Em mais um capítulo de sua obra clássica, Monsenhor Francisco Olgiati apresenta a moral cristã como fundamento para compreender o valor da vida humana em si mesma, em relação à família e ao Estado, refutando o pessimismo, o suicídio e a perda de tempo, e exaltando a vida como dom divino a ser vivido para a glória de Deus.
MONS. OLGIATI: O SILABÁRIO DA MORAL CRISTÃ – Cap. Sexto – A MORAL CRISTÃ E A VIDA – RÁDIO CRISTANDADE
MONSEÑOR FRANCISCO OLGIATI
O SILABÁRIO DA MORAL CRISTÃ
Capítulo Sexto
A MORAL CRISTÃ E A VIDA
A vida humana transcorre entre voos e quedas, entre cantos de glória e gemidos de derrotas, entre ideais sonhados, esforços realizados e propósitos generosos frequentemente quebrados ao contato com a dura realidade. Para que jamais seja uma farsa risível ou uma tragédia lamentável, mas pelo contrário seja uma alta função, ajudará considerar à luz da moral cristã o valor de nossa vida em si mesma, em relação à família e em relação ao Estado.
***
1
A vida
A vida considerada em si mesma é um grande tesouro, já na ordem natural, já na sobrenatural. Por desgraça, muitos não apreciam a importância de sua existência e a desperdiçam miseravelmente. Contentam-se em considerar os anos desta, prescindindo de Deus e de seu Amor, e necessariamente a vida aparece então como um instante fugaz, como uma onda vertiginosa, como a flor que se abre, murcha e morre. Inevitáveis são, neste caso, o pessimismo e o ceticismo; e o sorriso zombeteiro do que goza ou o gesto insensato do suicida são suas consequências. Mas quem não esquece que nossa vida não é o Absoluto, mas deve ser posta sempre, em todo instante, em relação com Deus e com o Amor divino, supera os egoísmos do cético e do pessimista, toma o real valor divino da vida humana e utiliza seus dias com sabedoria cristã.
***
2
A vida na ordem natural
Raciocinemos com absoluta simplicidade. Se admitimos a existência de Deus, e portanto, sua centralidade no universo, devemos admitir também, em razão de sua deslumbradora evidência, três princípios abundantes em aplicações práticas.
a) Cada homem, que vem ao mundo, tem uma função particular confiada a ele por Deus. O universo é um poema, no qual cada criatura representa uma letra. E como cada letra alfabética tem no livro uma função especial, assim também cada ser e, de um modo particular cada homem, tem assinalado seu dever. Ai de mim, se em uma página retiro uma letra! Se de uma linha em que se lê «nosso Deus é o centro da realidade», eu retirasse o 'D', resultaria «nosso io é o centro da realidade». E se acrescentasse alguma letra a alguma palavra, imitaria o bom alemão que estudava o idioma de Dante em Florença e que tendo encontrado pela rua com assombro seu um spazzino (varredor) com grandes óculos, relatava o fato dizendo que havia visto um spazzolino (escova) com óculos. Era um simples 'ol' acrescentado graciosamente, que resultava um apêndice inútil, mais ainda... uma apendicite nociva. Não só os Heróis de Carlyle formam a história; cada pessoa, desde Napoleão até a modesta anciã da aldeia, concorre a escrever a obra das vicissitudes humanas. E se ninguém despreza as letras maiúsculas — isto é, os grandes homens —, não deve descuidar tampouco dos humildes, as letras minúsculas, as vírgulas e os pontos finais. Deus não seria a suprema Razão, se criasse um ser sem assinalar-lhe um fim determinado, uma finalidade concreta na ordem total. Não conhecemos, é verdade, o valor de nossa atividade com exatidão; mas o soldado que se encontrava em uma das frentes no último conflito europeu, tampouco conhecia o motivo e a importância de sua ação: só o general sabia o valor de cada movimento e também a necessidade de alguns sacrifícios, irracionais talvez a juízo do herói que os realizava, mas lógicos e imprescindíveis a juízo do chefe que considerava o conjunto orgânico do avanço e da defesa de seu exército. É muito necessário persuadir-se desta verdade desprezada com demasiada frequência. É necessário recordar, sobretudo nas horas difíceis de combate e de dor, que a vida é uma função que nos foi confiada pelo amor de Deus, função que não representa algo supérfluo, mas algo útil ao plano providencial.
b) Cada vida particular, cada função individual é uma «nota» da música universal. Se nossa vida tem relação com Deus, também a tem com nossos semelhantes. É um fio de um tecido, sutilíssimo, se se quer, mas ai, se o tirais! Imitaríeis o raciocínio de um grupo de amigos meus que se aproximassem e cada um com a desculpa de que um cabelo é pouca coisa, me arrancasse um. Em pouco tempo minha cabeça ficaria completamente calva, semelhante a uma praça que nem sequer tem um monumento! Não nos encerremos em nosso pequeno eu obscuro; abramos as janelas de nossa alma; escutemos; ouviremos a música da história e compreenderemos como nossa débil voz também faz parte do grande coro. A realidade é um conjunto ordenado. Não é uma mistura de seres semelhantes a peças separadas e inconexas, atomicamente independentes. Não. Na natureza e na história encontramos uma unidade quase de organismo. Uma gota de água está em estreitíssima relação com toda a história do universo: existe e existe qual hoje é porque esse foi e não diverso o desenvolvimento da nebulosa primitiva, da terra, da atmosfera, etc. Assim cada um de nós está ligado ao todo com íntima solidariedade. Nossa civilização tem suas fontes nas civilizações dos séculos transcorridos; nossa vida do presente tem suas raízes na noite dos tempos e a livre atividade coopera para o desenvolvimento dos acontecimentos. Uma íntima relação une a geração atual com os túmulos do passado e os berços do porvir, e não é só «o nariz de Cleópatra», indicado por Pascal, o que pode assinalar novos rumos à história, mas toda ação nossa exerce uma influência mais ou menos profunda no curso dos acontecimentos. Assim como cada pedreiro contribui para a construção de um palácio, assim também cada homem é um pedreiro do palácio da história, é um colaborador da história de sua família, de sua cidade, de sua pátria, do mundo em que vive.
c) O cumprimento desta função assinalada por Deus e a contribuição ao bem comum não é dever que possamos descuidar impunemente. Não somos donos absolutos de nossa vida, somos apenas seus depositários, que livremente negociamos os talentos recebidos e um dia deveremos prestar contas deles. Por isso, antes de tudo, é uma culpa o suicídio, seja o de Catão que não quis sobreviver à liberdade de sua pátria, seja o de Lucrécia que não quis sobreviver à sua vergonha. Nenhum motivo pode justificar a quem foge do campo de batalha, onde o dever o colocou; nenhum pretexto deve diminuir o horror suscitado em nós pela jovenzinha que bebe pastilhas de sublimado corrosivo, pelo desesperado que dispara um tiro de revólver, por Roberto Ardigò que aos noventa anos toma uma navalha de barbear e degola-se murmurando: «Para que serve a vida?», ou por qualquer Petrônio sexagenário que entre músicas e perfumes levanta no alto a taça de murra, bebe nela, a destrói arrojando-a violentamente contra o muro e depois estende seu braço para que o médico abra suas veias e morre exangue. Não. A vida não é uma taça que se possa estilhaçar licitamente contra o solo. E assim como o suicídio é um delito, assim também a perda de tempo é um pecado. Fugit irreparabile tempus, advertia já Virgílio. Quem refletir na imensa quantidade de horas, de dias e de anos desperdiçados por muitos com incalificável leviandade, exclama com Schiller, em uma de suas Kleine Gedichte intitulada: Der Sämann: «Olha: esperançoso confias à terra a dourada semente e alegre esperas na primavera que germine. Só vacilarás em arrojar nos sulcos do tempo boas ações que sabiamente semeadas floresçam com tranquilidade para a eternidade?» A mesma moral natural proclama a preciosidade do tempo e a obrigação do trabalho. Além disso, os Santos do Cristianismo nos deram nisto luminosíssimos exemplos: Santo Afonso havia feito voto de não perder jamais nem sequer um instante; São Filipe Néri não deixava inutilizada nem uma pequena partezinha de tempo; São Camilo de Lélis detinha-se ante os túmulos e se perguntava: «Que fariam estes mortos para a vida eterna, se pudessem voltar à vida?» Em uma palavra, há Santos protetores do trabalho, como São Bento; há protetores dos alfaiates, dos sapateiros, dos jornalistas, etc.; mas jamais existiu um santo protetor do ócio. Tudo isto é verdade ainda sob o aspecto da ordem natural. E todos, até os próprios estoicos, declararam a vida assim concebida, a vida que glorifica o Criador. «Que outra coisa posso fazer eu, ancião e coxo, senão cantar a glória de Deus? — dizia Epicteto em seus Discursos —. Se fosse um rouxinol, faria a parte de rouxinol; se fosse um cisne, a parte de cisne. Sou um ser racional e devo entoar um hino a Deus. Esta é minha parte e a farei, enquanto possa; convido a todos vós a cantar comigo». É esta a expressão da mesma razão humana. A Revelação a confirma; e acrescenta que nossa vida deve ser vida não só para glória de Deus, mas para glória do Deus uno e trino, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
***
3
A vida na ordem sobrenatural
A ordem sobrenatural não destrói nada do que indicamos, mas pelo contrário, tudo consagra e sublima.
a) A vida do cristão é uma função que o Pai confia ao filho. Enquanto vivemos sem pecado mortal, não sendo escravos, nem meras criaturas, mas filhos de Deus pela graça que eleva nossa natureza humana e nos faz participantes da natureza divina, nossa vida é um Pai Nosso recitado com a atividade cotidiana. O verdadeiro Pai Nosso não é o que tantas vezes mascullamos distraidamente, é o grito de amor que os filhos fiéis dirigem ao Pai, enquanto cumprem sua vontade na terra. São nossos atos — desde as orações que pronunciamos até os sacrifícios generosamente aceitos — os que glorificam o Senhor e lhe repetem: sanctificetur nomen tuum. São eles os que concorrem para a realização de seu reino: adveniat regnum tuum. Mediante nossa vida toda pronunciamos em verdade, mais que com os lábios, as sublimes palavras: fiat voluntas tua. E o bom Pai nos provê o pão supersubstancial que vivifica as almas e o outro pão que nutre os corpos; nos perdoa nossos pecados, ordenando-nos perdoar as ofensas recebidas; nos põe em guarda contra as tentações e o mal, ou seja, contra a culpa que poderia, sendo mortal, fazer-nos perder a graça e desse modo arruinar nossa vida. Toda ação boa feita sem a graça não brota de uma alma divinizada, portanto tem um valor puramente humano e não merece um prêmio sobrenatural, em uma palavra, é uma ação sem amor. Nossa vida, pelo contrário, deve ser a atuação de nossa função humana querida por Deus e desenvolvida com a graça santificante. A imitação do Beato de la Colombière devemos ser apóstolos do «momento presente santificado» e com ele devemos propor-nos este programa: «Ainda que toda a terra devesse sublevar-se contra mim, censurar-me, zombar de mim, compadecer-me, é necessário que eu faça tudo o que Deus me ordena, tudo o que Deus me inspira para sua glória».
b) O Pai não nos deixa sós: nos une, nos incorpora a seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, e mediante «o primeiro entre os irmãos» nos une a todos os demais irmãos no Corpo Místico da Igreja. Então nossa vida cristãmente vivida é não só divinamente preciosa em si, mas também proveitosa para todos. É amor a Cristo com quem formamos um mesmo organismo; é amor ao próximo com quem comunicamos na Comunhão dos Santos; é contribuição com uma pequena pedra para a catedral dedicada à Realeza do Salvador; é apostolado; é função de amor fraterno. Jesus está conosco. Reclina sua cabeça sobre nosso coração e nos incita ao dever, ao sacrifício, ao amor. Se caímos, nos levanta; se estamos tristes e fatigados, nos repete: «Vem...
[...continua...]
📎 Fonte original: Wordpress
