Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasFormacao

A Antissemitismo e a Fé Cristã: Israel no Desígnio de Deus e a Vocação das Nações

10 de outubro de 2026 às 21:31

A Antissemitismo e a Fé Cristã: Israel no Desígnio de Deus e a Vocação das Nações

Em artigo traduzido do francês, o portal La Vie Chrétienne Victorieuse analisa a raiz bíblica da relação entre a Igreja e o povo judeu, condenando o antissemitismo como pecado e reafirmando a fidelidade de Deus às promessas feitas a Israel, sem confundir a Igreja com a nação judaica nem transformar o Estado moderno de Israel em cumprimento definitivo das profecias.

Em artigo traduzido do francês, o portal La Vie Chrétienne Victorieuse analisa a raiz bíblica da relação entre a Igreja e o povo judeu, condenando o antissemitismo como pecado e reafirmando a fidelidade de Deus às promessas feitas a Israel, sem confundir a Igreja com a nação judaica nem transformar o Estado moderno de Israel em cumprimento definitivo das profecias.

Para compreender por que a questão do antissemitismo toca o coração mesmo da fé cristã, é preciso remontar até Abraão. Deus lhe diz: «Eu abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra» (Gênesis 12.3). Esta palavra não tinha por objetivo reservar a bênção de Deus a Israel somente. Ela anunciava precisamente que, por Abraão e sua descendência, todas as famílias da terra seriam abençoadas. Israel recebeu, portanto, uma vocação que o ultrapassava: conservar os oráculos de Deus, portar as promessas, transmitir as Escrituras e preparar a vinda do Messias. O cristianismo não surge de uma realidade estranha a Israel. Ele está enraizado nas promessas feitas aos patriarcas, na lei, nos profetas e na vinda de Jesus Cristo, o Messias prometido.

A imagem da oliveira. O apóstolo Paulo emprega uma imagem que todo crente oriundo das nações deveria guardar na memória. Os crentes das nações são comparados a ramos de oliveira brava enxertados numa oliveira cultivada. Esta imagem contém um aviso muito claro contra o orgulho espiritual: «Não és tu que sustentas a raiz, mas é a raiz que te sustenta.» E ainda: «Não te abandones ao orgulho, mas teme» (Romanos 11.18 e 20). O cristão de origem não judaica não tem, portanto, nenhuma razão para olhar Israel com superioridade. Ele entra numa história espiritual que não começa com ele. Ele recebe; ele é enxertado; ele depende de uma raiz que o precede. Esta imagem não significa que a Igreja teria se tornado Israel. Paulo distingue precisamente os ramos naturais, Israel, e os ramos de oliveira brava, os crentes oriundos das nações. A Igreja participa das bênçãos espirituais ligadas às promessas, mas ela não suprime a identidade de Israel nem os compromissos particulares de Deus para com este povo. Deus não rejeitou Israel. Ele permanece hoje um remanescente segundo a eleição da graça (Romanos 11.5), e a Escritura anuncia também uma restauração futura da nação. A Igreja e Israel não devem, portanto, ser nem confundidos nem opostos: eles ocupam lugares distintos no único desígnio redentor de Deus, cujo centro é Jesus Cristo. Malaquias acrescenta uma palavra de grande ternura: «E eles serão para mim, meu tesouro particular, diz o Senhor dos Exércitos, no dia que eu farei; e eu os pouparei como um homem poupa seu filho que o serve» (Malaquias 3.17). Quando vier o dia da provação, Deus distinguirá e preservará o remanescente fiel. Este «dia da provação» é a grande tribulação: quando o Anticristo, recebido por Israel apóstata (João 5.43), se instalar no templo como deus, a ira de Deus se abaterá sobre a nação. O remanescente fiel, porém, permanecerá objeto particular de Seu olhar, de Sua compaixão e de Seus cuidados. Paulo escreve: «Pois não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não sejais sábios aos vossos próprios olhos: é que um endurecimento parcial sobreveio a Israel, até que a plenitude das nações tenha entrado; e assim todo Israel será salvo» (Romanos 11.25-26). Esta palavra não significa que cada judeu, individualmente, seria salvo sem arrependimento nem fé em Cristo. A salvação permanece sempre pela graça, sobre o fundamento da obra de Jesus Cristo. Mas ela anuncia que um dia, após o tempo presente do chamado das nações, Israel como nação conhecerá uma restauração espiritual e reconhecerá seu Messias.

Tempos difíceis e uma esperança para Israel. Jeremias fala do «tempo da angústia de Jacó» (Jeremias 30.7), e Zacarias anuncia que Jerusalém se tornará «uma pedra pesada para todos os povos» (12.3). Estas profecias nos convidam à oração e à vigilância, não à especulação sensacionalista. Os profetas anunciam também uma futura reunião e uma restauração de Israel, ligadas à fidelidade de Deus para com Seu povo. Jeremias escreve: «Eis que eu os trago da terra do norte, eu os reúno das extremidades da terra» (Jeremias 31.8). Ezequiel declara: «Não te farei mais ouvir os ultrajes das nações, e não carregarás mais o opróbrio dos povos» (Ezequiel 36.15). Zacarias entreve um dia em que Jerusalém estará no centro dos olhares e em que o povo, no arrependimento, voltará os olhos para Aquele que traspassou (Zacarias 12.10). O Novo Testamento aplica esta passagem ao Senhor Jesus Cristo (João 19.37; Apocalipse 1.7). O mesmo profeta declara: «Naqueles dias, dez homens de todas as línguas das nações agarrarão um judeu pela aba de seu manto e dirão: Iremos convosco, pois soubemos que Deus está convosco» (Zacarias 8.23). Estas profecias não encontram seu cumprimento completo na Igreja. Elas olham para o futuro de Israel, para seu arrependimento, sua libertação, sua conversão nacional e o reinado glorioso do Messias. A criação do Estado moderno de Israel em 1948 e o retorno progressivo de muitos judeus à sua terra podem ser considerados com interesse como eventos providenciais, talvez preparatórios. Todavia, devemos guardar grande reserva: o retorno político e nacional não constitui, por si só, o cumprimento definitivo das promessas proféticas. Segundo a Escritura, a restauração final de Israel estará associada ao seu arrependimento, ao seu retorno a Deus e ao reconhecimento de Jesus como Messias. Devemos, portanto, crer na fidelidade de Deus sem pretender fixar Seu calendário nem transformar cada evento contemporâneo em profecia cumprida com certeza. Para situar a história de Israel em seu quadro bíblico, é preciso também reler o livro do Deuteronômio. No capítulo 28, Moisés expõe a Israel os termos da aliança: a bênção prometida à fidelidade e, em caso de afastamento, a dispersão e a opressão entre as nações. Este texto se dirige a Israel; o cristão não deve usá-lo para interpretar os sofrimentos alheios. Jesus, aliás, recusa associar automaticamente um sofrimento a uma falta particular (Lucas 13.1-5; João 9.1-3), e a Escritura considera os perseguidores responsáveis, mesmo quando Deus se serve de uma nação para corrigir seu povo (Isaías 10.5-15). O antissemitismo permanece, portanto, um pecado, e nenhum perseguidor pode se abrigar atrás desses avisos. Sobretudo, a maldição nunca teve a última palavra: os mesmos textos prometem o retorno, o perdão e a restauração (Deuteronômio 30.1-6), e Deus declara que não rejeitará os seus, mesmo na terra de seus inimigos (Levítico 26.44). Diante da história judaica, a única atitude conforme ao Evangelho é a compaixão, não a interpretação.

O que isso muda hoje para o cristão. O cristão deve, portanto, recusar toda forma de antissemitismo, todo discurso complotista, toda generalização injuriosa e toda justificação da violência contra os judeus. Esta recusa não pode permanecer silenciosa, nem por conforto, nem por medo de desagradar: quando judeus são insultados, agredidos ou ameaçados porque são judeus, devemos chamar o mal pelo seu nome; quando os velhos preconceitos aparecem sob formas mais discretas e mais aceitáveis na aparência, devemos denunciá-los com clareza. Mas não devemos, por isso, transformar Israel em povo irrepreensível, nem considerar que toda decisão de um governo israelense seria automaticamente justa. Os profetas repreenderam Israel quando ele cometia injustiça. Sua palavra era palavra de verdade, não de ódio. Amar o povo judeu não significa, portanto, aprovar sem discernimento todas as decisões do Estado de Israel. Significa recusar que os atos de um governo sirvam de pretexto para desprezar um povo inteiro.

Lentos de coração, uns e outros. Os judeus eram lentos de coração para crer em tudo o que os profetas haviam dito a respeito dos sofrimentos de seu Messias; e nós somos lentos de coração para crer em tudo o que eles disseram a respeito de Sua Glória. Certamente somos nós que merecemos as maiores repreensões, pois deveria ser mais fácil crer que o Filho de Deus virá «sobre as nuvens do céu, com seu poder e grande glória» do que crer que Ele viria como o menino de Belém e como o carpinteiro de Nazaré. Naturalmente, cremos neste último ponto, porque ele se cumpriu, mas não porque os profetas o previram, e é tempo de parar de reprovar aos judeus sua incredulidade. Se nos perguntamos como lhes era possível estar cegos quanto ao significado evidente de tantas profecias inequívocas, respondemos que estavam cegos exatamente como muitos cristãos estão quanto ao significado igualmente evidente de profecias bem mais numerosas a respeito de Sua Glória terrestre, e estão cegos pelo processo de «espiritualização» da Escritura. Em outras palavras, os escribas de outrora ensinavam ao povo que as profecias a respeito dos sofrimentos do Messias não deviam ser interpretadas literalmente, e exatamente da mesma maneira, escribas modernos ensinam ao povo que as profecias a respeito da glória terrestre do Messias também não devem ser interpretadas literalmente. Resulta disso uma situação simétrica, em que cada um tem razão num ponto e erra no outro. Os cristãos têm razão em reconhecer em Jesus de Nazaré o Messias prometido, e é aí que os judeus se enganam, num erro grave cujas consequências são eternas. Sem obedecer ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, eles permanecem privados da salvação (2 Coríntios 4.3-4). Mas os cristãos erram ao não crer nas profecias que anunciam o reinado terrestre de Jesus a partir de Israel, enquanto os judeus têm razão em esperar a vinda do Messias em glória: esse Messias cuja glória eles aguardam, nós sabemos Seu nome. Rendamos, pois, graças a Deus por Sua fidelidade para com Israel. Esta esperança não é nem vaga nem parcial: após os tempos de apostasia e os juízos que os dispersaram, todo Israel será salvo, reunido e ajuntado, Judá e José (Ezequiel 37) não formando mais que um só povo, abençoado em sua terra sob o reinado do Messias e na nova aliança. Deus não esquece o que prometeu. Nosso coração se entristece diante de seu cegamento, mas oremos por eles e amemo-los com a ternura de Cristo, pois o véu que cobre sua inteligência só pode ser removido por Ele. Voltemos, portanto, à simplicidade do Evangelho. Alegremo-nos por nosso lugar em Cristo nas regiões celestiais, e esperemos com esperança o dia em que Deus cumprirá todas as Suas promessas para com Israel. Isso significa também orar pela paz de Jerusalém: «Pedi a paz de Jerusalém. Que aqueles que te amam gozem de repouso!» (Salmo 122.6). E se anunciamos o Evangelho ao povo judeu, devemos fazê-lo com humildade, amor, verdade e respeito à liberdade de consciência, nunca pela coação, o desprezo ou uma pressão carnal. Não permaneçamos espectadores. Amemos o povo judeu com verdade e ternura, e permaneçamos firmes na esperança das promessas de Deus. Que nossa vida cristã dê testemunho da fidelidade eterna de nosso Senhor para com Israel. E diante da profundidade de Seu desígnio, guardemos uma atitude de humildade e adoração: «Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Quão insondáveis são Seus juízos, e quão incompreensíveis Seus caminhos! Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele a glória por todos os séculos! Amém!» (Romanos 11.33, 36). Shalom Aleikoum! Este artigo é uma tribuna livre, não redigida pela redação do Salon Beige. Se você também deseja publicar uma tribuna livre, pode fazê-lo clicando em «Propor um artigo».


📎 Fonte original: Lesalonbeige

📎 Fonte original: Lesalonbeige

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.