Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← Notíciasnoticias

A Orientação do Sacerdote na Missa: Face ao Povo ou Voltado para o Oriente?

28 de setembro de 2026 às 01:37

A Orientação do Sacerdote na Missa: Face ao Povo ou Voltado para o Oriente?

O padre Guy Pagès defende que a orientação do sacerdote voltado para a assembleia não é teologicamente inferior à orientação para o Oriente, argumentando que a presença real de Cristo no meio de nós e a natureza esponsal do sacerdócio tornam a celebração versus populum profundamente significativa.

O padre Guy Pagès defende que a orientação do sacerdote voltado para a assembleia não é teologicamente inferior à orientação para o Oriente, argumentando que a presença real de Cristo no meio de nós e a natureza esponsal do sacerdócio tornam a celebração versus populum profundamente significativa.

A orientação do sacerdote durante a celebração eucarística é suficientemente emblemática para focalizar em si toda a diferença de «sensibilidade» entre os partidários do antigo rito, dito de São Pio V, hoje chamado «forma extraordinária» do rito romano (Cf. Bento XVI, Carta Apostólica Summorum pontificum, 7 de julho de 2007, art. 1; La Documentation catholique, n. 2385, 5 de agosto de 2007, p. 703), e os do rito dito de Paulo VI. Ainda que o texto do rito dito de Paulo VI não diga de forma explícita que o sacerdote deva ficar de frente para o povo — algumas indicações convidam mesmo a pensar o contrário, como por exemplo antes da oração sobre as oferendas: «Voltando em seguida ao meio do altar, o sacerdote, voltando-se para o povo e estendendo e depois unindo as mãos, convida o povo à oração dizendo…», o que deixa entender que no restante do tempo o sacerdote não está voltado para o povo… Constatação que tornará ainda mais difícil minha intenção de justificar como não menos válida — senão mesmo mais (!) —, a orientação do sacerdote celebrante voltada para a assembleia…

I. A orientação do sacerdote e da assembleia para o Oriente, lugar do sol nascente e símbolo cósmico do retorno do Sol da Justiça (Ml 3,20; Lc 1,78), o Cristo Jesus nosso Senhor, que vem julgar os vivos e os mortos, assim como o cardeal Ratzinger tão bem expressou em seu livro O espírito da liturgia, permite integrar simbolicamente o universo na expressão litúrgica da Igreja, e manifesta a condição inicial da Igreja em caminho para sua realização escatológica. Isso é, certamente, justo, mas essa orientação não tem, contudo, motivo para ser exclusiva. O primeiro obstáculo deve-se ao fato de que a simbólica da espera do Cristo expressa pela assembleia e pelo sacerdote à sua frente, tensos para um mesmo ponto, não exprime em si de forma absolutamente própria a fé do Povo de Deus, pois outras comunidades, como as comunidades judaica e muçulmana, voltam-se para um além do lugar onde se encontram quando rezam, manifestando assim que não têm a plenitude no lugar onde estão, mas que a esperam de um além. São, portanto, imperfeitas… Os judeus voltam-se para Jerusalém, e os muçulmanos, em sua rivalidade mimética com eles, voltam-se para Meca, e os cristãos voltam-se para o Oriente. Que a direção da oração exprima a espera não é próprio da fé cristã; a tensão para um lugar geográfico e simbólico fora daquele onde se reza não é, portanto, própria da expressão da fé cristã… mesmo que continue verdadeiro que a espera do retorno de Cristo condiciona toda a oração cristã (Cf. 1 Cor 15,28)…

O segundo obstáculo deve-se ao fato de que nessa disposição simbólica, a separação geográfica do sacerdote em relação à assembleia dos fiéis, tensos juntos para um mesmo ponto focal, pode deixar pensar que a diferença dos sacerdócios ministerial e batismal não é, em última análise, senão uma diferença de graus, simbolizados pelos degraus do altar, que colocam o sacerdote mais alto que os fiéis e mais próximo deles do Cristo figurado pelo sol nascente… Ora, a diferença dos sacerdócios não é uma questão de graus, mas de natureza (Cf. Concílio Ecumênico Vaticano II, Constituição dogmática De Ecclesia, n. 10). Poder-se-á objetar que a presença do sacerdote sozinho no santuário indica essa diferença de natureza. Mas, além de não ser apenas o sacerdote que pode permanecer no santuário — os coroinhas também o fazem —, falamos aqui da orientação do sacerdote, e não do lugar onde ele se encontra, tanto mais que a observação pode também ser levada em conta a favor do sacerdote voltado para a assembleia, que também se encontra no santuário…

O que caracteriza a fé cristã é a Boa Nova da vinda de Deus entre nós, de modo que a liturgia da Igreja nos permite precisamente encontrá-Lo… entre nós! (Cf. Mt 10,7; Lc 10,9). E isso, no momento que recapitula toda a Sua existência, o de Seu sacrifício, pelo qual Ele Se dá à Sua Igreja como a cada um de seus membros… A Missa nos abre as Portas do Reino dos Céus! Deus está lá! Ele nos torna contemporâneos da Ceia, de Seu sacrifício, de Sua morte, de Sua ressurreição, para que, «por Ele, com Ele e n’Ele», nós mesmos oferecidos a Deus em hóstias vivas e santas (Rm 12,1; 1 Pd 2,5), entremos na posse da vida eterna (Cf. Jo 6,54), tornados participantes da natureza divina (2 Pd 1,4)! Quer dizer que a orientação do sacerdote e da assembleia que o segue para um lugar fora daquele onde se encontram não dá conta simbolicamente do essencial do que constitui o ato eucarístico: «O Reino dos Céus está no meio de vós! (Lc 17,21)», «A realidade é o Corpo de Cristo (Cl 2,17)!»… A realidade está lá… diante de nossos olhos… é o Corpo de Cristo! Pela Eucaristia, Cristo nos faz o Dom de Sua presença real… Deus está lá! Não se trata de perdê-Lo olhando para outro lado! Certamente, Ele está lá e ainda está por vir. Mas Ele nunca virá para ninguém se não tiver primeiro sido já lá para ele… É a partir do que vivemos aqui e agora, «por Ele, com Ele e n’Ele», que podemos esperar, sem tremer (Cf. Rm 2,5; 5,9; 1 Ts 1,10), aguardar Sua volta, com o olhar voltado para o ponto onde o sol nasce (Cf. Mt 24,27)… Mas vê-se bem que já não se trata aqui de lugar… Chegou «a hora em que não é nem sobre esta montanha nem em Jerusalém» que adoramos nosso Deus! (Cf. Jo 4,21-24)

II. Além da característica da Fé cristã que se exprime no anúncio da Presença do Reino dos Céus «no meio de vós» (Lc 17,21), quando o sacerdote faz frente ao povo, ele exprime de forma muito mais perfeita a natureza própria do ministério sacerdotal, que é representar o Cristo-Esposo da Igreja, fazendo frente à Sua esposa no ato de amor pelo qual Ele Se dá a ela. Com efeito, pelo sacramento da ordem, um batizado torna-se capaz de oferecer não mais apenas seu próprio sacrifício, como cabe a todo batizado fazer enquanto membro do Corpo de Cristo, a «Deus, o Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo», para Lhe dar «toda honra e toda glória», mas o sacerdote torna-se capaz de oferecer o sacrifício do próprio Cristo… ou melhor, é Cristo que se torna capaz de oferecer por ele Seu próprio Sacrifício… E disso quem é capaz (Hb 5,4)? Quem pode oferecer ao Pai a vida e a morte de outro — e com maior razão do Filho de Deus — sem incorrer na Ira de Deus?! Aí está o fundamento da distinção de natureza dos sacerdócios: ninguém pode jamais oferecer senão seu próprio sacrifício, enquanto pelo sacerdócio ministerial, o sacerdote oferece também o Sacrifício de Cristo!!! Crainte e tremblements!!… É grande o mistério do sacerdócio! «É o amor do Coração de Jesus Ele mesmo», dizia o santo Cura d’Ars. O sacerdote, enquanto age in persona Christi, é configurado ao Cristo-Esposo que entrega Sua vida por amor de Seu povo reunido para recebê-la… Como um esposo ama sua esposa até lhe dar seu corpo para não fazer com ela mais que uma só carne, assim, na Missa, Cristo vem dar Seu corpo à Sua esposa para não fazer com ela mais que uma só carne. A Igreja torna-se assim, e somente assim, o Corpo de Cristo (Cf. 1 Cor 10,17)… Eis por que não há Igreja sem Eucaristia, nem Eucaristia sem sacerdote… Tão milagrosamente quanto o Verbo de Deus Se fez Jesus no seio da Virgem Maria, pelo mistério de nossa participação na Eucaristia, Ele Se faz Nós, se todavia quisermos nos tornar Ele… «Concede-nos, Senhor nosso Deus, encontrar nesta comunhão nossa força e nossa alegria, a fim de que possamos nos tornar o que recebemos», pede a oração após a comunhão do vigésimo sétimo Domingo do Tempo Comum… Em suma, o sacerdote nunca pode significar tão bem o Dom que Cristo faz de Si mesmo à Sua esposa, viver portanto sua vocação própria de sacerdote, que é tornar presente o Cristo no mistério de Seu Sacrifício, senão fazendo ele mesmo frente à Igreja como Cristo faz frente à Sua esposa na oferta de Si mesmo… Os enamorados não se voltam as costas. Quando se amam, ficam frente a frente numa prova de verdade. Não se diz que os sacerdotes são «outros Cristos»? Em vez de ser dirigida para um ponto de fuga, a assembleia faz assim frente ao sacerdote que representa o Cristo, aqui e agora, com Seu corpo e Seu sangue, para se unir a Seu Sacrifício redentor pelo qual todas as graças são pedidas e dadas. É isso que é próprio da celebração cristã: o Reino dos Céus está no meio de nós! A nós de entrarmos nele, agora, em vez de esperar que Ele venha no fim do mundo, onde será tarde demais para fazê-lo! Não somos mais judeus, tornamo-nos cristãos. E que não se diga que o sacerdote vira as costas ao Cristo presente no tabernáculo, pois agindo in persona Christi, ele é como a emanação pela qual Jesus Se apresenta à Sua Esposa e Se dá a ela. No total, e no mínimo, a orientação para o povo não me parece, portanto, de valência simbólica e teológica menor no rito latino de forma ordinária que a orientação para o Oriente naquele da forma extraordinária. Lembro-me de uma pequena sala numa das catacumbas romanas que nosso guia nos apresentou como tendo sido uma capela; ele nos fez notar a base de quatro colunetas, suportes de um altar, que não estava colado à parede… Havia de fato espaço suficiente para que o sacerdote pudesse ficar entre a parede e o altar, de frente para a assembleia, e isso nesses lugares tão particulares onde cada cm² conta… E se santo Cesário de Arles (século VI) fala de «ouvir e ver a consagração do Corpo e do Sangue», é bem que a celebração de frente para o povo não data do Concílio Vaticano II.

Padre Guy Pagès

PS: Uma palavra para ilustrar a dificuldade de mudar os hábitos: O Concílio de Trento (1545-1563), após a recusa protestante de adorar a Presença real, pediu a supressão dos jubés, essas tribunas que separavam o coro das igrejas de sua nave e impediam os fiéis de ver bem a oferta do Sacrifício de Jesus. Essas construções, compostas de uma clausura e de uma tribuna encimada por um calvário, eram semelhantes ao iconóstase das igrejas orientais, e copiavam o véu que separava o Santo do Santo dos Santos no Templo de Jerusalém, véu rasgado pela morte de Cristo. Pois bem, foi preciso geralmente esperar o meio do século XVIII para que a diretriz do Concílio de Trento tivesse efeito…

Apresentação geral do Missal Romano, n. 146.

[Nota: É de notar que a entrada dos templos galo-romanos da religião celta era mais frequentemente situada a leste. (Paul-Marie Duval, Les Dieux de la Gaule, Edição aumentada, Payot, 1976, p. 87.)]

[Traduzido do alemão por Génia Català, Genebra, Ad Solem, 2001.]

[Cf. Concílio Ecumênico Vaticano II, Constituição dogmática De Ecclesia, n. 10.]

[«Vedes este altar? Ele é uma fonte. E como de uma fonte jorram águas abundantes, desta mesa se lançam os rios do Espírito. Por isso ela é colocada no meio, a fim de que de todas as partes se corra para ela. […] Não temais o esgotamento desta onda; ela é um oceano sem limites que, longe de se esgotar pelo uso, cresce pela multidão dos que dela se abeberam. (São João Crisóstomo, Extraído do Panegírico de todos os santos mártires, PG 50, 710).»]

[Desculpe-me por ter de contradizer Dom Rey, mas a oração cristã não é «essencialmente voltada para o Cristo», mas para o Pai.]

[Cf. 1 Cor 13,12; Hb 9,24; Ap 22,4]


📎 Fonte original: Lesalonbeige

📎 Fonte original: Lesalonbeige

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.