Um artigo publicado no InfoCatolica e reproduzido pelo Le Salon Beige denuncia, com rigor doutrinal, a prática da coabitação pré-matrimonial como situação objetiva de pecado grave, escândalo público e ocasião imediata de pecar, alertando que esse modo de vida é incompatível com o estado de graça exigido para uma vida frutífera de fé cristã e que, longe de garantir o sucesso da união futura, aumenta significativamente o risco de divórcio, conforme demonstram estudos sociológicos e confirma o ensinamento constante da Igreja Católica.
Viver juntos antes do casamento ou como destruir um casamento - Le Salon Beige Partilhar este artigo. Interessante artigo publicado no InfoCatolica: Constato com espanto e perplexidade a maneira como as pessoas hoje se voltam para a Igreja Católica para se casarem. Você sabia que o casamento segundo a lei divina não é uma bela foto de Instagram? É com essa pergunta provocadora que desejo iniciar este artigo, a fim de explicar o verdadeiro sentido do casamento católico num mundo onde a estética muitas vezes prevalece sobre a ética. Convém recordar com rigor doutrinal que a coabitação antes da celebração do sacramento coloca os noivos numa situação objetiva de pecado grave, de escândalo público e de ocasião imediata de pecar (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1857-1860, 2353). Esse modo de vida é incompatível com o estado de graça requerido para uma vida frutífera de fé cristã. Essa prática negligenciada não é um simples fenômeno passageiro, mas sim o reflexo de dinâmicas sociais e ideológicas estruturadas que visam à erosão progressiva da família. Lembremo-nos de que a família constitui o núcleo natural e insubstituível do desenvolvimento integral da pessoa e da preservação da liberdade face ao poder político (cf. Papa Leão XIV, Discurso ao corpo diplomático, 16 de maio de 2025). Ao fragilizar a estabilidade do lar, deixa-se o indivíduo exposto e indefeso diante das imposições dos sistemas ideológicos dominantes.
O que é o casamento? O Dicionário da língua espanhola (RAE) define o casamento, em primeiro sentido, como «a união de um homem e uma mulher, oficializada por certos ritos ou formalidades legais, a fim de estabelecer e manter uma vida e interesses comuns». É revelador que essa instituição linguística inclua uma segunda definição para abranger as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Essa evolução documentada testemunha claramente a erosão semântica à qual a cultura contemporânea submete essa instituição tradicional. A necessidade de proteger essa instituição sublime decorre de seu caráter natural e precede toda codificação legal ditada pelo Estado. No vínculo conjugal, um homem e uma mulher se doam um ao outro para a transmissão da vida e o apoio espiritual. Começar a coabitar sem compromisso definitivo de fidelidade abala os próprios fundamentos da ordem social (cf. Casti connubii, 1930; Familiaris consortio, 80-81). O Catecismo de São Pio X (n. 831; edição espanhola oficial de 1973) define firmemente essa realidade: «O casamento é um sacramento instituído por nosso Senhor Jesus Cristo, que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher e lhes dá a graça de se amarem na santidade e de educarem seus filhos de maneira cristã.» Na codificação canônica tradicional, a ordem dessa instituição era claramente definida (CIC 1917, c. 1013 §1). A procriação e a educação dos filhos eram designadas como o fim primeiro, enquanto a entreajuda e o remédio à concupiscência (remedium concupiscentiae) eram considerados fins secundários. O novo Código de Direito Canônico de 1983 (CIC 1983, c. 1055 §1) coloca o «bem dos cônjuges» em primeiro plano como fim último do casamento. Infelizmente, esse novo código não faz nenhuma menção ao remédio à concupiscência, que constituía uma ferramenta teológica preciosa para a salvação das almas diante das fraquezas da carne. Essa reestruturação normativa não alterou a natureza essencial do casamento. De sua própria estrutura emergem duas propriedades essenciais e inalienáveis: a unidade e a indissolubilidade (cf. Concílio de Trento, sessão XXIV, cap. 7; CIC 1983, cap. 1056). O casamento indissolúvel não pode ser rompido por uma decisão humana, como nos recorda o preceito evangélico: «Que o homem não separe o que Deus uniu» (Mt 19, 6). A multiplicação dos divórcios compromete a unidade sacramental e priva os filhos de seu direito natural de serem educados por seu pai e sua mãe num ambiente estável. O pensamento moderno tende a reduzir o casamento a um pacto afetivo flutuante, mas essa relativização da família gera graves distorções antropológicas que destroem o tecido social.
Por que a coabitação antes do casamento destrói o casamento? Na cultura contemporânea, é comumente aceito que a coabitação antes do casamento garante o sucesso da união futura. No entanto, estudos sociológicos rigorosos demonstram o contrário. O relatório intitulado «Qual é o plano? Coabitação, noivado e divórcio», publicado por Scott Stanley e Galena Rhoades para o Institute for Family Studies (IFS, abril de 2023), apresenta uma conclusão sem apelo: os casais que escolheram viver juntos para «testar» seu relacionamento antes de se comprometerem tiveram uma taxa de divórcio nitidamente superior à dos casais que evitaram a coabitação ou esperaram o noivado. Essas constatações confirmam o ensinamento constante da Igreja, expresso no Catecismo da Igreja Católica, que rejeita explicitamente o pretenso «direito à prova» em matéria de amor conjugal (n. 2391). O amor conjugal exige um compromisso total, incondicional e definitivo, enquanto a lógica da prova introduz um germe de provisoriedade que corrompe a relação desde sua origem. Mais uma vez, o ensinamento tradicional da Santa Igreja revela-se o caminho mais seguro para o bem daqueles que abraçam sua doutrina. Se esse mito da necessidade de provas está tão amplamente difundido, é porque se harmoniza perfeitamente com o modelo econômico consumista e individualista. A instabilidade emocional e a desintegração das famílias que dela decorre geram um aumento exponencial da demanda material e uma duplicação das necessidades de moradia. Além disso, é incoerente defender a dignidade da pessoa e ao mesmo tempo tolerar uma concepção utilitarista das relações afetivas. Tentar submeter o cônjuge a um período probatório equivale a tratar os seres humanos como bens de consumo descartáveis. O compromisso conjugal requer uma doação generosa entre um homem e uma mulher, intrinsecamente ordenada à transmissão da vida (cf. Humanae vitae, 12), cuja consumação ocorre no ato conjugal, que é por natureza procriador (CIC 1983, c. 1061 §1).
Esses casamentos são inválidos? Disposições da alma e essência sacramental. Quando se analisa essa questão do ponto de vista do direito canônico, convém precisar que a coabitação anterior não invalida automaticamente o sacramento. O cânon 1099 do Código atual estabelece que um simples erro concernente à dignidade sacramental ou à indissolubilidade não invalida o consentimento, a menos que determine imperiosamente a vontade. Para que haja nulidade por simulação, é necessário um ato positivo da vontade que exclua explicitamente a unidade, a indissolubilidade ou a ordenação à procriação (CIC 1983, cap. 1101, § 2). Por isso o casamento sempre goza da presunção de validade perante a lei (CIC 1983, cap. 1060). Contudo, além da validade formal do ato, o aspecto decisivo reside nas disposições espirituais necessárias para que o sacramento produza seus frutos de graça. Aqueles que se aproximam do altar tendo banalizado a castidade ou nutrindo reticência mental ao divórcio encontram-se numa disposição afetiva deficiente. Essa atitude impede a recepção dos frutos sacramentais e expõe o casal ao risco de profanar o sacramento. Da mesma forma, o uso anterior de contracepção não equivale juridicamente à exclusão deliberada dos filhos do casamento. Todavia, persistir numa abordagem contraceptiva sem qualquer intenção de mudar seus hábitos revela uma grave incoerência com a verdade do amor cristão. A Igreja, no exercício de sua solicitude pelas almas e da salvaguarda do direito ao casamento (CIC 1983, c. 1058), abstém-se de impor obstáculos arbitrários ao casamento. São João Paulo II, na Familiaris Consortio (n. 68), recordou que a recusa do casamento deve limitar-se aos casos de rejeição formal e explícita daquilo que a Igreja entende realizar pelo casamento. É essencial precisar rigorosamente que esse direito de viver juntos (ius connubii) não constitui um direito subjetivo a receber os sacramentos, como se se tratasse de uma obrigação eclesiástica coercitiva. Trata-se, na realidade, da salvaguarda de um direito natural preexistente, inerente à pessoa humana, de fundar uma família. A codificação de 1917 já protegia esse princípio ao estabelecer que «toda pessoa pode contrair casamento, salvo interdição legal» (CIC 1917, cap. 1035), limitando as interdições à verificação dos impedimentos dirimentes (CIC 1917, cap. 1014). Todavia, a formulação do Código de 1983 (CIC 1983, cap. 1058) não pode ser distorcida para constranger os sacerdotes a consagrar uniões que afrontam abertamente os mandamentos da lei divina. Diante dessa constatação, sérias questões se colocam quanto às intenções daqueles que desejam se casar na igreja. Excluir definitivamente da vida cotidiana os preceitos de castidade, de contracepção e de educação cristã dos filhos equivale a esvaziar o sacramento de sua própria essência. Apresentar-se diante do altar com a firme resolução de permanecer em estado de pecado grave constitui uma contradição objetivamente inadmissível. O verdadeiro desafio reside na formação e no acompanhamento espiritual dos casais de noivos. A prioridade não é promulgar novas leis, mas aplicar fiel e corajosamente a doutrina perene na vida paroquial. Na solicitude espiritual do rebanho, propor um período de continência e de separação de domicílio aos noivos antes do casamento não é uma exigência arbitrária, mas uma pedagogia de purificação indispensável (cf. CIC 1983, c. 1063). Aqueles que não praticam a renúncia e o domínio de si durante o noivado dificilmente terão as disposições necessárias para assumir os compromissos de fidelidade e indissolubilidade que a Lei divina exige no casamento. É tempo de defender a instituição do casamento em todo o seu esplendor, proclamando a santidade da união entre um homem e uma mulher, com Deus por fundamento e centro de suas vidas (cf. 1 Cor 6, 18; Hb 13, 4). Se o casamento se reduz a uma simples formalidade social ou à conveniência individual dos cônjuges, a relação fracassará antes mesmo de chegar ao altar. Devemos proclamar toda a verdade sobre o casamento para lhe devolver seu sentido sagrado; façamos isso antes que seja tarde demais.
Visualizações das publicações: 3.194. Imprimir ou enviar a um amigo. Partilhar este artigo. Artigos relacionados: Manifestar em 16 de outubro para que os políticos tenham a coragem de defender a família — 3 de outubro de 2016; 3 de dezembro: mercado de Natal da instituição l'Angélus — 17 de novembro de 2016; Ataques à família: uma negação da ecologia humana — 6 de junho de 2016; A Santa Sé e o respeito da pessoa — 1 de maio de 2005; 40% das famílias monoparentais têm problemas de pensão alimentícia — 20 de janeiro de 2017; 24h para cuidar do seu casal — 24 de janeiro de 2022; Da nocividade do divórcio — 12 de setembro de 2006; Defender a família «pode matar» — 27 de junho de 2014; 30 de julho: conferência de D. Aillet em Carnac — 28 de julho de 2014. Conectar-me. Senha esquecida. Lembrar de mim. Por favor, insira seu identificador ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail. Já disponho de uma conta? Conectar-me. SALON BEIGE ACTION. Não à espoliação dos franceses! Sandrine Rousseau «propõe» espoliar a poupança dos franceses para resou... [Ler mais]. Pesquisa. Todas. Em destaque. Ações/Petições. Ajuda ao desenvolvimento. Bioética. Aconteceu em... Catofobia. Comunismo. Concurso de l...
📎 Fonte original: Lesalonbeige
