Em 29 de setembro, a Comissão de Direito Canônico do Sínodo sobre a Sinodalidade divulgou seu Relatório Final, propondo mudanças profundas no Código de Direito Canônico da Igreja Católica. O propósito declarado é “identificar as maneiras pelas quais as intuições teológicas e eclesiológicas emergentes do processo sinodal podem ser traduzidas em normas canônicas”. O texto representa uma das mais amplas revisões já sugeridas na legislação da Igreja, com implicações diretas sobre a autoridade de clérigos e leigos.
Entre as reformas propostas está uma reestruturação da governança eclesiástica que permitiria a leigos, “homens e mulheres”, exercer funções judiciais, jurisdicionais e litúrgicas tradicionalmente reservadas ao clero ordenado. A proposta também introduz uma nova cláusula que expandiria a definição de infalibilidade. Uma versão atualizada do Cânon 749 §1 estenderia o princípio de infalibilidade de que gozam o Pontífice Supremo e o colégio dos bispos, sob condições especificadas, para incluir “todo o corpo dos fiéis cristãos”. Segundo a lei revisada, esse grupo, “tendo recebido a unção do Espírito, não pode errar em matéria de fé”, afirma a proposta. “Ele manifesta essa característica por meio do sentido sobrenatural da fé de todo o povo quando, desde os bispos até o último dos fiéis leigos, seu consentimento universal em matéria de fé e costumes é demonstrado.”
Além disso, uma emenda proposta ao Cânon 1425 §4 determina: “Se acontecer que um tribunal colegiado não possa ser estabelecido na primeira instância de um julgamento, o bispo deve confiar o caso a um único juiz, clérigo ou leigo, homem ou mulher, que deve empregar um assessor e um auditor quando possível.” Isso tornaria legalmente possível que um leigo atuasse como “juiz único” em processos que poderiam resultar na “demissão do estado clerical” de um sacerdote ou na “imposição ou declaração de excomunhão”. A medida representa uma mudança significativa na disciplina canônica vigente, que reserva tais decisões a clérigos.
A comissão também propôs uma emenda de orientação ecumênica ao Cânon 512 §4 do código atual, abrindo a possibilidade de que “aqueles que pertencem a uma Igreja ou comunidade eclesial ainda não em plena comunhão com a Igreja Católica” sejam nomeados para um conselho pastoral diocesano. Essa abertura a não católicos em órgãos de consulta da diocese é apresentada como parte do esforço de diálogo ecumênico, mas levanta questões sobre a identidade doutrinal desses conselhos.
Ademais, uma revisão proposta ao Cânon 463 §1 exigiria que os membros leigos selecionados para um sínodo diocesano fossem designados “de tal modo que constituam a maioria dos membros” para fins de “consulta regular entre o Bispo e a porção do Povo de Deus a ele confiada”. Isso alteraria o equilíbrio atual dos sínodos diocesanos, nos quais clérigos e religiosos costumam ter papel preponderante.
As emendas propostas aos Cânons 230 §3 e 1112 §1 removeriam a exigência de que um bispo obtenha autorização da Santa Sé antes de delegar leigos, homens e mulheres, para “assistir em casamentos”. Atualmente, essa delegação requer aprovação romana em determinadas circunstâncias. Permitir que leigos “presidam orações litúrgicas” também está listado entre as funções substitutas que podem ser exercidas “quando a necessidade da Igreja o exigir”.
Comentando o Relatório Final da comissão, o Cardeal Mario Grech, Secretário-Geral do Sínodo sobre a Sinodalidade, afirmou que, “enquanto toda a Igreja está engajada na reflexão teológica e eclesiológica sobre sua natureza sinodal, pareceu importante iniciar uma reflexão correspondente sobre as normas – os cânones – que governam sua organização e as relações entre seus membros”. “O Direito Canônico, de fato, é a expressão jurídica daquilo que, em cada época, a Igreja percebe sobre si mesma e sobre o que constitui o objeto de sua fé, juntamente com as consequências que isso acarreta para a maneira como as relações humanas são vividas dentro dela”, continuou. “Sem o Direito Canônico correspondente, a teologia permaneceria incompleta, ‘Como um homem com apenas um braço’, como lembrou certa vez o Papa Leão XIII”, concluiu o cardeal.
As propostas agora deverão ser examinadas pelas instâncias competentes da Santa Sé e, eventualmente, submetidas à aprovação do Papa. Se implementadas, representariam uma das mais profundas transformações na estrutura jurídica da Igreja em décadas, com impacto sobre a autoridade clerical, a disciplina sacramental e a própria compreensão de infalibilidade. O relatório já desperta reações contrastantes entre canonistas e fiéis, que aguardam os próximos passos do processo sinodal.
📎 Fonte original: Lifesitenews
