Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasFormacao

"Allein den Betern" – A crise de fé e a secularização: a análise do Pe. Michael Gurtner

10 de outubro de 2026 às 23:03

"Allein den Betern" – A crise de fé e a secularização: a análise do Pe. Michael Gurtner

Em mais um capítulo de sua obra "Allein den Betern" (Somente os que rezam), o sacerdote austríaco Dom Michael Gurtner aprofunda o cerne da crise da Igreja: a secularização interna. O autor adverte contra o perigo de se passar de um extremo – a mundanização – para outro – a hostilidade radical ao mundo – e propõe um retorno ao equilíbrio perdido entre o espiritual e o secular, recordando como a Igreja sempre soube discernir e "catolicizar" elementos do mundo para o serviço do sagrado.

Em mais um capítulo de sua obra "Allein den Betern" (Somente os que rezam), o sacerdote austríaco Dom Michael Gurtner aprofunda o cerne da crise da Igreja: a secularização interna. O autor adverte contra o perigo de se passar de um extremo – a mundanização – para outro – a hostilidade radical ao mundo – e propõe um retorno ao equilíbrio perdido entre o espiritual e o secular, recordando como a Igreja sempre soube discernir e "catolicizar" elementos do mundo para o serviço do sagrado.

Publicado em 11 de outubro de 2026, o artigo "Allein den Betern – Folge 5" (Somente os que rezam – Parte 5) dá continuidade à série que expõe o livro do Pe. Michael Gurtner sobre a crise de fé e de Igreja e o caminho para superá-la. O título da obra é inspirado na frase de Reinhold Schneider: "Somente os que rezam ainda podem conseguir." O livro do sacerdote austríaco Dom Michael Gurtner, "Allein den Betern", está sendo publicado em partes. As partes já publicadas podem ser encontradas aqui.

Por Dom Michael Gurtner*

1.2 O cerne da crise – aprofundamento

Esse chamado é certamente legítimo e necessário, mas deveria ser complementado, por precaução, com a advertência de que, em toda desmundanização a ser buscada, é preciso ser cauteloso, proceder com a devida prudência e não jogar fora o bebê junto com a água do banho, ou seja, não cair de uma mundanização extrema no extremo oposto de uma hostilidade radical ao mundo. Trata-se de reencontrar o equilíbrio perdido entre o espiritual e o secular, e não de banir cegamente tudo o que possa ter cheiro de mundo. A Igreja nunca simplesmente rejeitou o secular, como fizeram algumas seitas da Igreja primitiva, mas sempre soube distinguir o que devia ser rejeitado e o que podia ser acolhido e transformado para utilidade da Igreja.

Assim, por exemplo, ela não condenou as insígnias imperiais como "despojo e bugiganga mundanos" e as jogou fora com desprezo, mas soube, em sua sabedoria, ver o bem nelas, "catolicizá-las" e utilizá-las para a liturgia e sua própria cultura eclesial (também em áreas como arte, construção de igrejas, formas de convivência eclesiástica etc.). Hoje seria necessário um novo processo semelhante: uma examinação sóbria, precisa e objetiva daquilo que, vindo do mundo, deve ser eliminado da Igreja por ser incompatível com ela, e daquilo que, por outro lado, pode subsistir nela e ser-lhe útil para sua missão.

Para ilustrar isso também com um exemplo: a palavra grega antiga para Evangelho, εὐαγγέλιον, ou em latim Evangelium, que muitas vezes é traduzida como "boa notícia", era uma palavra que tinha um significado fortemente profano. O imperador romano usava essa palavra em geral para todas as suas mensagens, mesmo quando seu conteúdo não era de forma alguma "bom", e especificamente para notícias de vitórias militares, que circulavam sob o título "Evangelium". É claro que essa palavra não era uma invenção romana, mas pode ser encontrada, por exemplo, já no Antigo Testamento; no entanto, seu uso na época em que os Evangelhos surgiram era fortemente marcado pelo caráter profano-imperial-militar. O imperador romano também gostava de se rodear do nimbo do religioso, o que teria feito o termo "Evangelium" parecer ainda mais suspeito e digno de ser evitado.

No entanto, a Igreja nascente optou de outra forma: ela adotou essa palavra profana com forte caráter pagão e de culto imperial, mas lhe deu um novo significado totalmente especial. Por isso, o significado do nosso termo "Evangelho" vai muito além do de "boa notícia", pois esse conceito diz: não o imperador, e portanto não o mundo, tem a boa notícia, mas esta se encontra verdadeiramente em Cristo, o Verbo divino, o Logos.

Algo semelhante podemos dizer, por exemplo, da dalmática, a veste litúrgica superior dos diáconos. Esta era originalmente uma vestimenta proveniente da Dalmácia, que depois também foi usada por cidadãos romanos de alta posição como peça de vestuário nobre e, portanto, constituía uma peça de roupa profana romana. Mais tarde, também os imperadores (do Oriente) a usaram. A Igreja, logo cedo, por volta do século II, adotou essa veste nobre e imperial romana como vestimenta litúrgica para seus "servidores", os diáconos. A mensagem associada era: o serviço eclesiástico dos diáconos é elevado, distinto, nobre e digno.

Algo semelhante aconteceu com muitas outras vestes litúrgicas e não litúrgicas, costumes e modos de comportamento, que assim também marcam uma relação especial da Igreja com o profano. Não se rejeita e demoniza tudo em bloco, mas se examina, e o que é bom é adotado e revestido de uma mensagem ou anúncio cristão especial. Este último ponto é decisivo: nunca passaria pela cabeça da Igreja, nesse processo, querer mundanizar-se e adaptar-se ao mundo por meio de empréstimos profanos. A direção era muito mais a oposta: o secular era assumido a serviço do sagrado. Não o substituía, mas o sustentava e assim se tornava, de certa forma, ele mesmo "santificado".

Podemos ver nisso um modelo de uma relação saudável e equilibrada da Igreja com o mundo, que perdemos. Hoje, ao contrário, o mundo já não é mais influenciado pela Igreja, ou se emancipou dessa influência e, portanto, tornou-se literalmente sem Deus. E é precisamente esse tipo de mundo sem Deus que acolhemos na Igreja sem alterações e sem santificação, fazendo com que ela mesma se mundanize, até que, em algum momento, nada mais reste dela além de um conceito estatal de assistência social.

Essa tendência é notavelmente mais forte e acentuada na chamada "base" do que nos níveis superiores, embora também não esteja ausente lá. Isso provavelmente se deve ao fato de que a abertura da Igreja ao mundo e a consequente adoção do pensamento mundano desenvolveram subitamente uma enorme dinâmica própria, com a qual provavelmente não se contava no início. Como início temporal, costuma-se citar o Concílio Vaticano II. Isso certamente não é completamente falso, mas não se deve esquecer que este, por sua vez, também teve sua própria história.

As formulações muitas vezes comprometedoras do Concílio Vaticano II abriram parcialmente uma fenda que terminou em uma verdadeira ruptura. Em muitos aspectos, foi-se muito além de tudo o que originalmente se pensava, começando pela liturgia, passando pelo ecumenismo, até a condução da Igreja em seus diversos níveis. A mundanização no pensamento e na ação no interior da Igreja levou à crise de fé constatada no início, como a verdadeira crise fundamental e central, que é, por assim dizer, a "mãe" das diversas configurações morfológicas.

*Mag. Dom Michael Gurtner é um sacerdote diocesano originário da Áustria, que, no período da proibição pública de missas durante a era Corona, resistiu a essa proibição e, com isso, adquiriu grandes méritos pela salvação das almas. É autor de vários livros teológicos. Em Katholisches.info, publicou em 2023/24 a série "Zur Lage der Kirche" (Sobre a situação da Igreja), que também foi lançada em livro. O livro da série: Don Michael Gurtner: Allein den Betern, Selbstverlag, 2ª ed. 2023, 370 páginas.

Imagem: Giuseppe Nardi (SS. Trinità dei Pellegrini, Roma/adaptado)

Allein den Betern, desmundanização, Evangelho, crise de fé, crise da Igreja, Michael Gurtner, mundanização, Concílio Vaticano II

Artigos relacionados

Contexto Há 50 anos: Osservatore Romano noticiou pela primeira vez sobre rebeldes na Igreja 17 de maio de 2019 Comentários desativados para Há 50 anos: Osservatore Romano noticiou pela primeira vez sobre rebeldes na Igreja (Roma) Em 15 de maio de 1969, a agência de notícias espanhola EFE, a quarta maior do mundo, publicou a notícia: "'Eles mudam a Igreja num processo subversivo.' O Osservatore Romano fala de católicos rebeldes". Pela primeira vez, o jornal do Papa noticiava sobre uma rebelião intra-eclesial que não se manifestava sobre uma questão isolada, mas era de natureza principiológica.

Fórum Escandalizar e silenciar 11 de outubro de 2022 3 Por Hubert Hecker Críticos e críticas do Caminho Sinodal são, na maioria das vezes, ignorados pelo presidium sinodal e seus meios de comunicação. Assim tem acontecido até agora com os cardeais alemães Walter Brandmüller, Gerhard Ludwig Müller e Walter Kasper em suas numerosas contribuições críticas ao caminho sinodal alemão. O ex-cardeal da Cúria Kasper, predecessor do cardeal Koch, alertou várias vezes que os ...

Notícias Uma recepção para jainistas e uma quebra de tabu 25 de novembro de 2024 1 Na manhã de hoje, o Papa Francisco recebeu uma delegação internacional de jainistas. Refere-se aos seguidores do jainismo, uma religião indiana que surgiu contemporaneamente e em estreita ligação com o budismo. Como o budismo, o jainismo é transteísta e coloca acima dos deuses uma verdade impessoal, transcendente e supramundana. No encontro, houve uma quebra de tabu.

Deixe agora um comentário Deixe um comentário Cancelar resposta O endereço de e-mail não será publicado. Comentário Nome * E-mail * Site Salvar meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar. Katholisches – Revista independente para Igreja e Cultura


📎 Fonte original: Katholisches

📎 Fonte original: Katholisches

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.