Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasSantos

Beato Fulton Sheen: O Catolicismo em Grande Escala

9 de outubro de 2026 às 22:49

Beato Fulton Sheen: O Catolicismo em Grande Escala

O Beato Fulton Sheen, arcebispo norte-americano cuja causa de canonização aponta para a caridade autenticamente compreendida, deixou um legado de fidelidade à verdade católica e amor a Cristo Crucificado, mesmo diante de humilhações e silêncios eclesiais.

O Beato Fulton Sheen, arcebispo norte-americano cuja causa de canonização aponta para a caridade autenticamente compreendida, deixou um legado de fidelidade à verdade católica e amor a Cristo Crucificado, mesmo diante de humilhações e silêncios eclesiais.

Naquele 2 de outubro de 1979, na Catedral de São Patrício, em Nova York, o Papa João Paulo II fazia uma visita àquela histórica catedral. Ao percorrer solenemente a nave central, deteve-se no coro. Alguém o esperava: o Arcebispo Fulton Sheen. O idoso e debilitado fenômeno tentou ajoelhar-se e beijar o anel pontifício. O Papa o impediu, olhou-o nos olhos e repetiu as palavras de Nosso Senhor a São Tomás de Aquino, oito séculos antes: “Você escreveu e falou de Nosso Senhor Jesus Cristo. Você é um filho leal da Igreja.” Dois meses depois, o Beato Fulton foi encontrado morto em sua capela, orando diante do Santíssimo Sacramento.

Acrescentar aos elogios já escritos sobre Sheen parece uma tarefa de tolo. Mas escrever devemos. De alguma forma, louvores escritos repetidas vezes são os únicos capazes de satisfazer a profundidade da gratidão que os católicos nutrem por este notável sacerdote. Especialmente por este sacerdote. Destacando-se entre todas as facetas de sua permanência sacerdotal na terra estava sua convicção totalmente católica de que a Santa Fé diz respeito à verdade de Deus encontrada somente na Igreja. Somente ela salva o homem do desastre de seu exílio manchado de pecado neste Vale de Lágrimas. Assim, ele pregou sermões, transmitiu por rádio e passou cinco anos na televisão. Como se pregar a verdade de Deus “dos telhados” não bastasse, ele escreveu mais de 75 livros.

Por que um tesouro tão impressionante? Sheen conhecia bem seu São Tomás de Aquino. Uma das principais verdades metafísicas do Doutor Angélico era que “o conhecimento precede o amor”. Aqui, um axioma que cai em ouvidos surdos da Modernidade. Sem verdade, o amor é impossível. O amor obedece aos ditames da verdade, caso contrário, gira fora de controle, deixando o homem em um aterro de tragédia e loucura. A cultura moderna é prova calamitosa disso. Se a apreensão da verdade pela reta razão não for buscada apaixonadamente, então as paixões do homem governam; e governarão despoticamente. Da volumosa leitura de Sheen, o estudo do Padre Garrigou-Lagrange deve ter sido primordial. Eis o grande teólogo tomista em “As Três Vias da Vida Espiritual”: “Com efeito, possuímos uma verdade completamente apenas quando a ensinamos aos outros; quando fazemos os outros compartilhar de nossa contemplação; só então amamos verdadeiramente uma virtude quando desejamos que os outros também a amem; só então amamos totalmente a Deus quando desejamos fazê-Lo amado por todos. Dê dinheiro, ou gaste-o, e ele não é mais seu. Mas dê Deus aos outros, e você O possui mais plenamente para si mesmo.”

O Beato Sheen reconheceu que o mais alto ato de santidade é a caridade — mas a caridade propriamente entendida como o amor de Deus acima de todas as coisas e o amor aos outros por causa de Deus. Esta fórmula é estranha ao Homem Moderno, bem como a não poucos Católicos Modernos. A maioria acredita que caridade é o Estado Socialista, ou as armadilhas da mera filantropia, ou a busca do amor sem justiça. Para a escuridão dessa mendacidade, a definição da Igreja é luminosa. O amor de Deus nos fornece a trajetória de todos os outros amores. Esses amores retamente ordenados então satisfazem, conduzem, nutrem, constroem civilizações.

Nesta orquestração do amor propriamente compreendida, o Beato Sheen realizou sua obra notável. Isso impulsionou seus incansáveis trabalhos pelas missões. Ele não via meras bocas estatísticas para alimentar, mas almas famintas para nutrir. Ele não se alinhava com a compreensão estreita dos pobres popularizada pela modernidade em suas campanhas de tigelas de arroz e cozinhas comunitárias autossatisfatórias. Ele conhecia bem as profundezas do amor. Ele também reconheceu que os verdadeiros “mais pobres dos pobres” eram almas vazias — não barrigas vazias. Assim, seus esforços incessantes de conversão. Nada lhe trazia mais prazer do que trazer almas às águas refrescantes da Igreja Católica. Durante seu sacerdócio, ele trouxe dezenas de milhares de almas para a Igreja Católica, muitas bastante famosas e internacionalmente conhecidas. Todo esse formidável alcance foi marcado pelas doces inflexões da caridade. Ele não poupava ira contra as ideologias monstruosas que estrangulavam os homens — mas nunca ira contra as vítimas da ideologia. A elas mostrava apenas seu sorriso contagiante, paciência infinita e braços acolhedores de compreensão.

Não poucos católicos consideram sua vida e obra ultrapassadas. Eles se envergonham de sua mensagem de plenos pulmões “extra ecclesiam nulla salus”. Preferem deixar para trás esse ensinamento infalível, lamentavelmente ausente em sua amada inclusividade. Alinham-se com uma visão de que todas as religiões são caminhos para Deus. Eles se encolhem com o convite indiluído de Sheen para vir e encontrar a única verdade redentora na Igreja Católica. Para estes, há apenas a esperança de que Sheen logo seja esquecido sob os escombros da Escuta Sinodal. Para outros de mentalidade semelhante, há uma estratégia diferente. Eles começarão a esticar a mensagem de Sheen para as mensagens preferencialmente atenuadas que vêm costurando há décadas. Veja o que fizeram com São Francisco de Assis: reajustando-o como um animador hippie de todas as causas esquerdistas. Sua estratégia: melhor manter um santo com centenas de anos de prestígio e redimensioná-lo. Isso realiza mais com menos trabalho.

A mensagem mais dramática de Sheen é provavelmente seu amor a Cristo Crucificado, e Ele no Santíssimo Sacramento. Ele suportou a Cruz de uma maneira não vista por todos, pela aceitação de humilhações. O beato nunca falou uma palavra sobre estas, caso contrário perderiam mérito diante de Deus. Mas sofreu ele. O grande teólogo dominicano Padre Sertillanges escreveu uma vez: “O maior sofrimento não é sofrer pela Igreja ou na Igreja, mas pela Igreja.” Sheen sabia disso bem. Ele foi removido de seu sensacional sucesso de “Life Is Worth Living” por seu superior em Nova York. Quando questionado por quê, ele simplesmente respondeu: “por razões espirituais”. Quando transferido para a Diocese de Rochester, uma mudança que reduziria seriamente seu incrível apostolado de pregação, ele aceitou sem ressentimento ou queixa. Este era seu amor pela Cruz. Há aqueles nos últimos 60 anos que lutaram poderosamente para ter uma ressurreição sem a Cruz. Para estes Iluminados, a Ressurreição apagou a Cruz. O resultado? Não mais sofrimento reparador; não mais luta contra o pecado; não mais penitência, sacrifício ou mortificação. Com essa agenda, eles purgaram a Igreja da piedade milenar que produziu seus santos. Compreensivelmente, para eles o Beato Sheen é um leve embaraço. Não é de admirar que para padres de certa idade ele seja ou vilipendiado ou uma relíquia de um passado bem esquecido. Mas para esses saqueadores, seus sonhos já estão sendo desfeitos. Pois a cerimônia de beatificação viu 1.000 sacerdotes! A maioria tão jovem que pareciam crianças. A Santa Igreja está lentamente, como seu Divino Mestre, ressuscitando dos mortos.

Para ilustrar o amor do Beato Sheen pela Cruz, um trecho de sua autobiografia pode esclarecer: “Quando eu era sacerdote, eu vibrava ao ser chamado de ‘Padre’. Achava o título ‘Monsenhor’ melífluo, mas eu era uma vítima? Eu desfrutava do prestígio de ser professor universitário, e de aparecer no rádio e na televisão não apenas em casa, mas no exterior; eu era popular, eu era procurado, eu era ruidosamente aplaudido após palestras e discursos em banquetes, eu era amigo tanto da realeza quanto das massas, meu rosto aparecia em milhões de casas. Eu fiz o tipo certo de inimigos, a saber, os Comunistas. Mas… mas… quão perto eu estava da Cruz? Eu era o sacerdote: eu era a vítima?”

Desde os 7 anos, eu assistia “Life Is Worth Living”. Eu ficava cativado cada vez que o locutor de televisão dizia: “E agora, Sua Excelência Fulton Sheen.” Hipnotizado, eu o via emergir na capa episcopal roxa fluida e sua cruz peitoral cravejada de joias. Ashley McGuire recentemente colocou melhor: “Mas a capa, o rendado e o estilo impecável de Sheen eram o formalismo católico em seu melhor. Ele sinalizava orgulho em seu ofício, e orgulho na Fé.” E embora eu tivesse apenas 7 anos e entendesse pouco, eu me agarrava firmemente a cada palavra sua como um avarento ao seu ouro. Quando o assisto hoje como um velho sacerdote, ele ainda me mantém hipnotizado. Como ele não poderia? Com sua exposição contagiante da riqueza da Fé da Igreja em uma oratória aperfeiçoada que faria Cícero invejar. Acima de tudo, estou intoxicado pela perspectiva que ele prega de começar de novo, e ainda de novo, a jornada para o Paraíso. O que mais um católico pode querer?


📎 Fonte original: Crisismagazine

📎 Fonte original: Crisismagazine

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.