Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasAnalise

Cristeros: 100 anos da heróica resistência católica no México

28 de outubro de 2026 às 23:04

Cristeros: 100 anos da heróica resistência católica no México

Há cem anos, milhares de católicos mexicanos enfrentaram um dilema dramático: aceitar o desaparecimento progressivo de toda a vida religiosa ou arriscar a própria vida para defender os direitos de Deus. A resistência que marcou profundamente a história do México começou sob o grito de guerra "Viva Cristo Rei!" e se tornou símbolo imortal da fidelidade à fé diante da tirania anticlerical.

Há cem anos, milhares de católicos mexicanos enfrentaram um dilema dramático: aceitar o desaparecimento progressivo de toda a vida religiosa ou arriscar a própria vida para defender os direitos de Deus. A resistência que marcou profundamente a história do México começou sob o grito de guerra "Viva Cristo Rei!" e se tornou símbolo imortal da fidelidade à fé diante da tirania anticlerical.

«Viva Cristo Rei!» Este grito ressoou publicamente pela primeira vez entre os católicos mexicanos em 11 de janeiro de 1914, após as solenidades celebradas em honra de Cristo Rei. Poucos dias antes, em 6 de janeiro, o episcopado mexicano já havia reconhecido este título ao consagrar a nação ao Sagrado Coração. Para aqueles católicos, a publicação da encíclica Quas Primas por Pio XI, em dezembro de 1925, na realidade apenas consagrou uma devoção solidamente enraizada. Ao redigi-la, o Soberano Pontífice tinha diante dos olhos o triste exemplo daquele país, tornado uma espécie de contramodelo, onde, como ele mesmo escreveu, se havia «expulsado Jesus Cristo e sua lei da vida pública». Mas encontrava também, para sua consolação, o testemunho daqueles que trabalhavam pelo restabelecimento dos direitos públicos de Nosso Senhor.

Desde sua independência, em 1821, o México não cessara de conhecer revoluções: cerca de trezentas entre 1825 e 1925. Submetido ao poder nefasto de políticos liberais, anticlericais e maçons, o país perdeu, entre 1836 e 1848, quase metade de seu território em proveito de seu vizinho, os Estados Unidos, e caiu parcialmente sob sua influência política e econômica perniciosa. Afirmando que a superioridade de seu vizinho se devia à religião protestante, o Estado pretendia a todo custo descatolicizar o país por meio de uma legislação cada vez mais hostil à Igreja. A Constituição promulgada em 5 de fevereiro de 1917 era, naquela época, uma das mais antirreligiosas do mundo. Em 14 de novembro de 1921, uma bomba foi colocada diante da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México. A imagem foi milagrosamente preservada.

Com a chegada de Plutarco Elías Calles à presidência, as perseguições se intensificaram: fechamento de igrejas, assassinatos, etc. Calles desejava instaurar um regime de «bolchevismo antirreligioso». Os inimigos de Deus no poder pretendiam até banir seu santo nome dos lábios dos fiéis. Em certas regiões, aqueles que pronunciavam publicamente expressões como «adeus», «se Deus quiser», «Deus nos livre», etc., eram punidos com multa de dez pesos — uma fortuna para os camponeses pobres. No início de 1926, Calles anunciou que faria aplicar integralmente a Constituição de 1917. Apesar dos protestos do arcebispo do México, fez adotar, em 14 de junho, as sinistras leis que levam seu nome. Elas deveriam entrar em vigor em 31 de julho e submeter inteiramente a Igreja ao Estado: era o equivalente a um cisma. O episcopado mexicano recusou oficialmente prestar juramento de fidelidade à Constituição e às novas leis repressivas.

Paralelamente, diversas associações católicas exortaram os fiéis de todo o país a participar de um boicote econômico, a fim de exercer pressão pacífica sobre o Estado perseguidor. Em cinco meses, a atividade comercial diminuiu 75%! Em poucos dias, sete milhões de pesos foram retirados do Banco do Estado. Dois milhões de mexicanos, ou seja, entre 13 e 14% da população total, apresentaram uma petição à Câmara dos Deputados para pedir a revogação das leis antirreligiosas. Em todas as províncias, os católicos empunhavam as armas espirituais da penitência, organizando procissões descalças, alguns coroados de espinhos, bandeiras desfraldadas, enquanto rezavam o terço e a via-sacra. Outros entravam de joelhos nas igrejas e recitavam o rosário «a fim de que Deus conceda que não haja revolução e que o sangue não seja derramado».

À aproximação da entrada em vigor dessas leis infames, o episcopado ordenou, em 25 de julho de 1926: «Que a partir de 31 de julho [...], seja suspenso em todas as igrejas da República todo ato de culto público que exija a participação de um sacerdote.» Essas medidas, inauditas e inesperadas, visavam obrigar o Estado a negociar, evitar um confronto direto com as autoridades e limitar a repressão. Mas tudo foi em vão! O ministro do Interior persistiu em sua fúria: «A Igreja decidiu antecipar nossos desejos: nada poderia nos ser mais agradável do que uma medida que favorecerá o progresso que desejamos da indiferença e da incredulidade. [...] Temos o clero pela garganta e faremos todo o possível para estrangulá-lo. [...] A religião é uma atividade imoral que deve ser regulamentada como a cirurgia dentária.»

Durante os últimos dias de julho, as igrejas foram invadidas pelos fiéis. Algumas permaneciam ocupadas dia e noite; distribuía-se continuamente a santa comunhão; os sacerdotes permaneciam longas horas em seus confessionários; alguns casais vinham regularizar sua situação e muitos noivos adiantavam a data de seu casamento. Eis o relato detalhado de uma testemunha dessas últimas horas trágicas: «Naquele dia, uma missa devia ser celebrada à meia-noite. [...] Após o Evangelho, nosso querido padre González subiu ao púlpito. [...] As palavras entrecortadas que pronunciava o padre, cheio de dor, eram interrompidas por soluços. Após a comunhão geral, ao final da santa missa, a bênção nos foi dada com Sua Divina Majestade. Enfim, o padre, despojado de seus ornamentos, ajoelhou-se ao pé do altar, os olhos fixos na imagem de Nosso Senhor das Misericórdias. Em silêncio, despediu-se d'Ele e saiu no meio dos fiéis. Jesus Cristo e seu ministro haviam partido.»

Na Cidade do México, durante o mês de setembro, milhares de católicos, como num último impulso, marcharam em procissão rumo aos edifícios governamentais, com o terço na mão, portando cartazes e estátuas, sob a proteção do Santíssimo Sacramento. Foram recebidos violentamente com tiros de fuzis Mauser e metralhadoras pesadas disparados por soldados federais. Entre as dezenas de vítimas figuravam numerosas mulheres e crianças, «que desfilavam armadas de seu terço e vestidas de branco».

Os mexicanos, perseguidos pelo Estado por tantos anos e permanecidos apesar de tudo fiéis à fé católica, viram-se subitamente privados dos canais da graça. Isso se tornou insuportável para eles. Como um fogo prestes a se propagar, a resistência, até então passiva, desencadeou-se. Em dezenas de localidades, as tropas federais, encarregadas de garantir a estrita aplicação das leis Calles — pelo fechamento ou inventário das igrejas —, depararam-se com multidões exasperadas e violentas represálias. Em certos lugares, os católicos conservaram o domínio do terreno e de seus campanários. Diante dessa rebelião que começava a se estender, Calles assegurou que «tudo estaria terminado antes de dois meses». O ímpio enganava-se completamente: a guerra apenas começava e iria incendiar o país por vários anos. Os federais enfrentavam «fanáticos» que não cessavam de aclamar, como grito de guerra: «Viva Cristo Rei!» Chamaram-nos com desprezo de Cristos Reyes, expressão que se tornou depois Cristeros. Os valentes católicos mexicanos iriam portar orgulhosamente esse nome e defendê-lo heroicamente!


📎 Fonte original: Lesalonbeige

📎 Fonte original: Lesalonbeige

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.