anos desde que a exortação apostólica "Amoris laetitia" foi lançada ao mundo e, naturalmente, chegou o momento de sentar-se em círculos para falar sobre ela, enquanto declarações previamente determinadas ainda esfriam saindo da impressora a laser. Os participantes estão reunidos em círculos no Auditório Paulo VI, de 7 a 14 de outubro. É bastante tempo, se pensarmos bem. Algumas coisas podem chamar a atenção de quem acompanha os trabalhos. Não imagino que sejam muitos, mas, ainda assim, precisamos manter ao menos o canto do olho sobre o que se passa. Afinal, vivemos num tempo em que o modus operandi inclui um incrementalismo sorrateiro: a instância superior sabe que não pode completar sua agenda de imediato, então empurra seus projetos para frente gotejadamente... pedetentim... minutatim... vencendo a resistência pelo cansaço, porque cunctando regitur mundus.

Nesta conferência específica sobre a "Amoris laetitia" há discursos. Eis algo que Leão disse. É de particular interesse porque toca provavelmente o ponto mais nevrálgico do documento de Francisco. Leão disse ontem: "Nossa tarefa, portanto, não é apenas interpretar essas realidades, mas deixar que elas nos questionem e motivem nossa responsabilidade pastoral, para que a Igreja encontre caminhos renovados de proclamar o Evangelho, oferecendo a graça sacramental, acompanhando as famílias e tornando visível a ternura com que Cristo continua a caminhar entre seu povo." Aí está. Você percebeu? "Oferecendo a graça sacramental". Isso é a Comunhão para os divorciados e recasados.

Enquanto isso, a irmã Helen Alford, OP, mulher inteligente, formada em engenharia e depois com alguns estudos de teologia aqui e ali (ela é primariamente cientista social... penso que é justo dizer isso), afirmou em seu discurso principal que a "Familiaris Consortio" e a "Amoris laetitia" estão em continuidade uma com a outra, mas que 35 anos se passaram entre elas e que, bem, as experiências de vida sofreram mudanças, não é mesmo? TRINTA E CINCO ANOS INTEIROS! E agora temos mais 10 anos de "experiência vivida". Mas, ei, não se preocupem. A "Familiaris Consortio" e a "Amoris laetitia" estão em continuidade... como se nada tivesse mudado durante os 35 anos intervenientes (como o divórcio desenfreado e a simples coabitação, se é que chega a isso, o aumento do trans e do homossexualismo demoníaco, a perda quase completa do capital moral por parte dos bispos, falências, fechamentos, perseguição aberta àqueles que querem a tradição, etc.).

A irmã Alford, como vocês podem ter visto em outro post, no mesmo discurso citou um dominicano que pensa que Nosso Senhor praticou — não estou inventando — "flerte" com a mulher samaritana. Caros leitores... Jesus não estava "flertando" com ela. E, no que diz respeito à "Amoris laetitia" e à Comunhão para os adúlteros, será que perdi o momento em que Ele lhe disse: "Ei, tudo bem ter casamentos seriais!"? O que a deixou entusiasmada com o encontro foi que Ele lhe havia contado tudo sobre sua vida amorosa desordenada, não que Ele a tivesse acompanhado com "graça sacramental". Cristo lhe mostrou compaixão. Cristo lhe mostrou a Verdade.

Voltando à oferta de Leão na conferência, ele falou sobre nossa situação atual em relação ao matrimônio e à família, como se a "fragilidade" — isto é, casamentos rompidos, coabitação fora do casamento (fornicação, adultério), homossexualidade — em escala massiva nunca antes na história tivesse sido um "desafio pastoral". Notícia: leiam o Novo Testamento e os Padres da Igreja, e os Doutores medievais da Igreja para casos pré-modernos de infidelidade. A Igreja enfrenta situações críticas desde o Evangelho de João (a mulher apanhada em adultério, por exemplo).

Segundo a reportagem (com meus grifos e comentários): O Papa apontou que um elemento importante a ser focalizado é a "fragilidade", pois ela molda fortemente a vida das pessoas e sua relação com Deus e com a Igreja. [Nisto e em tudo o mais que será dito nesta conferência, mantenham no fundo da mente a noção de "experiência vivida", que vem sendo cada vez mais usada como carta na manga contra o Magistério até a "Amoris laetitia".] "A experiência da fragilidade levanta a questão de saber se somos capazes de permanecer próximos uns dos outros quando a vida já não corresponde ao que se esperava, e se podemos reconhecer a obra da graça mesmo em situações marcadas por limites, feridas e aparente fracasso", enfatizou o Papa. Ele destacou que as famílias podem ensinar algo a todos, pois a fragilidade é comum à nossa condição humana e à vida da Igreja. "Precisamos de graça, perdão e novos começos para realizar a vontade de Deus, e aprendemos que a fidelidade é ela mesma uma graça a ser recebida e um caminho a ser gradualmente renovado, muitas vezes através da provação", disse ele. A esse respeito, ele fez outra série de perguntas sobre as quais a Igreja precisa refletir para ajudar a acompanhar uns aos outros: "Que tipo de Igreja, então, as pessoas encontram precisamente quando estão mais frágeis? Nossas comunidades as ajudam a descobrir que ainda têm um lugar, uma responsabilidade e dons a oferecer? A verdade que proclamamos pode ser encontrada através da paciência, da proximidade e da misericórdia de nossa presença pastoral? Como podemos anunciar a elas a plenitude do ensinamento do Evangelho sobre a família?"

Fica-se com a impressão de que, na "Amoris laetitia" e na "experiência vivida", algo novo foi descoberto. Em vez de oferecer às pessoas a verdade na caridade, parece que agora devemos... sei lá... preparar chá de camomila e trançar o cabelo umas das outras com aromaterapia, em sensibilidade à fragilidade de todos. Vocês sabem quem é frágil hoje em dia? Pessoas sendo suprimidas por seus bispos porque desejam o culto tradicional da Igreja. Mais uma palavra flutuante, junto com "unidade". Mas divago.

Não só, disse Leão... "Escutar uns aos outros, permitir que o que ouvimos ressoe dentro de nós e permanecer atentos aos impulsos do Espírito Santo pode despertar a criatividade pastoral de que precisamos diante de novas questões", disse o Papa. Talvez vocês possam me ajudar, mas penso que não faz muito tempo que a linguagem sobre certos pecados — comportamento obviamente pecaminoso — foi rebatizada como "questões emergentes". Não consigo encontrar agora, mas aposto que seus leitores conseguem.

Para outra visão, eis algo que um dos meus interlocutores me enviou por mensagem em nosso brilhante grupo: Será que eles percebem quão destemidos e inflexíveis aqueles papas e bispos e missionários de outrora tiveram que ser apenas para colocar os bárbaros recém-convertidos em linha com o casamento sacramental e suas implicações? Pensem nos alemães e no antigo Friedelehe, pelo qual podiam ter uma esposa "de verdade" e depois continuar entrando nesses "pactos" com qualquer número de mulheres quando se cansassem da primeira (Carlos Magno entre eles). O problema é que essas pessoas — que me dizem que estamos na Primavera da Igreja — precisam encontrar maneiras sorrateiras de sustentar a ideia [NB: Isto é importante...] de que há algo diferente no homem moderno pelo qual o pecado original, a graça de Cristo e a doutrina da Igreja transmitida pelos apóstolos já não funcionam. Não só isso, mas as objeções do mundo moderno à verdade da Igreja sobre Deus e o homem têm alguns pontos a seu favor (na visão deles), de modo que devemos construir pontes com isso. Esquecendo, assim, que as pontes devem ser construídas entre os homens caídos e Deus, não entre teólogos vaidosos e bobos contemporâneos. PONTÍFICES, pelo amor de Deus! Um grito do coração.

Temos que ficar de olho na cobertura, sabendo muito bem que parte do modus operandi é o incrementalismo sorrateiro. O que eles fazem hoje não terá um impacto enorme... ainda. Com o tempo, isso se tornará um novo paradigma de experiência vivida que reflete como o homem moderno amadureceu para fora do velho e abafado ninho de doutrinas rígidas e revelações evangélicas menos que plenas.


📎 Fonte original: Wdtprs

📎 Fonte original: Wdtprs

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.