Em 2 de agosto, o site Ad Vaticanum publicou as observações do Cardeal Robert Sarah sobre a Liturgia Latina Tradicional da Igreja Romana, nas quais ele descreve a crise atual da Igreja como confusão doutrinal, pregação enfraquecida, desordem litúrgica e formação inadequada, defendendo a coexistência pacífica entre a forma antiga e a nova do rito romano. Em contrapartida, o Cardeal Blase Cupich, também em Ad Vaticanum, apresentou visões divergentes sobre a Missa Latina Tradicional, argumentando que disputas litúrgicas enfraquecem a credibilidade da Igreja em questões como guerra, meio ambiente e preocupações globais, e vinculando seu apelo à unidade com a sinodalidade.
Em 2 de agosto, o Ad Vaticanum publicou as observações do Cardeal Sarah sobre a Liturgia Latina Tradicional da Igreja Romana, Latina. Leia lá, mas aqui está um resumo do artigo com minhas ênfases e comentários adicionados (também conhecido como “zisking”). Essencialmente, o Cardeal Sarah descreve a crise atual da Igreja como uma de confusão doutrinal, pregação enfraquecida, desordem litúrgica e formação inadequada. [Em suma, tudo o que é fundamental para uma identidade católica sólida.] A renovação, argumenta ele, deve começar com oração, silêncio, reverência e transmissão fiel do Evangelho, em vez de acomodação à cultura secular. [Ausência notável: sinodalidade (também conhecida como “caminhar juntos”).] Sua crítica mais forte diz respeito ao conflito entre os católicos apegados ao rito romano mais antigo e os defensores da liturgia reformada. Ele chama essa divisão de “um verdadeiro e próprio pecado”, porque a liturgia deveria ser a “fonte da comunhão da Igreja”, não uma arma ideológica. Os católicos não devem tratar uns aos outros como inimigos por causa de formas rituais. [Quando alguém está chutando você na barriga enquanto você está caído, é difícil vê-lo como seu aliado.] Sarah insiste que “ninguém tem autoridade sobre os ritos” como se fossem propriedade pessoal ou burocrática. “A liturgia pertence a Deus.” Sacerdotes, bispos e cardeais recebem o culto da Igreja; eles não o possuem. Um rito herdado não pode simplesmente ser tratado como inexistente por decreto administrativo. Ele, portanto, favorece a abordagem “equilibrada, pastoral e teologicamente bem fundamentada” de Bento XVI, permitindo que as formas mais antiga e mais nova coexistam pacificamente dentro da Igreja. Tal coexistência permitiria que cada uma enriquecesse a outra e daria aos fiéis acesso ao silêncio, à profundidade e à continuidade que buscam. [Isso não soa como sinodalidade para mim. Permitir escolhas pessoais?!?] Sarah também reconhece excessos entre os tradicionalistas, observando que muitas reações surgem de abusos nas celebrações do rito mais novo. Os fiéis têm direito à liturgia da Igreja, não a cerimônias remodeladas segundo o “capricho” de um celebrante. [Em qual lado das coisas isso geralmente ocorre?] O remédio mais amplo é “formação, e novamente formação” para bispos, sacerdotes e leigos. A verdadeira unidade virá por meio da fidelidade doutrinal, do culto reverente, da correção de abusos e do fim do faccionalismo litúrgico coercitivo. [Mais uma vez retornamos ao conceito de identidade católica. Se você não conhece sua fé, seus ritos litúrgicos pelos quais cumpre a virtude da Religião, você não tem uma identidade católica sólida.]
Por outro lado, também no Ad Vaticanum, o Cardeal Ventoso, tinha suas próprias visões divergentes sobre a Missa Latina Tradicional, etc. (Na verdade, sobre as pessoas que querem a Missa Latina Tradicional, eu acho.) O Cardeal Cupich argumenta que disputas sobre a Missa Latina Tradicional e outras controvérsias eclesiais enfraquecem a credibilidade da Igreja ao abordar guerra, problemas ambientais e preocupações globais. Forças internas que “dilaceram a unidade”, [Aí está o shiboleth atual tão importante] diz ele, diminuem a autoridade do testemunho da Igreja. Pessoas de fora podem razoavelmente questionar por que deveriam dar ouvidos a uma instituição marcada por “discórdia e divisão” dentro de sua própria casa. [É claro que estávamos sendo marginalizados na praça pública antes porque nossa identidade está tão erodida; os católicos hoje estão tão inconscientes da Fé que não têm como articulá-la na praça pública. NÃO são as questões litúrgicas. Cupich, por exemplo, considera o Senador Durbin alguém merecedor de um prêmio.] Cupich vincula esse apelo à unidade com a sinodalidade. A resistência aos processos sinodais, sugere ele, muitas vezes reflete o medo de que o engajamento com questões contemporâneas separe a Igreja da tradição. Os católicos devem confiar que “o Espírito de Cristo está agindo” e que o sensus fidelium permite aos fiéis abordar novos problemas sem abandonar a fé. A sinodalidade promove “responsabilidade compartilhada” por meio de maior participação dos leigos na evangelização, catequese, planejamento pastoral e consulta. [O problema com esse apelo frágil ao sensus fidelium é que você precisa ser membro dos FIDELES para tê-lo! E essa NÃO é a situação atual. Veja minhas observações acima. Mas esperem… “caminhar juntos” será o remédio para a unidade.] Ele identifica três prioridades para a próxima década: continuar a renovação iniciada pelo Concílio Vaticano II, manter a defesa ambiental e promover a paz. [Ausência notável? Que tal a salvação das almas? Podemos considerar a mensagem da Igreja ad intra e ad extra, para dentro da Igreja aos seus membros e para fora ao mundo. Mas ambas precisam estar enraizadas na Grande Comissão, que não era para defesa ambiental ou “paz mundial”, mas para a salvação em Jesus Cristo mediada pela única, santa e apostólica Igreja Católica que Ele fundou e que, castigada e golpeada por fora e por dentro, perdura hoje.] Ele também adverte que a doutrina da guerra justa, originalmente destinada a restringir conflitos, pode ser mal utilizada como “uma licença para agir”. [Suspeito que aqueles que dizem que a doutrina da guerra justa precisa ser revisitada hoje não conseguiriam, se pressionados, articular o que ela é.] O artigo argumenta, no entanto, que a própria governança de Cupich entra em conflito com sua condenação da divisão. Sua implementação de Traditionis custodes proibiu a Missa mais antiga nos primeiros domingos e nas principais festas e impôs condições relativas à liturgia pós-conciliar. O Instituto de Cristo Rei consequentemente suspendeu Missas públicas e confissões em seu santuário em Chicago, em vez de aceitar aquelas condições. O artigo sustenta que tais restrições aumentaram o afastamento e podem ter levado alguns católicos em direção à Sociedade de São Pio X. Ele também cita o prêmio proposto por Cupich ao Senador Dick Durbin, apesar do apoio de Durbin ao aborto legal e da proibição do Bispo Thomas Paprocki contra ele receber a Sagrada Comunhão. Durbin recusou o prêmio após protestos episcopais. O artigo conclui que Cupich aplica sua preocupação com a unidade de forma seletiva, condenando o conflito sobre a Missa Latina enquanto persegue políticas que elas mesmas geram séria divisão eclesial.
Então, em resumo: Sarah e Cupich ambos pensam que o conflito sobre a Missa Latina Tradicional prejudica a unidade eclesial, mas propõem remédios muito diferentes. Sarah aborda o problema por meio da reconciliação e da continuidade litúrgica. Ele considera a hostilidade entre partidários das formas mais antiga e mais nova como “um verdadeiro e próprio pecado”, porque a liturgia deveria criar comunhão. Como “a liturgia pertence a Deus”, nenhuma autoridade eclesiástica deveria tratar um rito herdado como propriedade descartável. Sua solução é a coexistência pacífica. A unidade é alcançada protegendo a diversidade legítima dentro de uma fé e hierarquia comuns. Cupich aborda a questão principalmente por meio da disciplina institucional e da conformidade com a autoridade, disfarçada sob a aparência das reformas posteriores ao Concílio. Ele argumenta que a “discórdia e divisão” interna enfraquece a credibilidade pública da Igreja e distrai de prioridades mais amplas e abrangentes, como sinodalidade, paz e responsabilidade ambiental. Sua resposta é, portanto, regulatória: a imposição da vontade. O rito mais antigo é restringido para forçar uma única direção litúrgica e impedir que se torne um ponto focal de resistência ao importantíssimo Concílio Vaticano II. Sarah pede diferenças dentro da unidade. Cupich imporia uniformidade como meio de garantir a unidade.
📎 Fonte original: Wdtprs
