Pular para o conteúdo
SEDEVACANTE
← NotíciasSantos

Leão IX, o Papa peregrino: cinco anos para devolver a Cristo uma Igreja comprada

3 de outubro de 2026 às 21:33

Leão IX, o Papa peregrino: cinco anos para devolver a Cristo uma Igreja comprada

Cinco anos, dois meses e sete dias. Foi o que mediou entre 12 de fevereiro de 1049, quando Bruno de Toul foi entronizado em Roma com o nome de Leão IX, e 19 de abril de 1054, quando morreu em São Pedro junto ao caixão que mandara preparar. A entrega anterior desta série deixou o papado onde o encontrou ele: nas mãos de famílias romanas e de imperadores. Três Leões seguidos o haviam recebido de uma senadora, de um príncipe e de um imperador, e no século transcorrido desde então a coisa havia piorado. Bento IX, um Túsculo, chegara a vender o pontificado; em 1046 Henrique III teve que desocupar em Sutri uma sede com três titulares, e dos dois Papas alemães que nomeou a seguir um durou menos de um ano e o outro vinte e três dias. Leão IX não convocou um concílio geral nem escreveu um tratado. Mudou os homens, saiu de Roma e perguntou aos bispos, um por um e diante das relíquias de um santo, quanto haviam pago por sua sede. Também perdeu uma batalha, passou nove meses prisioneiro e enviou a

Cinco anos, dois meses e sete dias. Foi o que mediou entre 12 de fevereiro de 1049, quando Bruno de Toul foi entronizado em Roma com o nome de Leão IX, e 19 de abril de 1054, quando morreu em São Pedro junto ao caixão que mandara preparar. A entrega anterior desta série deixou o papado onde o encontrou ele: nas mãos de famílias romanas e de imperadores. Três Leões seguidos o haviam recebido de uma senadora, de um príncipe e de um imperador, e no século transcorrido desde então a coisa havia piorado. Bento IX, um Túsculo, chegara a vender o pontificado; em 1046 Henrique III teve que desocupar em Sutri uma sede com três titulares, e dos dois Papas alemães que nomeou a seguir um durou menos de um ano e o outro vinte e três dias. Leão IX não convocou um concílio geral nem escreveu um tratado. Mudou os homens, saiu de Roma e perguntou aos bispos, um por um e diante das relíquias de um santo, quanto haviam pago por sua sede. Também perdeu uma batalha, passou nove meses prisioneiro e enviou a

Cinco anos, dois meses e sete dias. É o que mediou entre 12 de fevereiro de 1049, quando Bruno de Toul foi entronizado em Roma com o nome de Leão IX, e 19 de abril de 1054, quando morreu em São Pedro junto ao caixão que mandara preparar. A entrega anterior desta série deixou o papado onde o encontrou ele: nas mãos de famílias romanas e de imperadores. Três Leões seguidos o haviam recebido de uma senadora, de um príncipe e de um imperador, e no século transcorrido desde então a coisa havia piorado. Bento IX, um Túsculo, chegara a vender o pontificado; em 1046 Henrique III teve que desocupar em Sutri uma sede com três titulares, e dos dois Papas alemães que nomeou a seguir um durou menos de um ano e o outro vinte e três dias. Leão IX não convocou um concílio geral nem escreveu um tratado. Mudou os homens, saiu de Roma e perguntou aos bispos, um por um e diante das relíquias de um santo, quanto haviam pago por sua sede. Também perdeu uma batalha, passou nove meses prisioneiro e enviou a Constantinopla a legação que acabou em ruptura. A Igreja o venera como santo, e seu balanço inclui tudo isso.

Havia nascido em 21 de junho de 1002 em Egisheim, na Alsácia, de uma família condal aparentada com a casa imperial: seu pai, Hugo, era primo irmão de Conrado II. Aos cinco anos foi confiado à escola que o bispo Bertoldo mantinha em Toul para os filhos da nobreza. Seu biógrafo e amigo Wiberto conta que, quando criança, foi incapaz de estudar num livro esplêndido que sua mãe lhe havia presenteado, até que se soube que o volume havia sido roubado da abadia de São Huberto, nas Ardenas; devolvido o livro, os estudos prosseguiram sem tropeço. A anedota é hagiográfica e talvez por isso mesmo retrate bem o personagem, que dedicaria seu pontificado ao que na Igreja havia sido adquirido por maus meios. Foi cônego de Toul em 1017 e capelão na corte de Conrado, onde o chamavam o bom Bruno para distingui-lo de seus homônimos. Em 1026, ainda diácono, comandou na Lombardia o contingente de sua diocese porque o bispo era velho demais para a campanha. Horace Mann, que o biografou na Enciclopédia Católica, anota que os soldados sempre o atraíram. Convém retter o dado. Nesse mesmo ano morreu o bispo e o clero de Toul o elegeu para sucedê-lo. Conrado o queria para algo maior que uma sede pequena e fronteiriça; Bruno insistiu em ficar com ela. Consagrado em 1027, governou-a por mais de vinte anos entre fomes e guerras: negociou uma paz duradoura entre França e Império, defendeu a cidade com as armas contra o conde Eudes de Blois e reformou os mosteiros que dependiam dele, Saint-Èvre, Moyenmoutier, Remiremont e Saint-Dié, segundo os princípios que vinham de Cluny e da reforma lorenesa. Perdeu nesses anos seus pais e dois irmãos. Consolava-se com a música, na qual era competente.

Dâmaso II morreu no verão de 1048 e os romanos pediram a Henrique III que lhes desse por Papa Halinardo, arcebispo de Lião, ou Bruno. O imperador escolheu seu parente na dieta de Worms, em dezembro. Bruno resistiu e, quando cedeu, impôs uma condição que nenhum dos Papas alemães anteriores havia posto: iria a Roma e aceitaria somente se o clero e o povo romanos o elegessem livremente. Fez o caminho por Besançon, onde se encontrou com o abade Hugo de Cluny, e em algum ponto juntou-se a ele um monge jovem chamado Hildebrando. Entrou em Roma descalço e com hábito de peregrino. Aclamaram-no, tomou o nome de Leão e foi entronizado em 12 de fevereiro de 1049. O gesto continha o programa inteiro. Leão VIII havia recebido a sede de Otão I e nunca deixou de dever-lha. Leão IX, designado por outro imperador e parente seu, fez depender seu título da eleição canônica, e com isso deixou dito que a cátedra de Pedro não era do imperador para dá-la. O primeiro foi sufocar a última tentativa de Bento IX de recuperar o trono, e o segundo o dinheiro: as finanças pontifícias estavam em ruínas e as pôs nas mãos de Hildebrando. Depois chamou a Roma homens de fora. Humberto, monge de Moyenmoutier, foi cardeal bispo de Silva Candida; Frederico da Lorena, chanceler; Hugo o Branco veio de Remiremont; Udão, de Toul; Halinardo de Lião o acompanhou como conselheiro, e do eremitério de Fonte Avellana lhe escrevia Pedro Damião. O colégio de cardeais, que até então era o clero das igrejas de Roma, começou a parecer-se com um senado da Igreja universal. Desse grupo sairiam dois Papas: Frederico seria Estêvão IX e Hildebrando, Gregório VII.

Em abril de 1049, dois meses depois de chegar, reuniu seu primeiro sínodo contra os dois males que todos nomeavam: a simonia, que era a compra e venda dos ofícios sagrados, e a incontinência do clero. Exigiu o celibato até o grau de subdiácono. Sobre a simonia começou por onde queria acabar e declarou nulas todas as ordenações simoníacas. O tumulto foi imediato: os presentes objetaram que, com essa regra, quase todas as igrejas maiores ficariam sem culto. Após longa discussão, Leão recuou para a norma que Clemente II fixara dois anos antes: quarenta dias de penitência para quem tivesse sido ordenado por um simoníaco, e continuidade na ordem recebida. Um historiador recente, Andrew Smith, vê nesse recuo uma reforma comprometida aos três meses de começar. A leitura contrária é que Leão comprovou em seu primeiro sínodo a dimensão do problema e o limite dos decretos, e que dessa comprovação saiu seu método. A questão de fundo ficou aberta e era teológica. Se um bispo havia comprado sua sede, valiam os sacramentos que conferia? Leão fez reordenar alguns clérigos, e suas duas melhores cabeças se dividiram. Humberto sustentou que o simoníaco nada tem e nada pode dar. Pedro Damião lhe respondeu em 1052 com o Liber gratissimus: quem ordena é Cristo, o dom é seu e gratuito, e a indignidade do ministro não o anula, de modo que o simoníaco merece o castigo mais severo e suas ordenações valem. A Igreja acabou dando razão a Damião, embora tenha levado mais de um século.

O método foi pôr-se a caminho. Em maio de 1049 saiu de Roma, celebrou um concílio em Pavia, cruzou os Alpes, reuniu-se em Colônia com Henrique III e excomungou o rebelde Godofredo o Barbudo para pacificar a Lorena. O rei Henrique I da França fez o possível para impedi-lo de entrar em seu reino. Leão entrou. Tinha prometido ao abade Herimar consagrar a nova basílica de Saint-Remi, em Reims, e anunciou que de passagem celebraria ali um concílio. O rei convocou seus bispos a uma campanha militar para esvaziá-lo. Acudiram vinte bispos e meio centenar de abades, e uma multidão de espanhóis, bretões, francos, irlandeses e ingleses que queria ver o Papa. O concílio reuniu-se de 3 a 5 de outubro. Segundo o relato de Anselmo, monge de Saint-Remi, Leão fez colocar sobre o altar as relíquias de são Remígio e pediu a cada bispo que se levantasse e declarasse diante delas que não havia comprado seu ofício. O arcebispo de Reims pediu uma audiência privada. Quatro bispos confessaram. Hugo de Langres, acusado além disso de uma longa lista de crimes, encarregou sua defesa ao arcebispo de Besançon, que se pôs de pé e não conseguiu articular palavra; Hugo fugiu, foi excomungado, peregrinou a Roma no ano seguinte para confessar-se e morreu na viagem de volta. O bispo de Nantes reconheceu que seu pai havia sido bispo da mesma cidade e que ele havia herdado a sede pagando: foi deposto ali mesmo. Foi o único. Os demais casos, também os dos grandes senhores leigos, ficaram citados ante o tribunal do Papa em Roma. Aos bispos que haviam preferido seguir o rei os excomungou. O concílio declarou que só o bispo de Roma é primaz da Igreja universal e apostólico, e aplicou o princípio ao bispo de Compostela, excomungado por ter-se arrogado esse título. Proibiu além disso o matrimônio que projetavam o duque Guilherme da Normandia, o futuro Conquistador, e Matilde de Flandres. A cena de Reims explica o pontificado melhor que seus decretos, que repetiam cânones antigos. Um Papa que até então era para meia Europa um nome, e às vezes um nome de má fama, havia-se apresentado em pessoa, havia olhado os bispos na cara e os havia citado em sua casa. A primazia romana, que era doutrina, começou a ser também experiência.

De volta passou por Mainz, onde celebrou outro sínodo com o imperador e com bispos alemães, franceses e italianos. Dessa viagem data a primeira menção conhecida da Rosa de Ouro: a abadessa de Woffenheim devia enviar uma cada ano a Roma, antes do domingo Laetare, em troca de certos privilégios. Com Adalberto de Bremen discutiu um patriarcado do Norte que abarcasse Escandinávia, Islândia e Groenlândia e que nunca chegou a existir, e autorizou a consagração do primeiro bispo nativo da Islândia. Em janeiro de 1050 estava em Roma e quase em seguida partiu para o sul. Cruzou os Alpes outras duas vezes: no final de 1050, para trasladar em Toul as relíquias de seu predecessor Gerardo, que acabara de canonizar, e obter do imperador que o arcebispo de Ravena se submetesse à sede romana; e em 1052, para mediar sem sucesso entre Henrique III e os húngaros. Celebrou mais de uma dúzia de sínodos entre Itália, França e Alemanha. Chamaram-no Peregrinus apostolicus. Por Roma passou nesses anos, segundo se crê, o rei Macbeth da Escócia. A Eduardo o Confessor dispensou de seu voto de peregrinar em troca de esmolas e de dotar um mosteiro em honra de são Pedro, que foi Westminster; na Inglaterra vetou além disso um abade indigno para a sede de Londres e condenou Estigando, que havia usurpado a de Cantuária. No sínodo pascal de 1050 ocupou-se de Berengário, mestre da escola de Tours, que ensinava que o pão e o vinho não mudam na consagração e que a presença de Cristo no altar é figura e não realidade. O sínodo o condenou em ausência e Leão repetiu a condenação meses depois, em Vercelli. A disputa duraria trinta anos e obrigaria a teologia latina a afinar a linguagem que desembocaria na palavra transubstanciação. Importa a ordem das preocupações: o Papa que percorria a Europa perguntando pelo dinheiro dos bispos deteve-se a defender que no altar está o Corpo de Cristo. As duas coisas iam juntas. Quem compra um altar deixou de crer no que ocorre sobre ele.

Por volta de 1051 chegou-lhe de Fonte Avellana o escrito mais incômodo de seu pontificado. Pedro Damião o titulou Liber Gomorrhianus e o dirigiu ao Papa porque o mal que descrevia não tinha, a seu juízo, outro remédio que a sede apostólica. Denunciava a extensão dos pecados contra a natureza entre o clero, que classificava em quatro gêneros de gravidade crescente. Denunciava os superiores que pecavam com seus filhos espirituais, os culpados que se absolviam uns aos outros em confissão para não serem descobertos e os confessores que aplicavam penitências irrisórias tiradas de cânones apócrifos. Pedia uma só coisa: que todo clérigo culpado de qualquer dos quatro gêneros fosse afastado da ordem sagrada. A resposta de Leão conserva-se unida ao livro. Começa com o elogio da obra e da vida de seu autor, que respalda o que escreve. Reconhece depois que, segundo a censura dos cânones, os manchados por qualquer dos quatro gêneros merecem ser expulsos de todos os graus da Igreja. A seguir vem a frase pela qual a carta é citada: Sed nos humanius agentes, mas Nós, obrando com mais humanidade. Quem houvesse caído nos três gêneros menores, não por hábito prolongado nem com muitos, podia conservar seu grau se houvesse refreado a paixão e cumprido uma penitência digna. Aos demais não lhes deixava esperança alguma de recuperar a ordem: os que houvessem pecado durante longo tempo, ou com muit


📎 Fonte original: Infovaticana

📎 Fonte original: Infovaticana

Transparência editorial: Esta notícia foi traduzida de uma fonte internacional. Pequenas imprecisões de tradução podem ocorrer. O link para o conteúdo original está disponível na página e, caso encontre algum problema, utilize o botão "Solicitar Correção" para nos avisar.