Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasAnalise

A diocese de Girona morre e o bispo não percebe: o retrato de uma Igreja em decadência

26 de setembro de 2026 às 21:24

A diocese de Girona morre e o bispo não percebe: o retrato de uma Igreja em decadência

A diocese de Girona, na Catalunha, com cerca de 930.000 habitantes, 381 paróquias e apenas 123 sacerdotes em atividade — a maioria idosos —, perdeu metade do seu clero em vinte anos e viu seus arciprestados serem reduzidos de treze para seis. Enquanto isso, o bispo Octavi Vilà, de caráter fraco, cede às pressões do lobby progressista Fòrum Alsina, nega templo à comunidade tradicional que pede a Missa vetus ordo e assiste, sem reagir, à chegada do grupo Hakuna e à multiplicação de abusos litúrgicos.

A diocese de Girona, na Catalunha, com cerca de 930.000 habitantes, 381 paróquias e apenas 123 sacerdotes em atividade — a maioria idosos —, perdeu metade do seu clero em vinte anos e viu seus arciprestados serem reduzidos de treze para seis. Enquanto isso, o bispo Octavi Vilà, de caráter fraco, cede às pressões do lobby progressista Fòrum Alsina, nega templo à comunidade tradicional que pede a Missa vetus ordo e assiste, sem reagir, à chegada do grupo Hakuna e à multiplicação de abusos litúrgicos.

A diocese de Girona, na Catalunha, corresponde aproximadamente à província que leva o mesmo nome. Os dados mais recentes, segundo o próprio bispado, falam de uma população de cerca de 930.000 habitantes, 381 paróquias e 12 anexos, 123 sacerdotes em atividade (dos quais 102 são diocesanos incardinados, somados a sacerdotes extra-diocesanos, religiosos com cargos pastorais e membros do Opus Dei residentes), além de 13 diáconos permanentes. A sede da diocese encontra-se na cidade de Girona, onde se ergue a Catedral de Santa Maria.

Além desses dados oficiais, é interessante recorrer à imprensa não confessional para ver, junto com erros, certamente, algumas verdades. O Diari de Girona expunha uma realidade muito alarmante em 2021: que o número de sacerdotes de Girona havia sido reduzido à metade nos últimos vinte anos. Se atualmente Girona conta com 123 sacerdotes (a grande maioria em idades avançadas), no final de 2000 havia 246. A cifra de 123 sacerdotes registrada no final de 2020 é a mais baixa dos últimos anos. Em 31 de dezembro de 2010, a diocese tinha 196 sacerdotes. O descenso em 10 anos é, portanto, de 37%.

Diante dessa redução, explicava o citado jornal que o descenso do número de sacerdotes foi acompanhado de um incremento de outras figuras que ajudam o bispado a poder manter sua atividade nas paróquias. Dessa forma, a cifra de diáconos permanentes duplicou-se em uma década (de 7 para 13 entre 2010 e 2026), junto aos religiosos com cargo pastoral diocesano, que há uma década eram somente 15, enquanto agora chegam a 43; a esses há que somar os leigos que podem realizar liturgias da Palavra. Nada novo nesse truque diocesano de projetar uma imagem de normalidade e estado sadio de uma Igreja que supre a falta de sacerdotes com diáconos permanentes e leigos, com liturgias da palavra e ministros extraordinários da comunhão em lugar de Missas, fazendo da necessidade virtude: comunicando-o como se fosse algo criativo.

Quanto ao futuro da estrutura diocesana, no presente ano de 2026, o bispo de Girona ordenou um sacerdote; entre 2018 e 2021 haviam sido ordenados 2. E, ao que parece, atualmente o seminário conta com dois seminaristas. Parece, em poucas palavras, uma diocese a mais em estado moribundo. Mas trata-se de um caso particular de uma diocese muito conflituosa.

Sem ir mais longe, depois que o bispo Francesc Pardo faleceu em 31 de março de 2022, a diocese não contou com novo bispo até abril de 2024! Dois anos com a sede vacante; finalmente, foi nomeado bispo o abade do mosteiro cisterciense de Poblet, Frei Octavi Vilà (já sabem: “queremos bispos catalães”); uma pessoa que diversos acontecimentos mostram como de caráter fraco. Diz-se mais ou menos abertamente que a longa vacância se deveu a que NINGUÉM queria ser bispo nessa diocese na qual existe um lobby de sacerdotes, o temido Fòrum Alsina, gerontes progressistas que fazem a vida impossível a qualquer bispo tentando manter a caduca agenda pós-conciliar (e também nacionalista). Sem ir mais longe, parece que há alguns meses chegaram à diocese dois sacerdotes africanos vestidos com sotana que, quase imediatamente, passaram a vestir simplesmente com colarinho por pressões desse lobby das camisas xadrez. Assim se comportam.

O Fòrum Alsina era composto até há cerca de 12 anos por 70 sacerdotes, uma cifra muito significativa tendo em conta o número total da diocese. Ao bispo anterior a Pardo, Dom Soler i Perdigó, já lhe fizeram a vida impossível, vendo-se obrigado a afirmar publicamente que a atividade desse grupo «gera uma doutrina paralela à mensagem da Igreja». Os do Fòrum Alsina pediram desde sua fundação, entre outras coisas, que a Igreja «se adapte e se comprometa mais com os problemas das pessoas». Também fizeram a vida difícil ao bispo Francesc Pardo. Diante do lamento do bispo pela falta de vocações ao sacerdócio em 2015, o Fòrum Alsina publicou um comunicado no qual, como resposta ao bispo, propunham entre outras coisas uma reforma «radical» do ministério, que incluísse as mulheres, tornasse opcional o celibato e permitisse um compromisso temporário. Assinalavam no manifesto atitudes “dentro da Igreja que deveriam ser deixadas de lado”; atacavam “a estrutura piramidal e o controle afastado do povo; as celebrações «sufocantes» que afastam as pessoas da mensagem de Jesus, assim como os «templos e vestimentas luxuosos», a «linguagem vazia e dogmática» e as escassas oportunidades de participação que a base tem frente às instituições eclesiásticas”. Esses padres de camisa xadrez também reclamam estratégias realistas para a renovação da Igreja, reforçando o papel das paróquias e das comunidades e fomentando a participação dos leigos, para “ajudar a fomentar as vocações na Igreja”, que, segundo sustentam, “deve ser humilde, não se impor e estar do lado dos mais vulneráveis”. Nada novo sob o sol. Os típicos argumentos caducos do espírito do concílio, que deu frutos podres e que, em 2026, já só faz sentido para os boomers, mas para ninguém nascido depois deles. A primavera eclesial dos anos 1970, na qual vivem ancorados, não interessa já a praticamente ninguém que represente futuro para a Igreja. Hoje em dia, estão em horas baixas, pois muitos deles morreram, outros estão aposentados (e sem responsabilidades paroquiais) e outros se secularizaram, além de que nenhum dos sacerdotes jovens da diocese se uniu a esse decrépito fórum. Ainda assim, continuam dando guerra. E lhes caiu um bispo de pouco caráter, então, apesar de suas minguantes forças, voltam a se crer fortes.

A decadência da diocese é tal que o final do curso 2025/26 esteve marcado pela redução à metade dos arciprestados da diocese, segundo decreto assinado pelo bispo; passando de treze para seis. Em um comunicado, a diocese sustenta que a reorganização territorial tem como objetivo «adaptar a organização pastoral à realidade atual da diocese». Ou seja, que não há sacerdotes suficientes para manter a estrutura: o decreto para a reorganização da Diocese de Girona “leva em conta o número de sacerdotes, a vida das comunidades cristãs e os desafios da missão evangelizadora”. Na realidade, significa que aos mesmos poucos e majoritariamente anciãos sacerdotes que existem se jogam nas costas mais paróquias.

Junto a esses dados, dá-se uma questão de importância na diocese de Girona que é preciso sublinhar: um número não menor de paróquias encontra-se na Costa Brava; ou seja, em destinos turísticos de praia de primeiro nível nos quais, durante os meses de verão, o número de fiéis assistentes à missa dominical aumenta exponencialmente. E como responde a diocese? Por enquanto, neste verão usaram suas redes sociais para se vangloriar de templos lotados, até com pessoas do lado de fora ouvindo a Missa. Citaremos apenas dois exemplos desses vídeos, que podem ser vistos tanto no site como na conta de Instagram da diocese: Em Calella, o indescritível sacerdote Cinto Busquets, esse que lança um tweet pela independência da Catalunha cada manhã desde 2017 e reza uma sacrílega versão independentista do Pai-Nosso há anos sem que ninguém o tenha chamado à ordem, e seus colaboradores, que exercem de ministros extraordinários da comunhão, explicam como no início da Missa (que para surpresa de ninguém chamam simplesmente “Eucaristia”) o sacerdote pergunta à congregação sobre suas distintas origens, projetam em uma grande tela textos e orações da Missa em diferentes idiomas e se proclama o Evangelho até em quatro idiomas. Por sua vez, na paróquia de Platja d'Aro, uma das que recebe mais afluência de turistas nos meses de verão, o sacerdote, com alva e estola, mas sem casula (como Busquets), se vangloria também de sua equipe de colaboradores leigos, quatro pessoas de ambos os sexos, como se vê no vídeo, que passam a Missa no presbitério vestidos de qualquer maneira, leem as leituras, passam a cesta para a coleta e distribuem a comunhão, apesar de que nas imagens se observa um templo pequeno no qual não parece haver mais de 150 pessoas. Belgas e franceses parecem ser aqui os grupos mais numerosos, mas aguentam toda a Missa em catalão. Uma anedota reveladora é que uma dessas colaboradoras, ao ser perguntada sobre as tarefas que realiza nessas Missas que recebem maior afluência de fiéis, especifica que só o fazem sábado e domingo, “porque o pároco só abre a igreja no fim de semana”, em um tom que soa a reproche. Uma falha na matrix.

Isso é uma Igreja convertida em uma torre de Babel. Ninguém entende nada e se misturam constantemente os idiomas em uma patética cacofonia que seria facilmente resolvida se a Missa fosse celebrada em latim, o idioma universal da Igreja. Dessa maneira, as pessoas de qualquer lugar do mundo se sentiriam em casa e poderiam acompanhar toda a Missa com seus missalinhos bilíngues. Tampouco seriam necessários ministros extraordinários da comunhão se existisse uma balaustrada de comunhão, que é uma maneira ordenada e ágil de que o sacerdote sozinho possa distribuir a comunhão, com ajuda de um acólito segurando a bandejinha para que não caia a hóstia nem nenhuma partícula ao chão. Mas não diga aos padres do Fòrum Alsina que a Igreja já tinha maneiras eficazes de que multidões de qualquer nacionalidade ouvissem Missa e comungassem sem que o sacerdote precisasse de um regimento de ajudantes passeando pelo templo, incluído o presbitério, incessantemente.

Para cúmulo dos males, o Hakuna chegou a Girona. De momento, só celebram uma Hora Santa semanal na rua!, com um grupinho de jovens e não tão jovens que se reúnem para tocar violão e cantar suas pueris cancionetas pop ante o Santíssimo, iluminado, com um mínimo ostensório, em uma mesa de plástico, com um par de velas. Estão nomeados aos Emmy latinos! A que distinção maior poderiam aspirar uns músicos católicos? Que o Hakuna chegue a Girona é o máximo da revitalização, parecem considerar desde a delegação diocesana de juventude. Um broto verde ilusionante que atrairá os jovens como abelhas a uma flor. No retiro de Advento do ano passado inclusive abençoaram a chamada “Mãe do Hakuna”, um dos elementos da marca d'água de adoração do Hakuna, como acertadamente o chamou Carlos Balén. Ainda que a boa notícia hakunera não seja compartilhada por todos: o panfleto El Punt Avui, por exemplo, lamentava em 2023 os “jovens ultracatólicos em ascensão na Catalunha, alheios à maneira de fazer própria e histórica das paróquias e dos jovens do país” (quando dizem país, referem-se à comunidade autônoma da Catalunha). Esses jovens e esse país que apostataram em massa, esquecia dizer; algo muito evidente em Girona.

Em meio a esse deserto e essa decrepitude generalizada, existe, no entanto, como uma bela flor crescida em uma fenda do asfalto, uma jovem e crescente comunidade tradicional na diocese que busca há tempos um templo para poder celebrar a Missa vetus ordo, à qual o bispado infelizmente não responde e não cede nenhum templo. Ao contrário, ante os pedidos de distintos membros dessa comunidade, nega-se-lhes tal possibilidade. Um autêntico broto verde. Mas justamente o único dos “todos, todos, todos” que não tem cabida na Igreja atual.

Tudo isso me lembra um texto publicado em Germinans Germinabit há alguns anos em que se descreviam as distintas situações de decadência que vive qualquer diocese, quase todas as dioceses, mas ante as quais os obispos [texto original interrompido].


📎 Fonte original: Infovaticana

📎 Fonte original: Infovaticana

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.