Neste 19º Domingo após Pentecostes, a liturgia da Santa Igreja coloca diante de nós uma pergunta decisiva: o que nos impede de fazer o que pertence a Deus? A Coleta pede ao Pai onipotente e misericordioso que remova tudo o que nos opõe, para que, desembaraçados de mente e corpo, cumpramos com liberdade as coisas que são Suas. A Epístola ensina o que deve ser rejeitado e o que deve ser vestido; o Evangelho nos conduz ao salão do banquete nupcial, onde o rei encontra um convidado sem a veste nupcial.
Nas palavras da cantora Peggy Lee… A janela está quebrada e a chuva está entrando. Se alguém não consertar, ficarei encharcado até a pele. Mas se esperarmos um dia ou dois, a chuva pode passar, e não precisamos de janela num dia tão ensolarado. Mañana, mañana, mañana é cedo o bastante para mim.
“Amanhã” pode funcionar quando se trata de tarefas domésticas, mas é perigoso quando se trata de suas tarefas espirituais. A Santa Igreja coloca uma pergunta a este Domingo logo de saída: O que está impedindo você de fazer o que pertence a Deus? A Coleta pede ao Pai onipotente e misericordioso que remova tudo o que está em nosso caminho, para que mente e corpo juntos estejam livres para o Seu serviço. A Epístola nos diz o que deve ser abandonado e o que deve ser vestido. O Evangelho nos leva a um salão de núpcias, onde o rei olha para seus convidados e encontra um homem sem a veste que deveria estar usando.
A Coleta é eloquente e densa: Omnipotens et misericors Deus, universa nobis adversantia propitiatus exclude: ut mente et corpore pariter expediti, quae tua sunt, liberis mentibus exsequamur. Você vê aqueles “ex-” ao longo do caminho?
VERSÃO LITERAL: Deus onipotente e misericordioso, graciosamente exclua todas as coisas que se opõem a nós, para que, igualmente desembaraçados em mente e corpo, possamos realizar com mentes livres as coisas que são Tuas.
A Igreja pede liberdade porque há algo a ser feito. A oração dirige-se tanto à mente quanto ao corpo, pois ambos estão envolvidos em nossa obediência. Há um progresso ascendente naqueles exclude… expediti… exsequamur. Exclude (“pôr para fora”) — remover o que se opõe a nós — é o primeiro passo. O próximo passo está em expediti, isto é, uma prontidão para buscar as coisas divinas (quae tua sunt). Finalmente, entramos no ritmo da vontade de Deus e O seguimos em exsequamur.
Sempre que esta Coleta aparece, lembro-me do mártir do século IV, Santo Expedito, um centurião romano. Ele é representado em sua armadura de soldado segurando um ramo de palmeira de mártir e erguendo bem alto um sinal com a palavra latina HODIE, “hoje”, enquanto a seus pés um corvo negro crocita onomatopeicamente CRAS, “amanhã”. Além disso, na terminologia militar latina, os expediti eram soldados desembaraçados de bagagem e prontos para se mover rapidamente. Essa é a força de expediti na Coleta: libertos do que nos impede, estamos prontos para cumprir a vontade de Deus.
Isso nos dá uma imagem para a vida cristã, especialmente à medida que os dias do ano litúrgico se encurtam. Devemos deixar de lado o que nos retém e vestir o que nos ajuda. Pius Parsch observa em The Church’s Year of Grace que este Domingo abre uma sequência preocupada com a esperança cristã. A esperança tem seus olhos no destino. Mantém o homem avançando em direção a ele. A Coleta pede a Deus que nos torne aptos para a jornada. Portanto, nós da Igreja Militante temos pecados a confessar, hábitos a corrigir, pessoas a perdoar, deveres a cumprir, e assim por diante. Um soldado que pretende marchar para frente não pode permanecer eternamente ocupado empacotando e desempacotando seus fardos. Você tem se confessado ultimamente? Hodie, non cras: hoje, não amanhã. Deus nos dá o presente no qual responder em liberdade à graça.
A Lição de São Paulo de Efésios 4:23–28 nos diz como essa liberdade se parece. “Renovai-vos no espírito da vossa mente, e revesti-vos do homem novo (RSV, grego ánthropos “homem”), criado à semelhança de Deus em verdadeira justiça e santidade.” Ele escreve a cristãos, muitos deles gentios, e lhes diz que seu antigo modo de vida pagão não pode mais controlá-los. Eles aprenderam Cristo. Seu batismo lhes deu uma nova identidade. Essa identidade deve se manifestar em sua conduta. Paulo, portanto, escreve imediatamente sobre renovação interior e também sobre coisas que o próximo pode observar: fala verdadeira, ira mantida dentro dos limites, trabalho honesto e generosidade para com alguém necessitado.
A ordem de Paulo de “vestir” o homem/natureza nova usa a imagem da vestimenta. O verbo grego endúo significa vestir-se ou revestir-se. No Batismo, a veste branca torna visível exteriormente o que Cristo fez interiormente pela alma. Fomos lavados em Sua morte e Ressurreição e recebemos uma nova vida. Essa veste branca também dá uma incumbência implícita: mantenha-a limpa. Paulo escreve de modo semelhante aos Colossenses: “Não mintais uns aos outros, pois já vos despojastes do homem velho com suas práticas e vos revestistes do homem novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem do seu Criador” (Cl 3:9–10). O homem velho está ligado à herança de Adão caído. O homem novo vive pela graça em Cristo, o novo Adão. Embora a luta contra o pecado continue, o batismo verdadeiramente nos transforma. Devemos retornar repetidamente à vida que recebemos, por meio do arrependimento, dos sacramentos, da oração e das obras de caridade.
Paulo não deixa a “renovação” flutuando na teoria. Ele a fundamenta nas conversas que temos com o próximo, no trabalho que fazemos com as mãos e em como nos comportamos quando provocados. Se expediti me lembra o santo soldado, a imagem da vestimenta de Paulo me lembra a oração que a Mãe Igreja coloca nos lábios tanto de clérigos quanto de coroinhas ao vestir a sobrepeliz: Indúe me, Dómine, novum hóminem, qui secúndum Deum creátus est in justítia et sanctitáte veritátis. Amen. “Revesti-me, ó Senhor, do homem novo, que foi criado segundo Deus em justiça e santidade de verdade. Amém.” A sobrepeliz branca sobre a batina recorda a alva litúrgica e, através dela, a veste batismal imaculada. Antes que o sacerdote, o seminarista ou o servidor alcance o santuário, ele orou para vestir interiormente o que veste exteriormente. Ou talvez devesse ter orado.
Poder-se-ia, neste ponto, derramar vários milhares de palavras sobre as magníficas orações a serem recitadas por bispos, sacerdotes, diáconos e subdiáconos ao vestir suas vestes litúrgicas e, antes disso, ao lavar as mãos e, antes disso, ao vestir a batina. Elas são um recurso insondável para a identidade sacerdotal. Muitas vezes sou levado a ponderar, com tristeza, raiva e anseio, qual teria sido o efeito em cascata na Igreja ao longo das últimas décadas se todos, ou pelo menos a maioria dos sacerdotes e bispos, estivessem rezando suas orações de vestir. Haveria tanta disfunção na Igreja se um bispo fosse lembrado toda vez que colocasse seu anel, rezando: “Adornai com virtude, Senhor, os dedos do meu corpo e do meu coração, e colocai sobre eles a santificação do Espírito sete vezes.” Rezando toda vez que colocasse a mitra: “Colocai sobre minha cabeça, Senhor, a mitra e o capacete da salvação; para que eu avance sem impedimentos contra as armadilhas do antigo inimigo e de todos os meus inimigos.” Não apenas os bispos, mas os sacerdotes estão sob ataque do Inimigo. Será que mais de nossos sacerdotes seriam agora mais ousados e se ergueriam mais altos após recitar diariamente ao colocar o amicto: “Colocai o capacete da salvação, Senhor, sobre minha cabeça, para derrubar todos os enganos do diabo, prevalecendo contra a astúcia de todos os inimigos.” Quão astuto é o Inimigo? Hoje em dia, as “alvas” sacerdotais, que vêm da palavra latina para “branco”, são de cor duvidosa, algo como sacos de aniagem com botões de pressão ou velcro no pescoço para suprir o uso do amicto, capacete do guerreiro. Isso não é tudo, já que estou profundamente nessa digressão. A alva modernista frequentemente tem aquela execrável coisa costurada semelhante a um cinto que usurpa o cíngulo. E qual era a oração de vestir do sacerdote para o cíngulo? “Cingi-me, ó Senhor, com a corda da pureza, e extingui em meus lombos o humor da luxúria, para que a virtude da continência e castidade permaneça em mim.” Entende onde quero chegar? Mas divago.
Se vestir o homem novo também através das vestes é parte integrante da identidade sacerdotal, isso também se aplica a todos os batizados. O traje comum para a Missa dominical pode expressar algo do mesmo respeito. Roupas decentes e decorosas honram o lugar sagrado e a ação litúrgica sagrada e mostram consideração por aqueles que adoram ao nosso lado. Paulo une o “vestir” o homem novo ao amor ao próximo.
O Evangelho de Mateus 22:1-14 é a parábola do rei no banquete de núpcias de seu filho, que avista um convidado não vestido com a veste nupcial adequada. Ele diz: “Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.” Sinais exteriores, realidade interior. São Gregório Magno pergunta: “O que, então, devemos entender por veste nupcial, senão a caridade?” (Homiliae in Evangelia 38.9). A fé trouxe o convidado ao salão, mas falta a caridade. A pergunta de Gregório alcança aqueles de nós que já estão na Igreja, nutridos pela Escritura e acostumados com seu culto. Podemos conhecer o caminho para o banquete e ainda precisar examinar o estado de nossos corações. Amamos a Deus e ao próximo? Guardamos um ressentimento, invejamos o bem de outra pessoa, fingimos não ver quando a ação é necessária? Os sinais exteriores que exibimos expressam nossas escolhas e aspirações interiores.
Paulo ilustra. Seu primeiro exemplo é a falsidade: “Fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.” Uma mentira fere uma pessoa em particular e danifica a confiança própria dos membros do Corpo de Cristo. A veracidade exige mais do que evitar uma declaração que possa ser desmascarada. Podemos enganar por meio de silêncio cuidadosamente escolhido, repassando o que não verificamos, ou dando uma versão destinada a proteger nosso orgulho. Há muita mentira no mundo e, infelizmente, na Igreja. O homem novo tem razão para falar com clareza e corrigir uma falsidade que espalhou.
Depois vem a ira. “Irai-vos, mas não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, e não deis lugar ao diabo” (Ef 4:26–27). Paulo recorda o Salmo 4:5: “Irai-vos, mas não pequeis; falai em vossos corações sobre vossos leitos, e silenciai.” A ira pode surgir antes que a tenhamos escolhido deliberadamente. O que se segue pede algo de nós. Podemos ter encontrado um mal real que exige correção, talvez até enérgica. Nosso Senhor expulsou os vendedores e cambistas do Templo. Contudo, a vaidade ferida pode se apresentar a nós como zelo, e a ira por um mal genuíno pode crescer além da justiça. Devemos examinar o que buscamos: o bem das almas e a honra de Deus, ou o prazer de revidar? O “pôr do sol” dá ao conselho de Paulo uma medida de urgência. “Irai-vos, mas não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, e não deis lugar ao diabo” (Ef 4:26-27). Uma briga pode crescer nas horas que passamos ensaiando-a. O ressentimento que acolhemos e alimentamos pode se tornar ódio. Quando as ações de alguém na Igreja nos irritam, rezemos por ele pelo nome, incluindo por sua conversão, se necessário. Tal oração pode ser difícil de começar. Ela nos ajuda a desejar o bem dele diante de Deus, que é precisamente o que a caridade exige.
A instrução de Paulo ao ladrão é igualmente perscrutadora. “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.” O Apóstolo vai além de simplesmente cessar um ato mau. Mãos antes usadas para tomar agora devem ganhar e dar. A graça abre espaço para um novo hábito (que é ao mesmo tempo uma virtude e uma veste) e lhe dá um propósito na caridade. É assim que o “vestir” cristão se parece.
Hoje, não amanhã. Ainda temos tempo para agir. Não sabemos a hora nem a maneira de nossa alma se separar do corpo na morte. Uma vez separados, não teremos mais esta oportunidade terrena de nos arrepender e corrigir. Nosso julgamento particular segue a morte (Hb 9:27). Devemos ouvir isso com sóbria esperança. Hoje, a confissão está disponível. Hoje, uma injúria pode ser reparada. Hoje, podemos pedir a graça de abandonar um pecado. Expediti, ainda podemos vir rapidamente diante do Rei e implorar-Lhe que restaure nossa veste. Propitiatus exclude, reza o Pai na Coleta. Graciosamente remove o que nos opõe. Não podemos dar a nós mesmos a graça inicial da conversão, nem nos tornar limpos apenas por determinação.
📎 Fonte original: Onepeterfive
