Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasDoutrina

Oportunidade de dar a Maria o título de Corredentora: dois livros respondem à nota do Vaticano

12 de outubro de 2026 às 00:29

Oportunidade de dar a Maria o título de Corredentora: dois livros respondem à nota do Vaticano

As edições Via Romana publicaram corajosamente duas obras que tratam da corredenção da Virgem Maria, em resposta à estranha nota doutrinal Mater Populi fidelis, do Dicastério para a Doutrina da Fé, publicada em 4 de novembro de 2025, que negou a oportunidade de aplicar à Santíssima Virgem o título de Corredentora, bem como o título equivalente de Mediadora de todas as graças.

O primeiro livro, de Guy Barrey, intitula-se Maria Corredentora, Mãe, Mediadora e Advogada, com prefácio de Dom Athanasius Schneider. Trata-se de uma valiosa introdução ao tema, oferecendo uma apresentação teológica desse título que expressa o mistério da participação da Mãe de Deus, com e sob seu divino Filho, na aquisição, pela satisfação, de todas e cada uma das graças de salvação concedidas aos homens. Essa participação se dá pelos méritos de congruo (fundados na caridade) de sua Compaixão, os quais são, por vontade de Deus, indissoluvelmente unidos aos méritos de condigno (fundados na justiça) da Paixão de Cristo.

Guy Barrey chama especialmente a atenção para a devoção aos Corações Unidos de Jesus e de Maria, propagada por São João Eudes e, em seguida, por São Luís Maria Grignion de Montfort. Este último escrevia: «O Coração dessa gloriosa Maria contribuiu para a obra de nossa redenção, porque Jesus [...] é o fruto do Coração dessa bem-aventurada Virgem e esse mesmo Coração é também o sacrificador que ofereceu essa divina hóstia, e o altar sobre o qual ela foi oferecida» (São João Eudes, O Coração admirável da muito sagrada Mãe de Deus).

O segundo livro, sob a direção de Karen Darantière, reúne as atas de um colóquio realizado em Paris nos dias 23 e 24 de maio de 2025, sob o título: As splendidores de Maria Corredentora. A obra contém, notadamente, as contribuições de Dom Athanasius Schneider, do Pe. Manfred Hauke, da faculdade de teologia de Lugano, e do Pe. Serafino Lanzetta, e é enriquecida com uma série de fotografias de quadros comentados teologicamente, como o tríptico da Sarça Ardente, de Nicolas Froment, ou a Virgem do Apocalipse, de Miguel Cabrera.

O Pe. de Nadaï, op, membro da Comissão Leonina, mostra nessa obra a ligação do título de Corredentora ao fato de que o Verbo quis sujeitar sua encarnação redentora à vontade de Maria. Ela tem, assim, direito ao título de Corredentora porque tem direito, antes de tudo, ao título de Mãe de Deus, que é, aliás, de força bem maior. Roberto De Mattei trata da «questão mariana no Concílio Vaticano II». Um esquema específico De Beata Maria Virgine havia sido preparado, no qual o título de Mediadora de todas as graças, como associada a Cristo na sua aquisição, era claramente enunciado. Em contrapartida, o de Corredentora foi omitido sob o pretexto de que poderia «ser mal compreendido pelos protestantes». Acrescente-se que, tanto nesse esquema preparatório quanto nos outros, nenhum cânone de definição infalível estava previsto.

Apesar de sua prudência, o esquema encontrou forte oposição no Concílio, pois lhe era reprovado fazer obstáculo ao ecumenismo em relação aos protestantes. Foi primeiramente fundido no esquema sobre a Igreja, que se tornaria a constituição Lumen gentium. Além disso, os Padres progressistas queriam que se retirasse dele o título de Maria Mediadora de todas as graças. Segundo um processo habitual no Vaticano II, encontrou-se um compromisso entre a ala avançada e os bispos conservadores: o título foi inserido no meio de outros e privado do genitivo «de todas as graças»: «A bem-aventurada Virgem é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, socorredora, mediadora» (n. 62). Roberto De Mattei observa que, nesse campo como em outros, a minoria progressista prevaleceu graças às concessões do front conservador. Os mariólogos deste tentarão depois desesperadamente referir-se à menção de Lumen gentium, mas foi bem a «reinterpretação» minimalista da mariologia pelo Concílio, a do Pe. René Laurentin, que prevaleceu.

Nesse colóquio, fomos encarregados de falar sobre «a doutrina da corredenção na escola francesa de espiritualidade», que valorizou o tema equivalente de Virgo Sacerdos, Virgem Sacerdote, que remonta ao Pseudo-Epifânio de Salamina (século V) e que se encontra depois, de século em século, até Ippolito Marracci (1604-1675). Para a escola francesa de espiritualidade, cujo primeiro líder foi o cardeal de Bérulle, e especialmente para Jean-Jacques Olier, a analogia estabelecida entre o «sacerdócio» de Maria e o dos sacerdotes servia para sublinhar a eminência mística do sacerdócio e para encorajar o clero à santidade de vida. O formal do sacerdócio de Maria encontra-se no fato de que, aos pés da Cruz, ela cooperava no ato principal do sacerdócio de Jesus Cristo, dando, como quis o plano divino, seu consentimento ao sacrifício. «Seu sexo sozinho a privava do uso e da dignidade desse ministério, que era reservado aos homens» (J.-J. Olier, O espírito das cerimônias da missa).

A contribuição do Pe. Le Troadec recorda as atestações pontifícias desse título, e notadamente as repetidas de Pio XI. «O Redentor devia, necessariamente, associar sua Mãe à sua obra. É por isso que a invocamos sob o título de Corredentora» (alocução de 1933). A associação de Maria à Paixão redentora era necessária, de uma necessidade de congruência, evidentemente. A preparação desse colóquio ocorreu nos últimos dias do pontificado do Papa Francisco. No mesmo momento, em Roma, realizou-se uma reunião no Palácio do Santo Ofício para tratar da inoportunidade dos títulos marianos de Corredentora e de Mediadora de todas as graças, da qual participava o cardeal Prevost, a quem essa questão era cara, reunião que fazia o balanço dos primeiros trabalhos do Dicastério para a Doutrina da Fé que levariam à nota Mater populi fidelis.

É o pedido de um novo dogma mariano (por exemplo, pelo cardeal Journet, pelo Pe. Réginald Garrigou-Lagrange, recentemente pelo cardeal Vithayathil, pelo Dr. Mark Miravalle, presidente de Vox Populi Mariæ Mediatrici), declarando solenemente Maria Corredentora e Mediadora de todas as graças, que exaspera e exasperou mais aqueles que Roberto De Mattei qualifica de «minimalistas». Estes, como o Pe. Yves Congar, queixavam-se do que consideravam uma «inflação» dos dogmas marianos na época contemporânea. Na verdade, a definição solene é pedida porque tornaria definitivo o que já ensina a doutrina pontifícia ordinária (São Pio X, Bento XV, Pio XI, Pio XII). Além disso, é preciso convir que os dogmas marianos tiveram grande alcance eclesial. A proclamação da Imaculada Conceição em 1854 era ao mesmo tempo uma afirmação da infalibilidade pessoal do papa, que o primeiro concílio do Vaticano definiria em 1870. A proclamação da Assunção em 1950 (o ano de Humani generis, a encíclica de Pio XII sobre os erros contemporâneos) teve um alcance antimodernista considerável ao afirmar que a entrada no céu da Santíssima Virgem ocorreu não somente com sua alma, mas também com seu corpo, o que toca a fé na ressurreição dos corpos. E hoje, um dogma mariano sobre a corredenção e sobre a mediação de todas as graças corresponderia a uma recolocação em cena da infalibilidade, afastada desde o Vaticano II, com imensas consequências para a proclamação e a defesa da fé católica.


📎 Fonte original: Lesalonbeige

📎 Fonte original: Lesalonbeige

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.