Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasPolitica Eclesial

ONU reconhece o aborto 'coagido' como violência contra as mães em relatório inédito

30 de setembro de 2026 às 22:04

ONU reconhece o aborto 'coagido' como violência contra as mães em relatório inédito

Em um documento histórico apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, a Relatora Especial Reem Alsalem denunciou pela primeira vez o aborto coagido como uma forma de violência contra as mulheres, distinguindo-o do aborto forçado e reconhecendo que pressões econômicas, sociais e afetivas levam milhões de mães a interromper a gravidez contra sua verdadeira vontade. O relatório, que contou com contribuições do Centro Europeu para o Direito e a Justiça (ECLJ), representa um marco no direito internacional ao tratar as mães como categoria distinta e vulnerável.

Em um documento histórico apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, a Relatora Especial Reem Alsalem denunciou pela primeira vez o aborto coagido como uma forma de violência contra as mulheres, distinguindo-o do aborto forçado e reconhecendo que pressões econômicas, sociais e afetivas levam milhões de mães a interromper a gravidez contra sua verdadeira vontade. O relatório, que contou com contribuições do Centro Europeu para o Direito e a Justiça (ECLJ), representa um marco no direito internacional ao tratar as mães como categoria distinta e vulnerável.

A Organização das Nações Unidas deu um passo histórico no reconhecimento da violência sofrida pelas mães em todo o mundo. No dia 22 de junho de 2026, Reem Alsalem, Relatora Especial da ONU sobre a violência contra mulheres e meninas, apresentou perante o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas seu relatório dedicado à violência contra as mães. O documento traça um vasto panorama das violências e discriminações sofridas por mulheres e meninas em todo o mundo em razão de seu status de mãe, formulando recomendações para remediar essa situação. Trata-se de um documento inédito por dois motivos fundamentais.

Por um lado, como indicou a própria Relatora, "Apesar do papel fundamental e das contribuições das mães, nenhuma organização nem nenhum mecanismo das Nações Unidas, ao menos que eu saiba, produziu um relatório mundial específico dedicado às mães enquanto categoria distinta de pessoas cujas vidas e experiências — incluindo as experiências de violência — são profundamente moldadas por essa dupla identidade de mulher e mãe". Por outro lado, o Centro Europeu para o Direito e a Justiça (ECLJ) observa com satisfação que esta é certamente também a primeira vez que o aborto coagido é denunciado no direito internacional. Isso é fruto do trabalho do ECLJ, que participou do processo de redação deste relatório submetendo à Relatora Especial, em resposta ao seu apelo por contribuições, observações escritas relativas à situação das mulheres pobres e isoladas diante da maternidade, em particular durante a gravidez. O ECLJ também participou de uma consulta de especialistas, a convite da Sra. Alsalem.

No documento sobre a "violência contra as mães", a Relatora Especial entende por "mãe" toda mulher que deu à luz ou que adotou uma criança, mas também toda mulher grávida (§ 94.a), como o ECLJ a havia convidado a fazer. A Sra. Alsalem parte de uma constatação simples: "As mães e a maternidade foram desvalorizadas na sociedade", o que constitui uma das causas profundas da violência de que podem ser vítimas. O relatório observa que: "A maternidade permanece amplamente subestimada e é frequentemente apresentada erroneamente como uma escolha pertencente apenas à esfera privada, em vez de um bem social que necessita de reconhecimento e apoio da sociedade e das instituições" (§7). Lamenta também que "Na cultura e na mídia, as mulheres que exibem abertamente sua prioridade concedida à maternidade são frequentemente retratadas como menos ambiciosas ou como 'fazendo escolhas menos ambiciosas'. A educação dos filhos é apresentada como uma fonte de desigualdades, uma restrição intrínseca ou uma desvantagem. As mulheres que se dedicam à maternidade ou aspiram a ela são consideradas 'improdutivas', mesmo quando o trabalho de cuidado representa cerca de 9% do produto interno bruto mundial" (§8).

No que diz respeito às violências sofridas por mulheres grávidas, a Relatora Especial opera uma distinção expressa entre aborto "forçado" e aborto "coagido" (§41), como lhe havia recomendado o ECLJ. Com efeito, sem serem fisicamente forçadas, muitas mulheres recorrem ao aborto em razão de pressões diversas e porque nenhuma alternativa lhes é apresentada. Segundo um estudo americano publicado em 2023, 61% das mulheres que se submeteram a um aborto sentiram um nível elevado de pressão proveniente de seu círculo social ou de circunstâncias diversas. Citando expressamente o ECLJ, cuja contribuição se baseava em numerosos testemunhos recolhidos de mulheres que relataram sua experiência dolorosa do aborto, a Relatora denuncia essas pressões que coagam tantas mulheres a pôr fim à gravidez como outras tantas situações de violência. Ela observa que "A pobreza e a marginalização podem [...] levar as mães a recorrer ao aborto" e sustenta sua afirmação com dados relativos à França que o ECLJ lhe havia fornecido: "as mulheres pertencentes aos 10% mais pobres têm 40% mais chances de se submeter a um aborto do que as mulheres pertencentes aos 10% mais ricos, em idade e situação matrimonial comparáveis" (§25).

Mais especificamente, ela denuncia diversas situações que favorecem o aborto forçado ou coagido: "As mães também podem ser coagidas ou forçadas a abortar, notadamente em razão de regimes de aborto por correspondência ou por telemedicina que não exigem a administração de medicamentos abortivos sob supervisão médica. Elas podem sofrer um aborto sem seu conhecimento ou sem seu consentimento esclarecido, notadamente em situações de violência conjugal, de tráfico e de exploração sexual. A ausência de meios financeiros mínimos ou de condições consideradas necessárias para criar uma criança também pode coagir as mulheres a recorrer ao aborto. A recusa em abortar, inclusive nos casos de deficiência, levou à estigmatização, à recusa de assistência, a agressões e a assassinatos" (§41). A Relatora Especial insiste ainda na vulnerabilidade afetiva que constitui uma pressão nesse domínio: "As mães vítimas de violências conjugais são mais suscetíveis de sofrer um aborto espontâneo e de abortar" (§43).

Assim, seja forçado ou coagido em razão de pressões econômicas, materiais, afetivas, o aborto é de fato uma violência contra as mães: ele toca a decisão de dar à luz ou não, portanto o coração da maternidade, e tem por efeito pôr fim à gravidez, isto é, suprimir a criança por nascer da qual a mulher grávida é mãe. Em razão de seu engajamento na luta contra a pornografia, o ECLJ se alegra igualmente com a evocação da visão das mães veiculada nesse contexto. Esta é contrária à dignidade humana e contribui para sua desvalorização na sociedade: "A pornografia, amplamente consumida em escala mundial, também contribuiu para a fetichização crescente das mulheres grávidas e das mulheres no pós-parto, com um gênero dedicado a esse tipo de conteúdo, que degrada e explora as mães e as avós" (§69). A Relatora evoca também a situação das mães portadoras no quadro da gestação por outrem (GPA): ela recorda que estas são frequentemente vítimas de violências de natureza econômica, psicológica, física e procriativa e "submetidas a práticas que se assemelham ao tráfico, à tortura, à servidão ou a condições próximas da escravidão" (§68).

A mensagem transmitida é clara: "é preciso devolver às mães toda a sua importância". Ao apresentar seu relatório, a Sra. Alsalem apoiou-se assim em um provérbio do poeta egípcio Hafiz Ibrahim para recordar a importância de seu papel na sociedade: "uma mãe é uma escola. Quando a sociedade investe nas mães e ajuda as mães, ela constrói uma nação de caráter nobre". Entre as numerosas recomendações de seu relatório, ela apela à sociedade por uma mudança de olhar sobre as mães, convidando os Estados a "promover a importância social da maternidade e a responsabilidade compartilhada de apoiar as mães no quadro dos programas de educação [...] sexual, à vida familiar, à cidadania e outros programas pertinentes, bem como por meio de campanhas de sensibilização da opinião pública" (§100).

Diversas recomendações, entre as quais várias emitidas pelo ECLJ, podem além disso permitir proteger as mulheres grávidas contra o aborto coagido ou forçado. De maneira geral, a Relatora Especial recomenda aos Estados "Tomar medidas apropriadas para que as mulheres que desejam tornar-se mães possam fazê-lo em condições de dignidade e segurança" (§99.f). Em particular, pede-se-lhes sem rodeios "incriminar o aborto coagido ou forçado, incluindo o aborto seletivo em função do sexo ou da deficiência" (§98.e). Nesse contexto, outras medidas relativas ao procedimento de aborto deveriam ser tomadas a fim de detectar as situações nas quais o consentimento da mulher ao aborto não é plenamente livre e esclarecido e de evitar, portanto, os abortos coagidos ou forçados. Trata-se de "velar para que as mães que consideram um aborto recebam informações exatas e completas sobre as alternativas disponíveis, incluindo o acesso a serviços de apoio" ou ainda, "No caso de um aborto medicamentoso, [de] exigir uma triagem presencial ou on-line por um profissional de saúde qualificado a fim de identificar qualquer indicador de coação, de violência ou de exploração antes da entrega do medicamento" (§98.e). Além disso, é necessário "ajudar as mães adolescentes a retomar sua escolaridade, favorecendo sua autonomia financeira e lhes trazendo uma ajuda adaptada que lhes permita acessar os serviços essenciais para si mesmas e seus filhos" (§98.a).

A Relatora Especial apreende, portanto, de maneira realista a problemática do aborto, levando em conta a vivência de muitas mulheres grávidas: confrontadas com uma gravidez por vezes imprevista enquanto se encontram em situação de vulnerabilidade, abortar é frequentemente a única alternativa que lhes é proposta. O ECLJ se alegra, portanto, que uma visão nuançada e fiel à realidade figure agora em um documento onusiano. Isso demonstra, com efeito, que a visão difundida por tantas supostas "feministas" que apresentam o aborto unicamente como sinônimo de direito das mulheres à autonomia e a dispor de seu corpo pertence à ideologia. Isso não faz senão negar o sofrimento de todas aquelas que gostariam de dar à luz a criança que carregam, mas são empurradas a abortar sob a pressão das circunstâncias em que a gravidez se apresenta. Para elas, esse ato não é sinônimo de liberdade, de escolha, de direito ou de autonomia: é uma violência que lhes é feita, o que o presente relatório reconhece finalmente de forma expressa.


📎 Fonte original: Lesalonbeige

📎 Fonte original: Lesalonbeige

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.