Em artigo publicado pelo portal Pro Roma Mariana, o avanço do futebol como religião secular é analisado como instrumento do Novo Mundo para castrar a religiosidade genuína, domar o Islã mainstream e preparar o caminho para um sistema global sincrético, num contexto de apostasia generalizada que abrange desde Portugal até Abu Dhabi, passando pela Turquia pós-Arab Spring e pela França hipócrita.
Todos os verões, há uma temporada de futebol em que, aqui na Europa, homens adultos se comportam como crianças e frequentemente pior; cerca de vinte pessoas correm atrás de uma bola enquanto trinta milhões gritam, batem os pés e berram. Isso se chama futebol, embora do outro lado do Atlântico seja conhecido como soccer — talvez apropriadamente chamado de 'sucker', já que o jogo é profundamente estúpido. Em Portugal, isso se tornou a religião nacional. Até mesmo populações imigrantes parecem mais obcecadas com o jogo de bola do que com sua própria fé; um indivíduo famoso comentou que não conseguia convencer seu imã a apoiar o Sporting em vez do Benfica. Em tempos passados, os homens eram movidos por grandes causas — e embora nem todas essas causas fossem justas, eram pelo menos significativas. Hoje, a sociedade se fragmenta por trivialidades mesquinhas. Onde antes a luta era entre a Trindade e o Tawheed, hoje é meramente a rivalidade entre Benfica e Sporting.
O futebol funciona como uma arma eficaz para a Nova Ordem Mundial castrar a religiosidade genuína, servindo como um narcótico específico para neutralizar o Islã mainstream, que os globalistas veem como um cano solto que precisa ser domado nos próximos anos. As pessoas agora projetam seu nacionalismo no campo. Isso explica por que, por exemplo, torcedores russos protestaram contra a presença de jogadores negros em seus clubes; eles entendem visceralmente que esses jogadores não se parecem com russos e, portanto, não os representam. O futebol foi elevado a um substituto da religião, da política, do nacionalismo e até da identidade vocacional. Torna-se mais absurdo a cada dia. No entanto, há uma comédia sombria nisso tudo. Talvez o único benefício dessa obsessão tenha ocorrido quando o monstro comunista Saramago expirou; o público estava tão distraído pelo Mundial que sua morte passou amplamente ignorada. Deo gratias.
Enquanto o fanatismo na Europa se manifesta em constantes saudações de buzina de carro a cada gol, a situação americana representa um tipo diferente de pesadelo educacional. Nos Estados Unidos, a proeza atlética é frequentemente elevada acima do rigor acadêmico. Álgebra é tratada como uma disciplina eletiva menor, igual em importância ao frisbee. Bolsas de estudo atléticas superam em muito as baseadas em mérito acadêmico, e os estudantes são frequentemente recrutados por seu desempenho físico antes mesmo de terem escolhido um curso. 'Talento', no vernáculo americano, tipicamente se refere a atletismo. Quando ambos são considerados — uma raridade —, a ordem de operações é invariavelmente atletismo primeiro, acadêmicos segundo, e isso em algumas instituições supostamente acadêmicas. Na Europa, o modelo americano da 'bolsa de futebol', da 'estrela universitária' ou do 'diretor atlético' presidindo um campus é largamente estrangeiro. Na Europa, não se ouve falar de 'estrelas do futebol', 'estrelas do basquete' ou 'atletas estrelas', e rótulos sociológicos como 'pressão dos colegas', 'desajustado' e 'se encaixar' são em grande parte desconhecidos no mesmo contexto. Concursos de popularidade são muito raros. A maioria das universidades europeias não mantém estádios de nível profissional ou equipes organizadas. Nesse aspecto específico, o modelo europeu é superior, mas é compensado por uma população geral que mergulha em um nível de histeria coletiva durante Copas do Mundo e Campeonatos Europeus que supera em muito qualquer coisa vista em outros lugares.
Por que isso é relevante para nossa apologética? Há várias razões: mantém as massas entretidas com pão e circo, garantindo que permaneçam alheias enquanto seus direitos são sistematicamente cerceados. Promove uma cultura de estupidez administrada, e uma população de mente obtusa é muito mais fácil de governar. Esvazia efetivamente a piedade genuína, particularmente em seu papel como ferramenta para domesticar o Islã mainstream. O 'Papa' Francisco chegou a afirmar que o atletismo é um meio de 'unir a humanidade' — evitando propositalmente o termo 'humanidade' para apaziguar os censores linguísticos de gênero neutro e interseccionais. O nacionalismo foi efetivamente transferido para o estádio, transformando o futebol em uma plataforma de propaganda política onde os jogadores são forçados a recitar juramentos contra o 'racismo'. Tornou-se um instrumento sofisticado de condicionamento psicológico. Mais criticamente, relega a religião à periferia da vida pública, suavizando o caminho para o vindouro sistema global amalgamar todas as fés em uma única papa sincrética.
O futebol, no entanto, é apenas uma faceta desse projeto. A Casa da Família Abraâmica em Abu Dhabi — contendo uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja não denominacional — serve como monumento físico a esse ecumenismo forçado. Projetos semelhantes existem em Astana, Cazaquistão. Em Abu Dhabi, a inclusão de um templo hindu ao lado dos sítios abraâmicos, abençoado por uma série de líderes inter-religiosos, sinaliza ainda mais o objetivo. Como um Estado nominalmente muçulmano, parece ser um campo de testes para a domesticação e modernização do Islã. Este não é um manual novo. A primeira tentativa significativa, ao meu conhecimento, foi a secularização da Turquia por Mustafa Kemal Atatürk após a Primeira Guerra Mundial. Sob seu regime, o status do último Califa, Abdülmecid II, foi reduzido a um papel puramente cerimonial, e o Estado tentou substituir a liturgia árabe pelo turco. Tentaram até forçar o chamado à oração (o ezan, em árabe azan ou adhan) para o turco, uma afronta que acendeu tal fúria entre os fiéis que o regime foi eventualmente forçado a recuar. Não se pode deixar de refletir que, se os católicos tivessem possuído uma fração dessa resistência após o Concílio Vaticano II, a Igreja talvez não estivesse em seu atual estado de rendição.
É digno de nota que o Islã turco antes da Primavera Árabe estava tão efetivamente neutralizado quanto o catolicismo português atual, agora completamente capturado pelas tendências do Novus Ordo. Para o turco médio, o árabe do Corão é tão indesejado quanto o latim é para o congregante português moderno — tente falar a língua da liturgia para qualquer um deles, e você encontrará uma explosão imediata e irracional de hostilidade. Assim como poucos portugueses conseguem recitar o Salmo 42 em latim, poucos turcos conseguem recitar a Surata Ya-Sin — o chamado coração do Corão — em árabe. Os padrões de modéstia espelharam essa decadência; em ambas as culturas, a minissaia reina suprema. É um espetáculo comum observar uma mulher usando hijab enquanto exibe uma minissaia, revelando seu traseiro ao mundo. Os turcos consomem álcool com a mesma regularidade que os portugueses. Em última análise, essa trajetória histórica não é uma aberração moderna; ela é profunda. Para os turcos, o Islã foi historicamente uma ferramenta de conquista imperial, assim como o catolicismo foi utilizado pelo Estado português para servir a interesses coloniais. Basta recordar que até São Francisco Xavier achou necessário ensinar catecismo básico a marinheiros portugueses que supostamente tinham a sagrada tarefa de propagar a Fé. Nessas conquistas, a religião era apenas um pretexto.
Na década de 1930, G.K. Chesterton observou profeticamente que um Ocidente esvaziado, tendo entregado sua própria fé dogmática, eventualmente seria incapaz de resistir ao avanço do Islã, que permanecia o único sistema ainda apegado a uma convicção absoluta e intransigente. Essa previsão notável precedeu tanto o aumento exponencial da dependência ocidental do petróleo do Oriente Médio — impulsionado pela ubiquidade do automóvel — quanto a Revolução Islâmica de 1979 no Irã. Foram esses catalisadores posteriores que facilitaram o ressurgimento geopolítico do Islã, mas Chesterton já havia identificado a necessidade espiritual dessa mudança décadas antes; ele entendeu que, uma vez que uma civilização abandona a Encarnação, cria um vazio que um credo mais disciplinado e dogmático inevitavelmente preencherá. Na França, a hipocrisia é total. Muçulmanos ocupam regularmente ruas públicas para realizar orações em massa, parando o trânsito com impunidade, enquanto o Estado francês anteriormente usou canhões de água contra católicos tradicionalistas que tentavam desfilar pelas ruas durante a Semana Santa. O Bispo Williamson, em uma de suas observações mais lúcidas, identificou corretamente o incidente do Charlie Hebdo como uma manifestação de uma religião falsa agindo como vara de castigo divino sobre uma nação que havia elevado a blasfêmia a virtude cívica. França e Alemanha estão agora colhendo a colheita amarga do que semearam, tendo convidado seu próprio deslocamento como resultado lógico de sua apostasia. A Turquia pós-Primavera Árabe está em stark contraste com a nação que já foi. Anteriormente, podia-se abertamente consumir um barril de cerveja à sombra de uma mesquita durante a Juma (análoga à nossa Missa dominical), mas o ambiente desde então endureceu ao ponto de visitar se tornar um empreendimento imprudente. Essa mudança ressalta por que táticas de distração como o futebol são tão convenientes para os arquitetos do novo mundo; eles precisavam de um ópio secular porque, após a Primavera Árabe, o fervor islâmico se tornou muito mais volátil e difícil de gerenciar. É uma ironia sombria observar o estado atual das coisas em Portugal, onde os imãs provavelmente estariam mais inclinados a se converter ao Judaísmo do que a abandonar sua lealdade a um clube de futebol. É um espécime maravilhoso do 'progresso' moderno.
📎 Fonte original: Wordpress
