Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Michael Haynes para o Catholic Herald, publicada nesta quinta-feira, 8 de outubro, Schneider questionou que o Vaticano pretenda aprofundar a pastoral familiar sem resolver antes as controvérsias doutrinais que acompanham a exortação apostólica desde sua publicação em 2016. «Como podemos aprofundar o que são o matrimônio e a família quando existe confusão? Simplesmente aprofundaremos ainda mais essa confusão», advertiu. Suas declarações coincidem com o encontro que se realiza em Roma de 7 a 14 de outubro, no qual participam presidentes de conferências episcopais e responsáveis pelas Igrejas católicas orientais para examinar a recepção de Amoris laetitia e os desafios atuais da pastoral matrimonial.
Schneider situou a origem da controvérsia nas orientações publicadas em setembro de 2016 pelos bispos da região de Buenos Aires para aplicar o capítulo VIII de Amoris laetitia. Os critérios contemplavam que, em determinadas circunstâncias e após um processo de discernimento, pessoas divorciadas que mantêm uma nova união pudessem acessar os sacramentos mesmo quando não tivessem conseguido assumir o compromisso de viver em continência. O Papa Francisco respaldou expressamente essa interpretação por meio de uma carta datada de 5 de setembro de 2016, na qual afirmou que os critérios dos bispos argentinos explicavam adequadamente o sentido do capítulo VIII e acrescentou: «Não há outras interpretações». Posteriormente, ambos os documentos foram publicados nas Acta Apostolicae Sedis com a indicação de que deveriam ser considerados magistério autêntico.
Para Schneider, essa aprovação constitui precisamente o núcleo do problema, pois considera que as orientações contradizem o ensinamento constante da Igreja sobre o matrimônio e as condições para receber dignamente a Eucaristia. «Isso não pode ser aceito nem continuar; deve ser corrigido explicitamente, porque é contrário à lei divina», declarou. O bispo rejeitou que a dificuldade de viver em castidade possa se tornar uma justificativa para receber a comunhão enquanto se mantém uma relação contrária ao vínculo matrimonial sacramental. «Todos temos a obrigação diante de Deus de viver castamente, com a ajuda de sua graça, é claro. E com a graça de Deus é possível», recordou. A seu ver, admitir à comunhão pessoas que permanecem objetivamente em uma situação contrária aos mandamentos supõe, na prática, «uma negação da verdade divina da indissolubilidade do matrimônio» e «um ataque direto à inefável santidade da Sagrada Eucaristia». Schneider chegou a qualificar essa prática como uma profanação material objetiva da Eucaristia e recordou a advertência de São Paulo sobre aqueles que comem e bebem indignamente o Corpo e o Sangue do Senhor.
A crítica do bispo de Astaná recupera uma das questões mais discutidas do pontificado de Francisco: a relação entre Amoris laetitia e a disciplina sacramental reafirmada por São João Paulo II. No número 84 de Familiaris consortio, o Pontífice polonês havia recordado que os divorciados recasados civilmente não podiam ser admitidos à comunhão enquanto persistisse uma situação objetivamente contrária à indissolubilidade matrimonial. Quando existissem motivos graves que impedissem a separação, como a educação dos filhos, o acesso aos sacramentos exigia assumir o compromisso de viver em plena continência. A interpretação de Amoris laetitia respaldada por Francisco introduziu a possibilidade de um discernimento pastoral que, em determinados casos, poderia conduzir ao acesso aos sacramentos sem esse compromisso. Essa diferença motivou as conhecidas dubia apresentadas em 2016 pelos cardeais Raymond Burke, Walter Brandmüller, Carlo Caffarra e Joachim Meisner, que solicitaram esclarecimentos sobre a continuidade do ensinamento moral e sacramental da Igreja. A questão voltou ao primeiro plano por ocasião do décimo aniversário da exortação e um debate que não se limita a uma questão de disciplina pastoral, mas afeta a relação entre a doutrina sobre o matrimônio, a moral objetiva e o acesso à Eucaristia. Schneider considera que a solução não pode consistir em seguir adiando uma aclaração. Segundo o prelado, a interpretação aprovada por Francisco continua vigente e requer uma correção expressa.
As declarações adquirem especial relevância porque o encontro que se celebra atualmente em Roma foi apresentado por seus organizadores como uma oportunidade para aprofundar a realidade das famílias e avaliar as experiências pastorais desenvolvidas durante a última década, mas não como uma revisão doutrinal de Amoris laetitia. Os trabalhos seguem uma metodologia sinodal baseada na escuta e no intercâmbio de experiências, com sessões a portas fechadas e sem que esteja prevista a publicação de um novo documento magisterial. No entanto, as primeiras jornadas voltaram a deixar de lado a controvérsia que mais divisões provocou após a publicação da exortação. Nesta quinta-feira, a segunda jornada do encontro evitou abordar a nota 351 e a questão da comunhão dos divorciados recasados. As intervenções divulgadas centraram-se nos desafios contemporâneos da família, na escuta e na necessidade de novas respostas pastorais, sem entrar diretamente nas objeções doutrinais levantadas durante esses dez anos. Para Schneider, um encontro dedicado ao matrimônio não pode ignorar precisamente aquilo que ele considera uma ameaça para sua indissolubilidade e para a dignidade dos sacramentos. «Essas reuniões sobre a família não terão fruto nem sentido a menos que se corrijam Amoris laetitia e o documento do Papa Francisco relativo às normas dos bispos da região de Buenos Aires», afirmou. O bispo pediu que os participantes enfrentem o assunto com honestidade e que o Papa reconheça a necessidade de resolver uma interpretação que, a seu juízo, está prejudicando a doutrina matrimonial e a vida das famílias.
Durante a entrevista, o bispo auxiliar de Astaná abordou também um recente documento publicado por ocasião do 60º aniversário de Nostra aetate, a declaração do Concílio Vaticano II sobre as relações da Igreja com as religiões não cristãs. Schneider questionou uma formulação que apresenta as distintas religiões como chamadas a transformar a sociedade para se tornarem expressões fraternas da vontade de Deus. A seu ver, essa expressão corre o risco de situar a fé católica no mesmo nível das demais religiões e de reduzir a missão da Igreja à promoção de uma fraternidade meramente humana, sem referência à necessidade de conversão a Jesus Cristo. O prelado qualificou essa abordagem como relativista e alertou que ela pode enfraquecer o anúncio do Evangelho e a urgência da conversão. Schneider concluiu reiterando que a Igreja não pode renunciar à verdade sobre o matrimônio e a Eucaristia, e que a correção dos erros é condição indispensável para que o encontro sobre a família produza frutos duradouros.
📎 Fonte original: Infovaticana
