Radio Spada publica em tradução o sermão de Monsenhor Bossuet pronunciado em 4 de junho de 1675, na profissão religiosa de Louise de La Vallière, duquesa de Vaujour e antiga amante de Luís XIV, meditação agostiniana sobre o amor de si até o desprezo de Deus e o amor de Deus até o desprezo de si.
Apresentamos em nossa tradução o útil sermão de Monsenhor Bossuet para a profissão religiosa de Madame de La Vallière, duquesa de Vaujour. Louise de La Vallière (1644-1710) foi amante de Luís XIV por volta de 1661 e mãe de quatro filhos dele, dois dos quais sobreviveram e foram legitimados; em 1667 o rei a fez duquesa de Vaujour. Quando foi suplantada pela Montespan, escolheu a vida religiosa: entrou entre as Carmelitas de Paris em 1674 e fez a profissão solene em 4 de junho de 1675 com o nome de irmã Louise de la Miséricorde. Na cerimônia, diante da rainha e de toda a corte, Bossuet pronunciou este sermão. Não é uma oração de circunstância nem um elogio da penitente, que nele é apenas nomeada: é uma meditação agostiniana sobre os dois amores, o amor de si e o amor de Deus, que constrói o seu sentido próprio a partir da história da sua conversão.
Et dixit qui sedebat in throno: Ecce nova facio omnia. E aquele que estava sentado no trono disse: Eu renovo todas as coisas. (Apoc., XXI, 5) Será sem dúvida um grande espetáculo, quando aquele que está sentado no trono do qual depende o universo inteiro, e a quem não custa mais fazer do que dizer, porque realiza tudo o que lhe apraz com a sua só palavra, proclamar do alto do seu trono, no fim dos séculos, que está para renovar todas as coisas, e quando ao mesmo tempo se vir toda a natureza transformada fazer aparecer um mundo novo para os eleitos. Mas quando, para nos preparar a essas surpreendentes novidades do século futuro, ele age secretamente nos corações mediante o seu Espírito Santo, os muda, os renova e, sacudindo-os até o fundo, inspira-lhes desejos até então desconhecidos, essa mudança não é nem menos nova nem menos admirável. E certamente, cristãos, não há nada mais maravilhoso do que essas mudanças. O que vimos, e o que vemos? Que condição, e que condição! Não preciso falar: as coisas falam bastante por si mesmas. Madame, eis um espetáculo digno da presença e dos olhos de uma rainha tão piedosa. Vossa Majestade não vem aqui para levar à solidão as pompas mundanas: a sua humildade a impele a vir tomar parte nas humilhações da vida religiosa; e é justo que vós, que pelo vosso estado constituís uma parte tão considerável das grandezas do mundo, assistais às vezes às cerimônias em que se aprende a desprezá-las. Admirai, pois, conosco essas grandes mudanças da mão de Deus. Aqui não resta mais nada da antiga forma, tudo mudou por fora; o que se cumpre no interior é ainda mais novo: e eu, para celebrar essas santas novidades, rompo um silêncio de tantos anos, faço ouvir uma voz que os púlpitos já não conhecem. Para que, pois, tudo seja novo nesta piedosa cerimônia, ó Deus, dai-me ainda este estilo novo do Espírito Santo, que começa a fazer sentir a sua força onipotente na boca dos apóstolos. Que eu pregue, como um São Pedro, a glória de Jesus Cristo crucificado; que eu mostre ao mundo ingrato com que impiedade o crucifica ainda todos os dias. Que eu crucifique por minha vez o mundo; que lhe apague todos os traços e toda a glória; que o sepulte, que o inume com Jesus Cristo; que, enfim, eu mostre que tudo está morto e que não vive senão Jesus Cristo. Irmãs minhas, pedi por mim esta graça: são os ouvintes que fazem os pregadores, e Deus dá, por meio dos seus ministros, ensinamentos adequados às santas disposições daqueles que escutam. Fazei, pois, com as vossas orações, o discurso que deve instruir-vos; e obtende-me as luzes do Espírito Santo pela intercessão da santa Virgem: Ave, Maria.
Não devemos ser curiosos de conhecer distintamente essas maravilhosas novidades do século futuro: pois Deus as fará sem nós, devemos confiar na sua potência e na sua sabedoria. Mas não é o mesmo para as santas novidades que ele opera no fundo dos nossos corações. Está escrito: «Dar-vos-ei um coração novo» [Ez., XXXVI, 26]; e está escrito: «Fazei-vos um coração novo» [Ez., XVIII, 31]; de modo que este coração novo, que nos é dado, somos também nós que devemos fazê-lo; e, pois devemos concorrer com o movimento da nossa vontade, é preciso que esse movimento seja precedido pelo conhecimento. Consideremos, pois, cristãos, o que é essa novidade dos corações, e qual é o antigo estado do qual o Espírito Santo nos tira. O que há de mais antigo que amar a si mesmo, e o que há de mais novo que ser perseguidor de si mesmo? Mas quem persegue a si mesmo deve ter visto algo que ama mais do que a si mesmo: de modo que há dois amores que aqui fazem tudo. Santo Agostinho os define com estas palavras: Amor sui usque ad contemptum Dei; amor Dei usque ad contemptum sui [De Civit. Dei, lib. XIV, cap. XXVIII]: um é «o amor de si levado até o desprezo de Deus», e é o que constitui a vida antiga e a vida do mundo; o outro é «o amor de Deus levado até o desprezo de si», e é o que constitui a vida nova do cristianismo e que, levado à sua perfeição, constitui a vida religiosa. Esses dois amores opostos serão todo o argumento deste discurso. Mas atentai bem, Senhores, que aqui é preciso observar mais do que nunca o preceito que nos dá o Eclesiástico: «O sábio que escuta uma palavra sensata, diz, a louva e a aplica a si mesmo» [Eccli., XXI, 18]: não olha à direita e à esquerda a quem possa convir; aplica-a a si mesmo e dela faz seu proveito. Irmã minha, entre as coisas que tenho a dizer, sabereis bem distinguir aquela que vos é própria. Fazei o mesmo, cristãos; segui comigo o amor de si em todos os seus excessos, e vede até que ponto vos conquistou com as suas perigosas doçuras. Considerai depois uma alma que, depois de assim se ter perdido, começa a voltar sobre os seus passos; que abandona pouco a pouco tudo o que amava e que, deixando enfim toda coisa abaixo de si, não reserva mais que Deus só. Segui-a em todos os passos que dá para voltar a ele, e vede se fizestes algum progresso por esse caminho: eis o que tereis de considerar. Entremos logo no coração da matéria; não quero manter-vos por muito tempo em suspenso.
PRIMEIRO PONTO
O homem que vedes assim apegado a si mesmo pelo seu amor-próprio não foi criado com esse defeito. Nas suas origens, Deus o havia feito à sua imagem; e esse nome de imagem deve fazer-lhe entender que ele não era para si mesmo: uma imagem é toda feita para o seu original. Se um retrato pudesse de repente tornar-se animado, pois não se veria nele nenhum traço que não se referisse àquele que representa, não viveria senão para ele só e não respiraria senão a sua glória. E, no entanto, esses retratos que nós animamos ver-se-iam obrigados a dividir o seu amor entre os originais que representam e o pintor que os fez. Mas nós não estamos nessa pena: somos as imagens do nosso Autor, e aquele que nos fez fez-nos também à sua semelhança: assim, de todo modo, devemos pertencer-lhe só a ele, e é a ele só que a nossa alma deve estar apegada. Com efeito, embora essa alma esteja desfigurada, embora essa imagem de Deus esteja como apagada pelo pecado, se buscarmos bem todos os seus antigos traços, reconheceremos, apesar da sua corrupção, que ela ainda se assemelha a Deus e que é para Deus que foi feita. Ó alma, tu conheces e amas; isto é o que tens de mais essencial, e é por isso que te assemelhas ao teu Autor, que não é senão conhecimento e amor. Mas o conhecimento é dado para entender o que há de mais verdadeiro, como o amor é dado para amar o que há de melhor. O que há de mais verdadeiro do que aquele que é a própria verdade, e o que há de mais melhor do que aquele que é a própria bondade? A alma é, pois, feita para Deus: a ele devia permanecer apegada e como suspensa por meio do seu conhecimento e do seu amor; é assim que ela é imagem de Deus. Ele conhece a si mesmo, ama a si mesmo, e esta é a sua vida; e a alma racional devia viver também conhecendo-o e amando-o. Assim, pela sua constituição natural, estava unida ao seu Autor e devia fazer consistir a própria felicidade na daquele Ser tão perfeito e tão benéfico; nisso consistia a sua retidão e a sua força. Enfim, é por isso que era rica: porque, embora não tendo nada de próprio, possuía um bem infinito pela liberalidade do seu Autor; isto é, possuía ele mesmo, e o possuía de modo tão seguro que lhe bastava amá-lo perseverantemente para possuí-lo sempre, pois amar um tão grande bem é o que assegura a sua posse, ou antes, o que a constitui. Mas ela não permaneceu por muito tempo nesse estado. Essa alma, que era feliz porque Deus a havia feito à sua imagem, quis não assemelhar-se a ele, mas ser absolutamente como ele. Feliz como era de conhecer e de amar aquele que se conhece e se ama eternamente, quis, como ele, fazer por si mesma a própria felicidade. Ai de mim! quanto se enganou, e quanto foi funesta a sua queda! Ela caiu de Deus sobre si mesma. O que fará Deus para puni-la da sua defecção? Dar-lhe-á o que pede: buscando a si mesma, reencontrar-se-á a si mesma. Mas reencontrando-se assim, estranha confusão!, perder-se-á bem depressa. Eis com efeito que já começa a não se reconhecer mais; arrebatada pelo seu orgulho, diz: eu sou um Deus, e fiz-me a mim mesma. É assim que o Profeta faz falar as almas soberbas, que põem a sua felicidade na própria grandeza e na própria excelência [Ez., XXVIII, 2; XXIX, 9]. Com efeito é verdade que, para poder dizer: «Quero ser contente de mim e bastar-me a mim mesmo», é preciso também poder dizer: «Fiz-me a mim mesmo»; ou antes: «Sou por mim». Assim a alma racional quer ser semelhante a Deus por um atributo que não pode convir a nenhuma criatura, isto é, pela independência e pela plenitude do ser. Saída do seu estado por ter querido ser feliz independentemente de Deus, ela não pode nem conservar a sua antiga e natural felicidade, nem chegar àquela que persegue em vão. Mas, pois aqui o seu orgulho a engana, é preciso fazer-lhe sentir por algum outro lado a sua pobreza e a sua miséria. Para isso basta deixá-la algum tempo a si mesma: essa alma, que tanto se amou e tanto se buscou, não pode mais suportar-se. Apenas está só consigo mesma, a sua solidão causa-lhe horror; encontra em si um vazio infinito, que só Deus podia encher: assim, separada de Deus, que o seu fundo reclama sem cessar, atormentada pela sua indigência, o tédio a devora, o desgosto a mata; é preciso que busque distrações fora, e nunca terá repouso se não encontrar com que se aturdir. Tanto é verdade que Deus a pune com a sua própria desordem, e que, por se ter buscado, ela se torna o próprio suplício. Mas não pode permanecer nesse estado, por mais triste que seja; é preciso que caia ainda mais baixo, e eis como. Imaginai um homem nascido na riqueza, que a dissipou com as suas prodigalidades: não pode suportar a própria pobreza. Aquelas paredes nuas, aquela mesa despojada, aquela casa abandonada, onde já não se vê a multidão dos criados, causam-lhe medo: para esconder a si mesmo a própria miséria, toma dinheiro emprestado de toda parte; enche assim de algum modo o vazio da sua casa e sustenta o esplendor da sua antiga abundância. Cego e infeliz, que não pensa como tudo o que o deslumbra ameaça a sua liberdade e a sua quietude! Assim a alma racional, nascida rica dos bens que o seu Autor lhe havia dado e empobrecida voluntariamente por se ter buscado a si mesma, reduzida a esse fundo estreito e estéril, procura enganar o desgosto que lhe causa a sua indigência e reparar as próprias ruínas tomando emprestado de toda parte com que se encher. Começa pelo seu corpo e pelos seus sentidos, porque não encontra nada que lhe si[...continua...]
📎 Fonte original: Radiospada
