Em um artigo contundente, Adelantelafe confronta a teoria da evolução darwiniana com a doutrina católica tradicional, defendendo a criação divina e criticando o evolucionismo como incompatível com a fé. O texto reafirma o Magistério perene da Igreja contra os erros modernos, oferecendo argumentos sólidos para os fiéis católicos.
A teoria da evolução de Charles Darwin, que propõe que todas as espécies de seres vivos descendem de um ancestral comum através de um processo de seleção natural, tem sido um dos maiores desafios à fé católica desde o século XIX. Muitos católicos, influenciados pelo pensamento moderno, tentaram conciliar o darwinismo com a doutrina da Igreja, argumentando que a evolução seria o meio pelo qual Deus criou a vida. No entanto, a Tradição Católica sempre rejeitou essa conciliação, pois ela contradiz verdades fundamentais da fé, como a criação direta de Adão e Eva por Deus, o pecado original e a necessidade da Redenção.
O Magistério da Igreja, ao longo dos séculos, sempre ensinou que a criação é um ato livre e direto de Deus, e que o homem foi criado à Sua imagem e semelhança, com uma alma imortal. O Concílio Vaticano I, por exemplo, declarou que Deus criou todas as coisas do nada, e que o mundo não é produto de uma necessidade cega ou de um acaso. A teoria da evolução, ao contrário, propõe que a vida surgiu por acaso e se desenvolveu através de mutações aleatórias e seleção natural, sem qualquer finalidade ou intervenção divina. Isso é incompatível com a doutrina católica, que afirma que tudo foi criado por Deus com um propósito.
Além disso, a evolução darwiniana nega a historicidade do relato do Gênesis sobre a criação do homem. A Igreja sempre ensinou que Adão e Eva foram os primeiros seres humanos, criados diretamente por Deus, e que todos os homens descendem deles. O pecado original, que é a base da doutrina católica sobre a necessidade do batismo e da redenção, só faz sentido se Adão e Eva existiram realmente e cometeram o primeiro pecado. Se a evolução fosse verdadeira, não haveria um primeiro casal humano, e o pecado original seria uma fábula. Isso foi condenado pelo Magistério, especialmente pelo Papa Pio XII na encíclica Humani Generis, que afirmou que a evolução não pode ser aceita se nega a criação direta da alma humana por Deus.
Os defensores do evolucionismo teísta argumentam que Deus poderia ter usado a evolução como meio de criar. No entanto, essa posição é uma tentativa de conciliar o inconciliável. A evolução, por definição, é um processo naturalista que não requer a intervenção divina. Aceitá-la como meio de criação é limitar o poder de Deus e negar a sua ação direta na criação. Além disso, a evolução implica em sofrimento e morte antes da queda do homem, o que contradiz a doutrina católica de que a morte entrou no mundo pelo pecado de Adão. A Tradição sempre ensinou que antes do pecado original não havia morte nem sofrimento, e que a criação era boa e harmoniosa.
A Igreja Católica, em sua Tradição, sempre condenou as interpretações naturalistas da origem do homem. Os Padres da Igreja, como Santo Agostinho e São Basílio, interpretaram o Gênesis de forma literal em seus pontos essenciais, afirmando a criação direta de Adão e Eva. São Tomás de Aquino, na Suma Teológica, ensinou que a alma humana é criada diretamente por Deus, e que o corpo humano foi formado por Deus do barro. Essa é a fé católica, e não pode ser abandonada em nome de uma teoria científica que está em constante mudança e que, em última análise, é uma filosofia materialista disfarçada de ciência.
O Papa Pio XII, na encíclica Humani Generis (1950), alertou contra os perigos do evolucionismo e reafirmou que a alma humana é criada diretamente por Deus. Ele permitiu que se investigasse a hipótese evolucionista no que diz respeito à origem do corpo humano, mas deixou claro que a fé católica exige a criação imediata da alma por Deus e a unidade da raça humana em Adão. No entanto, mesmo essa abertura limitada foi mal interpretada por muitos, que passaram a aceitar a evolução como um fato estabelecido, ignorando as advertências do Magistério.
O Papa João Paulo II, em 1996, em uma mensagem à Pontifícia Academia das Ciências, afirmou que a evolução é "mais que uma hipótese", o que causou confusão entre os fiéis. No entanto, essa declaração não é um ensinamento infalível e não muda a doutrina católica. Muitos teólogos tradicionais criticaram essa afirmação, lembrando que a evolução é uma teoria científica controversa e que não pode ser aceita como verdade absoluta. A Igreja não pode contradizer a sua própria Tradição, que sempre ensinou a criação direta do homem por Deus.
Os católicos tradicionais, portanto, rejeitam a teoria da evolução como incompatível com a fé. Eles defendem que a criação é um artigo de fé, e que negá-la é negar a própria base do cristianismo. A evolução, ao negar a criação direta e o pecado original, leva ao relativismo moral e à perda do senso do pecado, que é a raiz da crise atual na Igreja. A fidelidade à Tradição exige que se rejeite o darwinismo e se afirme a verdade do Gênesis, mesmo que isso vá contra o consenso científico moderno.
Em conclusão, a Tradição Católica sempre esteve em conflito com o dogma de Darwin. A tentativa de conciliar a evolução com a fé é uma ilusão que só enfraquece a doutrina católica. Os fiéis devem se apegar ao Magistério perene da Igreja, que ensina a criação direta de todas as coisas por Deus, a criação especial do homem à Sua imagem e semelhança, e a realidade do pecado original. Somente assim poderão manter a integridade da fé e transmiti-la às gerações futuras. A Igreja não pode se curvar ao mundo, mas deve proclamar a verdade de Cristo, que é o mesmo ontem, hoje e sempre.
📎 Fonte original: Adelantelafe
📷 Foto: Thuan Pham via Pexels — A stunning view of a catholic church interior with arches, stained glass windows, and empty pews, bathed in soft lighting.
