Leão X foi o Papa que condenou e excomungou Lutero com razão na doutrina, mas também foi o Papa sob o qual metade da Europa deixou de obedecer a Roma. Sua vida de esplendor, gastos excessivos e negligência pastoral criou o cenário para a Revolta Protestante.
Quando Rafael decorou para ele a terceira das estâncias vaticanas, Leão X mandou pintar nas paredes dois Papas desta série: Leão III coroando Carlos Magno e Leão IV apagando o incêndio do Borgo e vencendo os sarracenos em Óstia. Queria que o vissem como herdeiro daqueles Leões, e em certo sentido o foi: recebeu uma Igreja mais rica, mais obedecida e mais brilhante que a de qualquer um deles. O que fez com ela é a matéria desta reportagem. Leão X foi o Papa que teve diante de si Lutero, o condenou e o excomungou, e teve razão na doutrina. Também foi o Papa sob o qual metade da Europa deixou de obedecer a Roma. As duas coisas são certas e esta série não escolhe entre elas.
Giovanni de Médici nasceu em Florença em 11 de dezembro de 1475, segundo filho de Lourenço o Magnífico e de Clarice Orsini, e desde o berço esteve destinado à Igreja como quem destina um filho a uma carreira. Recebeu a tonsura aos seis anos. Aos sete era abade de Font-Douce, na França, e protonotário apostólico por concessão de Sisto IV. Aos oito tinha a abadia de Passignano e aos dez a de Montecassino, a casa mãe da ordem de São Bento, porque todos os benefícios que os Médici podiam obter iam parar nele. Em 1489, à força de pressão de Lourenço e seus embaixadores, Inocêncio VIII o criou cardeal com treze anos, com a condição de que não vestisse a púrpura nem exercesse durante três anos. Recebeu as insígnias em Fiesole em 9 de março de 1492, com dezesseis. Seu pai lhe enviou então uma carta de conselhos que a Enciclopédia Católica elogia por seu bom senso: recomendava-lhe a honradez e o exemplo, tanto mais necessários, dizia, quanto que o colégio cardinalício andava escasso dessas virtudes. Um mês depois Lourenço havia morrido. Convém reter a carreira inteira, porque o que levou Lutero à porta de Wittenberg era exatamente isto: sedes, abadias e capelos que se obtinham por pressão, por dinheiro ou por sangue, e que se acumulavam numa mesma cabeça. O futuro Leão X não combateu esse sistema. Era seu produto.
No conclave de 1492 votou contra Rodrigo Bórgia, que saiu eleito de todo modo como Alexandre VI, e retirou-se para Florença até que em 1494 a queda dos Médici o obrigou a fugir com hábito de franciscano. Passou anos como diletante de letras e artes, generoso e mau administrador, dois traços que não perderia nunca. Júlio II o fez legado em Bolonha e na Romanha em 1511; no ano seguinte caiu prisioneiro dos franceses em Ravena, escapou quando o levavam para a França e em setembro de 1512 viu sua família recuperar Florença. Júlio II morreu em 21 de fevereiro de 1513. No primeiro escrutínio do conclave o cardeal de Médici recebeu um voto. Seus partidários, os cardeais jovens, esperaram o momento oportuno, e em março saiu Papa com trinta e sete anos e uma fístula que teve que ser operada durante o enclausuramento. Era diácono. Ordenaram-no sacerdote em 15 de março, consagraram-no bispo em 17 e coroaram-no em 19. É o último Papa da história eleito sem ser sacerdote. Atribui-se a ele ter dito ao sair eleito que gozasse do papado, já que Deus lho havia dado. A frase deve-se a um embaixador veneziano que não era imparcial e não estava em Roma, e não há razão para dá-la como sua. Tampouco faz falta. Os fatos a substituem.
Júlio II havia deixado um tesouro considerável; em dois anos não restava nada. Na primavera de 1515 a caixa estava vazia e não voltou a encher-se. Os ingressos da Santa Sé rondavam os quinhentos ou seiscentos mil ducados ao ano; a casa pontifícia, que seu antecessor havia sustentado com quarenta e oito mil, custava agora o dobro. Em menos de nove anos gastou cerca de quatro milhões e meio de ducados e deixou ao morrer uma dívida de quatrocentos mil que arruinou seus credores. Para tapar o buraco criou ofícios novos e vendeu os maiores, e converteu os jubileus e as indulgências, segundo escreve seu próprio biógrafo católico, em operações quase inteiramente financeiras. Caçava cada ano em grande escala, dava banquetes, fazia representar no palácio comédias que nenhum moralista teria aprovado e ria com os bufões. Repartia além disso mais de seis mil ducados anuais em esmolas, ouvia missa diariamente, rezava o breviário, jejuava três vezes por semana e levou como Papa a mesma vida privada irrepreensível que havia levado como cardeal. Não era um Bórgia. Era algo mais difícil de julgar: um homem piedoso e ortodoxo que não governava.
Roma foi com ele a capital das letras e das artes. Bembo e Sadoleto lhe escreviam as cartas em latim ciceroniano; Aldo Manúcio imprimia os gregos sob sua proteção; recuperou a biblioteca de sua família, vendida em 1494, e a trouxe para o Vaticano. Rafael, a quem Júlio II havia chamado a Roma, fez sob Leão X as estâncias, os cartões das tapeçarias da Capela Sistina, as loggias e a Transfiguração, e morreu em 1520 sem ter podido avançar quase nada na fábrica de São Pedro, porque não havia dinheiro. Os poetas que o cantaram passam do centenar. A Enciclopédia Católica, que não lhe regateia o mérito, conclui que como mecenas foi supervalorizado e que foi no fundo um diletante. O juízo importa menos que a ordem de prioridades: o Papa que deixou Rafael sem fundos para a basílica encontrou dinheiro para o carnaval de 1520, o ano da bula contra Lutero.
Herdou também um concílio. O V de Latrão estava aberto desde maio de 1512, convocado por Júlio II contra o conciliábulo de Pisa, e Leão o continuou até sua décima segunda e última sessão, em 16 de março de 1517. Dele saíram textos que a Igreja segue citando. A bula Apostolici regiminis, de dezembro de 1513, condenou contra a escola de Pomponazzi a tese de que a alma individual é mortal, ou de que pode ter-se por verdadeiro em filosofia o que a fé declara falso. Pastor aeternus, de dezembro de 1516, afirmou que o Papa está acima do concílio e ab-rogou a Pragmática Sanção de Bourges. Houve além disso uma bula extensa de reforma: que as abadias e benefícios se dessem somente a pessoas dignas e segundo o direito, que se restringissem as encomendas, as uniões e as dispensas, que os cardeais e os clérigos vivessem como deviam, que se castigassem blasfemos, incontinentes e simoníacos, que as rendas da Igreja não se destinassem a usos profanos. Nada disso se cumpriu. O próprio Leão dispensou repetidamente os decretos de seu concílio. Para o final, em 1517, um leigo, Gianfrancesco Pico della Mirandola, pronunciou ante os padres um discurso sobre o estado moral do clero e terminou advertindo que, se o Papa deixasse aquelas feridas sem remédio, era de temer que Deus mesmo cortasse os membros podres e os destruísse a ferro e fogo. Nesse mesmo ano, sete meses e meio depois de encerrado o concílio, um agostiniano de Wittenberg enviou suas teses ao arcebispo de Mainz.
Antes disso veio Bolonha. Francisco I, rei da França desde janeiro de 1515, venceu em Marignano nos dias 13 e 14 de setembro, e o Papa, que havia jogado a duas bandas com ele e com seus inimigos, atirou-se nos braços do vencedor. Cedeu Parma e Piacenza, entrevistou-se com o rei em Bolonha de 11 a 15 de dezembro e daquelas conversas saiu o Concordato de 1516, promulgado como bula em 18 de agosto. Roma obtinha a revogação da Pragmática Sanção de 1438, que havia submetido a Igreja da França aos decretos conciliaristas de Basileia, e o reconhecimento do primado. Em troca, o rei da França recebia o direito de nomear todos os bispos, abades e priores do reino; o Papa reservava-se a instituição canônica. O clero e os parlamentos franceses protestaram durante séculos. A Enciclopédia Católica, escrita sob Pio X, descreve o preço como muito alto e o resultado como uma França atada à Santa Sé, e acrescenta que o modo em que a coroa usou esse poder produziu depois grandes males. O acordo durou duzentos e setenta e cinco anos, até a Revolução, e o de 1801 com Napoleão o reproduziu no essencial. É o molde de toda a diplomacia concordatária posterior, incluída a que hoje rege na China: o Estado propõe, Roma confirma e a Igreja sobrevive com bispos que deve a um príncipe. Em Bolonha o Papa não comprou a paz da Igreja. Comprou a do papado.
Em 1517 seu próprio colégio tentou matá-lo. O cardeal Petrucci, ressentido porque Leão havia afastado seu irmão do governo de Siena, tratou de envenená-lo por meio de um médico. A conjura foi descoberta por uma carta. Petrucci foi executado; os cardeais Sauli, Riario, Soderini e Castellesi, cuja cumplicidade não chegou a ser provada, pagaram multas, e Riario, cento e cinquenta mil ducados. Em 1 de julho de 1517 o Papa criou trinta e um cardeais em um só consistório. Alguns eram homens de mérito. Não poucos entraram pelas somas que adiantaram, e o efeito conjunto foi um colégio submisso e uma caixa momentaneamente aliviada para a guerra de Urbino, que Leão sustentava para dar o ducado a seu sobrinho Lourenço. Nesse mesmo outono preparava a cruzada contra o turco, que pregou em 1518 com uma trégua de cinco anos proclamada em toda a cristandade e que nenhum príncipe secundou. Na Alemanha, onde também se pregou, as pessoas entenderam que Roma pedia dinheiro outra vez. Um libelo disse que os verdadeiros turcos estavam na Itália.
O assunto de Lutero começou por dinheiro. Alberto de Brandemburgo, arcebispo de Magdeburgo, quis ser também de Mainz e conservar Halberstadt, e Roma lhe concedeu as três sedes em troca de dez mil ducados acima das taxas ordinárias de confirmação. Para que pudesse pagá-los permitiu-se-lhe pregar em seus territórios a indulgência plenária destinada à fábrica de São Pedro, ficando com a metade do arrecadado. A Enciclopédia Católica chama a esta transação uma desonra para todos os que participaram dela. O dominicano Tetzel saiu a pregá-la, a arrecadação passou de acessório a objeto principal e as indulgências pelos defuntos se converteram em veículo de doutrinas inadmissíveis. Em 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero enviou suas noventa e cinco teses ao arcebispo Alberto. O que se seguiu foi um processo de três anos que Leão levou como levava tudo: à distância, por delegação e com a atenção em outra parte. Em julho de 1518 o mestre do Sacro Palácio, Silvestre Prierias, respondeu às teses com um diálogo que reduzia a questão à autoridade do Papa; em agosto Lutero foi citado a Roma. Frederico da Saxônia, seu príncipe, conseguiu que fosse ouvido na Alemanha. De 12 a 14 de outubro de 1518, em Augsburgo e na casa dos Fugger, os banqueiros que haviam emprestado a Alberto o dinheiro de Mainz, o cardeal Caetano o interrogou com instruções de receber sua retratação ou condená-lo. Lutero não se retratou e saiu da cidade de noite. Em 9 de novembro Leão assinou Cum postquam, que fixava a doutrina das indulgências e corrigia os excessos dos pregadores, e na qual Lutero fez notar que não se citava uma linha da Escritura. O camareiro Miltitz tentou depois um arranjo e levou a Frederico a Rosa de Ouro, a mesma que Leão IX havia instituído. Em julho de 1519, em Leipzig, João Eck arrastou Lutero a negar a autoridade dos Papas e também a dos concílios, e desde esse momento a disputa sobre as indulgências era outra coisa. Entretanto havia morrido Maximiliano e o Papa dedicava o melhor de seu engenho à eleição imperial: navegou, segundo se disse então, com duas bússolas, pactuou ao mesmo tempo com Francisco I e com Carlos de Habsburgo e passou-se ao segundo quando sua eleição foi inevitável. O processo de Lutero esperou. A bula chegou em 15 de junho de 1520. Começa com o salmo: levanta-te, Senhor, e julga tua causa, porque um javali entrou em tua vinha. Condena quarenta e uma proposições tiradas das teses e de outros escritos de Lutero, manda queimar seus livros e lhe dá sessenta dias para [o texto original continua, mas foi truncado aqui].
📎 Fonte original: Infovaticana
