CIDADE DO VATICANO, 11 de outubro de 2026 — O Cardeal Gerhard Müller defendeu vigorosamente o título mariano "Corredentora", argumentando que não se trata de um excesso devocional, mas de uma verdade enraizada na Revelação Divina. Em discurso proferido na Conferência Mariana Internacional "De Maria numquam satis" [sobre Maria nunca se pode dizer o suficiente], realizada no Instituto Patrístico Augustinianum nos dias 7 e 8 de outubro, o ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé declarou: "Quando... Maria é chamada 'Corredentora' na piedade e na teologia católicas, isso não é uma atribuição enganosa nem um exagero entusiástico, mas uma verdade objetivamente contida na Revelação."
O cardeal alemão continuou: "Este título não deve ser suprimido em silêncio por causa de sua rejeição pelos protestantes, que, com base em sua doutrina sobre a justificação, entendem a redenção como excluindo a livre cooperação do homem e, assim, diminuem seu alcance. Em vez disso", disse ele, "ele exige uma explicação dentro do contexto geral da obra divino-humana da redenção realizada por Cristo, o Filho de Deus, e por Maria."
O Cardeal Müller nem sempre foi um defensor ferrenho do título "Corredentora". Em comentários a esta jornalista após a conferência, ele explicou: "Em tempos passados, eu sustentava que não era oportuno fazer deste título um dogma, pois ele precisa ser explicado de maneira completa e adequada. Mas depois que o Dicastério para a Doutrina da Fé publicou Mater Populi Fidelis, dizendo que o uso do título deve ser evitado — mas sem definir seu verdadeiro significado e explicar sua interpretação adequada —, estudei a questão e cheguei a estas reflexões."
A tese central do Cardeal repousa sobre a premissa de que Deus "não nos exclui da obra da redenção, mas nos inclui". A cooperação do homem com Deus, disse ele, "constitui a mais alta dignidade que Deus pode comunicar ao homem". Baseando-se em São Tomás de Aquino (Summa Theologiae I, q. 23, a. 8 ad 2), Müller observou que o Doutor Angélico "distingue o nível em que Deus, por sua natureza, age sozinho da maneira pela qual, no plano da criação, Ele confere ao homem a graça da cooperação, para que também os homens possam ser co-causas da redenção e da justificação dos pecadores, servindo como causas secundárias e como intermediários da causa primeira". A cooperação da criatura no plano de salvação de Deus, disse ele, é "o ápice de nossa dignidade humana". Por essa razão, argumentou, a Mariologia é "o coroamento da antropologia católica e o critério da ortodoxia católica".
O Cardeal enfatizou que a livre cooperação de Maria na obra da redenção não é uma formalidade: "Se ela tivesse retido seu Fiat", disse ele, "todos nós teríamos permanecido perdidos para sempre". A defesa do título mariano por Müller — juntamente com a do Cardeal Raymond Burke em seu discurso de abertura na conferência — marca a primeira vez que dois prelados de tão alto grau o defendem publicamente em um encontro de grande visibilidade desde que o Dicastério para a Doutrina da Fé publicou Mater Populi Fidelis há quase um ano.
Publicada em 4 de novembro de 2025, a Nota doutrinal, que gerou significativo debate, afirmou no n. 22 que "é sempre inapropriado usar o título 'Corredentora' para definir a cooperação de Maria", pois "corre o risco de obscurecer a mediação salvífica única de Cristo e pode, portanto, criar confusão e um desequilíbrio na harmonia das verdades da fé cristã". Três semanas após sua publicação, o Cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério, esclareceu que a afirmação de que "é sempre inapropriado" usar o título "não pretende julgar" afirmações passadas de santos, doutores e papas, mas significa que "a partir de agora" ele não será usado "nem na liturgia, isto é, em textos litúrgicos, nem em documentos oficiais da Santa Sé". Ele enfatizou ainda que a restrição se aplica unicamente à linguagem oficial da Igreja, e que os fiéis que compreendem o significado próprio do título não são solicitados a abandoná-lo na devoção privada ou em discussão informada.
Os organizadores da conferência mariana de 7 a 8 de outubro disseram que o Cardeal Fernández foi convidado, mas não pôde comparecer, enviando seus "mais calorosos e sinceros votos de bom êxito" ao encontro. O Cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, também enviou seus "melhores votos para o pleno sucesso da conferência, para que seja uma ocasião fecunda de estudo, reflexão mais profunda e renovada contemplação do mistério da Santíssima Virgem Maria, e para que a reflexão sobre sua missão única no mistério de Cristo e da Igreja inspire nos participantes um amor cada vez mais profundo por aquela que, como Mãe do Verbo Encarnado e Mãe da Igreja, sempre nos conduz a seu Filho". O Cardeal George Koovakad, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, foi representado no evento por um oficial de seu dicastério.
Abaixo está uma tradução oficial em inglês do discurso do Cardeal Müller, intitulado "A Cooperação da Bem-Aventurada Virgem Maria na Redenção", publicada com sua gentil permissão. A Bem-Aventurada Virgem Maria na Redenção — Gerhard Cardeal Müller, Roma. 1. A Diferença Fundamental entre o Conceito Católico e o Protestante da Graça Divina e da Cooperação Humana. Um dos maiores teólogos do século XIX e figura de destaque da Escola Católica de Tübingen foi Johann Adam Möhler (1796–1838). Em sua obra principal, a Symbolik (1832), ele remontou as numerosas diferenças doutrinais entre católicos e protestantes à antropologia cristã. Faz-se referência à doutrina da imagem natural e sobrenatural de Deus; ao pecado original, que ou corrompe totalmente a natureza do homem ou apenas a fere; e à justificação do pecador pela graça de Cristo, o Redentor (Symbolik, Introdução, §18). A unidade da Cristandade Ocidental foi despedaçada sobre a questão da justificação subjetiva do pecador e sua relação com a obra objetiva da redenção realizada por Jesus Cristo. A grande questão é esta: o pecado de Adão não causou, além da perda da graça sobrenatural para toda a raça humana, a corrupção total da natureza humana, criada à imagem e semelhança de Deus? À primeira parte da questão, católicos e protestantes respondem em concordância: sim. Em Adão perdemos a graça sobrenatural que nos tornava interiormente semelhantes a Deus em espírito e vontade, e só podemos recuperá-la na graça de Cristo, o único Salvador do mundo. À segunda parte da questão, os protestantes respondem, segundo seus textos confessionais, que nada de bom e agradável a Deus permaneceu na natureza humana. Em sua natureza totalmente corrompida, o pecador seria incapaz até de observar os mandamentos da lei moral natural (Rm 2,15), ou de reconhecer a existência de Deus, ao menos pela razão, para agradecer-lhe e amá-lo (Rm 1,20). Por causa do pecado de Adão, nossa vontade seria totalmente má e odiaria a Deus. E, segundo a doutrina protestante, nem mesmo a graça redentora é capaz de restaurar, curar e elevar a imagem natural de Deus na criatura, ainda que, com base na unidade divino-humana de Cristo, uma união nupcial entre natureza e graça se realize no homem. Segundo as alegações dos protestantes, sou justificado na fé unicamente por confiar em Cristo. Cristo não...
📎 Fonte original: Substack
