No dia 4 de outubro de 2015, XXVII Domingo do Tempo Comum, quando se abria o Sínodo sobre a família, Bento XVI pronunciou uma homilia inédita na qual aprofundou a visão bíblica do ser humano como imagem de Deus, criado homem e mulher, e alertou contra as teorias de gênero que negam essa realidade. O texto, agora publicado no volume 'Dio è la vera realtà. Omelie inedite 2005-2017', da Libreria Editrice Vaticana, revela a profundidade teológica do Papa emérito sobre a criação, a sexualidade e o celibato cristão.
Homem imagem de Deus. Homem e mulher Ele os criou.
No dia 4 de outubro de 2015 – XXVII Domingo do Tempo Comum, Ano B –, quando se abria o Sínodo dos Bispos sobre a família, a liturgia propunha as leituras: Gênesis 2, 18-24; Salmo 127 (128); Hebreus 2, 9-11; Marcos 10, 2-16. Bento XVI pronunciou então uma homilia inédita, agora publicada no volume 'Dio è la vera realtà. Omelie inedite 2005-2017', da Libreria Editrice Vaticana, 2025, páginas 310-315.
Caros amigos, neste mesmo dia em que se abre o Sínodo, a liturgia nos propõe este Evangelho no qual o Senhor clarifica a vontade do Criador para o homem, uma vontade que deve novamente conservar todo o seu valor no mundo da Redenção. Mas eu não gostaria de falar agora dos problemas hoje tão discutidos, e sim do fundamento de tudo isso, que aparece na primeira leitura bem como no Evangelho: a saber, do que é o homem. Esta imagem da Criação, tão simples e tão profunda, que aparece no início do segundo capítulo do Gênesis, parece-me muito bela: o texto diz que Deus modelou o homem do pó da terra e lhe deu vida pelo sopro de sua respiração, de modo que ele se tornou um ser vivente (cf. Gn 2, 7). O fato de modelar assim, a partir do pó do solo, um corpo chamado a tornar-se homem abrange todo o processo da evolução; faz-nos compreender como Deus, pouco a pouco – no curso do processo da vida nascente –, plasma o homem, forma o homem, vai em direção ao homem, para depois, no momento querido, insuflar um sopro de vida em suas narinas. É também uma imagem maravilhosa. No momento querido, Deus dá um novo sopro de vida, não apenas a vida biológica enquanto tal, mas a sua própria vida, na qual Ele mesmo se faz presente, de modo que esse ser novo – esse ser vivente – traz em si o sopro de Deus. Por isso o homem é o ser capaz de conhecer Deus. O advento do homem, o nascimento da criatura humana, é apresentado no momento em que esse ser se torna capaz de compreender e de conhecer Deus. Deus não propõe apenas tarefas úteis a cumprir; antes de tudo, Ele dá a vida em sua fonte, Ele se dá a si mesmo. É assim que a missão do homem aparece em todo o seu esplendor, como a síntese da Criação, que recapitula nele toda a evolução material, desde a matéria bruta até o cume da vida onde Deus finalmente encontra o homem. O homem traz em si esse sopro: ele é precisamente a síntese da Criação, e sua missão consiste em levar o mundo em si para Deus, para a ressurreição; em dar, por assim dizer, à matéria a realidade da presença do Criador, e ao Espírito toda a realidade da Criação.
Segunda consideração. No outro texto sobre a Criação, o do primeiro capítulo do Gênesis, Deus diz: 'Façamos o homem!' (Gn 1, 26). Este é outro detalhe de uma ação que parece simples. Deus não diz apenas: 'Que o homem seja', mas entra em solilóquio consigo mesmo; Deus fala consigo mesmo, quer essa criatura como uma criatura querida de modo todo particular, próxima d'Ele de modo todo particular, e a criou – diz-se – 'à sua imagem, à sua semelhança'. O que significa 'imagem de Deus, semelhança de Deus'? É uma grande questão, que nunca foi esclarecida de maneira definitiva porque é rica demais, profunda demais. Gostaria apenas de sublinhar aqui dois elementos. O primeiro é que a essência de uma imagem é remeter para outro. A imagem não é uma realidade autônoma; ela já representa uma pessoa, tende para ela e traz em si a relação com essa pessoa. Tal é a natureza primeira da imagem: ser relação, ir além de si mesma em direção a outro e trazer em si essa dimensão relacional. Assim, para o homem, o essencial é precisamente que ele não subsiste em si mesmo, que não está fechado sobre si mesmo, mas que está a caminho do outro, ligado ao outro, chamado a buscar o outro. Vem em seguida um segundo elemento, que reforça o primeiro. O texto diz: 'Ele os criou homem e mulher'. O ser humano nunca existe em estado de abstração; ele é homem e mulher, e não existe, portanto, senão nessa relação mútua. Aqui também aparece claramente que o ser humano é criado como um ser de relação, feito um para o outro, e nunca como um ser isolado. Os Padres da Igreja, quando falavam do homem como imagem de Deus, tinham em mente esta passagem da Carta aos Colossenses onde Cristo é chamado 'a imagem de Deus' (Cl 1, 15): assim, ao formar e modelar o homem, o Criador já tem os olhos postos em Cristo Jesus. Por isso o homem é plasmado segundo o modelo do futuro Jesus Cristo. Ora, o que constitui a essência de Jesus Cristo é que Ele é Filho, que não subsiste em si mesmo, mas está em relação permanente com o Pai; em Cristo Jesus, o essencial é esse impulso fora de si, todo voltado para o Outro, para Deus. Portanto, se o homem é criado à imagem de Cristo, ele é criado como filho e filha, como um ser que só vive saindo de si em direção ao Pai, na condição permanente de criança, de filho. Por isso dizemos que o homem é criado, sob diversos aspectos, como um ser relacional — à imagem de Deus mesmo, que não é uma substância fixa em si, mas que é relação: a realidade suprema ela mesma só existe como relação. O homem, ser de relação, é imagem de Deus. O nome fundamental do ser é Amor; o homem, ser de relação, é criado antes de tudo por amor, criado para sair de si mesmo. E a essência da sexualidade reside precisamente nesse dom supremo: tirar o homem de si mesmo, suscitar a atração pelo outro, a abertura ao outro, de modo que o homem se torne realmente co-criador com Deus. Em outras palavras, o amor integra o homem em si mesmo, e a sexualidade só se torna plenamente humana quando é personalizada, quando se coloca a serviço do amor.
Se considerarmos agora a situação atual, vemos que essa própria visão do homem é fundamentalmente negada. Observemos um fato sociológico: numa grande cidade como Munique, estima-se em cerca de 40% o número de pessoas que vivem sozinhas — os 'solteiros' —, isto é, pessoas que não se casam, que tendem a permanecer centradas em si mesmas e que acabam assim por negar essa visão. E as teorias de 'gênero' fornecem um fundamento a essa negação: o homem não é mais homem e mulher; ele é o que decide ser, o homem criador se plasma a si mesmo; o homem não é mais a criatura de Deus, ele é seu próprio produto, e cabe a ele decidir quem quer ser. O homem não está mais aberto à relação, ele vive para si mesmo, não reconhece nem aceita mais nenhum vínculo permanente. Todo compromisso iria contra sua liberdade, e o próprio amor acaba por ser rejeitado, porque constituiria na realidade um vínculo contrário à sua liberdade; toda decisão definitiva seria incompatível com a liberdade do homem, que deve permanecer livre de todo compromisso. Assim, a sexualidade não serve mais para se abrir ao outro, mas, desde a educação dos filhos, é concebida como um meio de se proporcionar prazer a si mesmo; ou seja, não é mais abertura, mas repliegue sobre si, onde o homem não vive mais senão para si mesmo. Mas, ao fazer isso, o homem nega seu esplendor divino, nega precisamente a essência de sua condição de criatura apoiando-se num conceito falseado de liberdade: uma liberdade que consistiria em poder sempre fazer o que se quer, em nunca estar ligado a ninguém nem a nada. Isso dá a ilusão de ser o grito da verdadeira divinização do homem, onde o homem se faz a si mesmo, absolutamente livre, numa autonomia permanente.
Sem querer entrar nesse debate por ora, resta uma questão à qual precisamos responder. A Igreja, com o celibato, não criou o 'solteiro'? Ora, o celibato não é precisamente isso; ele não significa que o homem recusa se doar a esse vínculo do amor. Não! É todo o contrário. Antes de tudo, o celibato não é a recusa de um compromisso definitivo em nome de uma liberdade que o homem gostaria de manter intacta. O celibato supõe, ao contrário, a audácia, a coragem do compromisso definitivo: uma vez por todas, tomo uma decisão, dou-me para sempre ao Senhor e permaneço à sua disposição. Reconheço minha liberdade, mas sei que é somente na vontade de Deus que me realizo plenamente e para sempre, e que é unicamente nesse vínculo eterno que posso verdadeiramente crescer e amadurecer. Em segundo lugar, o celibato não é uma renúncia ao amor, não é uma recusa dos vínculos ou das relações, muito pelo contrário: consiste na disponibilidade para o Senhor de ser para todos e na entrada nesse 'ser-para' o Senhor, nesse fato de existir não mais para si mas para os outros, para sempre, numa disponibilidade absoluta. Foi assim que nasceram esses verdadeiros dons para o mundo: personalidades como Madre Teresa de Calcutá, e muitas outras ao longo dos séculos na esteira de São Paulo, que vivem doando-se verdadeiramente aos outros. É precisamente aí que encontra sua origem todo o trabalho junto aos pobres, às pessoas marginalizadas e abandonadas, todo esse engajamento na evangelização, na doação e no abandono de si; e é daí que jorrou esse amor verdadeiro, esse dom universal, que dá corpo a esta palavra do Senhor: 'Doando-vos, recebeis, não somente no céu, mas já na terra, o cêntuplo' (cf. Mt 19, 27-29).
Caros amigos, é muito importante tomar consciência de que o celibato não é um repliegue sobre si, mas exatamente o contrário: é precisamente o compromisso definitivo pelo qual nos entregamos nas mãos do Senhor para nos tornarmos verdadeiramente livres, a fim de que Ele disponha de nós segundo a Sua vontade. Olhemos a história do amor cristão, a história dos missionários cristãos: como eles deixaram tudo, doando-se aos outros na África, na América, na Austrália, na Ásia! É assim, e somente assim, que se pôde tecer essa união de amor, de fé e de verdade que, através de todas as obscuridades do mundo, permanece como uma luz que nos incita a ir em frente. Neste instante, não podemos senão pedir ao Senhor que Ele abra os homens a essa missão do amor uns pelos outros; que Ele nos ajude a permanecer firmes no abandono à Sua vontade; que Ele nos ajude a ser verdadeiramente amor, a servir, e a receber assim a verdadeira vida doando-nos. 'Ajuda-nos, Senhor, a viver nesta hora da história!' Amém.
A homilia foi extraída das páginas 310-315 do volume 'Dio è la vera realtà. Omelie inedite 2005-2017', Libreria Editrice Vaticana, 2025.
📎 Fonte original: Lesalonbeige
