O Vaticano anunciou nesta sexta-feira os detalhes do encontro convocado pelo Papa Leão XIV que reunirá, de 7 a 14 de outubro, no Aula Paulo VI, os responsáveis das Igrejas orientais e os presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo para fazer um balanço da exortação apostólica Amoris laetitia, publicada por Francisco em 2016. A reunião, intitulada «A dez anos de Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje», não será formalmente um Sínodo, mas assumirá expressamente a metodologia sinodal, incluindo a «Conversação no Espírito», e não produzirá um novo documento final que substitua a exortação.
Roma se prepara para os dez anos de Amoris laetitia com um encontro convocado por Leão XIV que reunirá de 7 a 14 de outubro no Vaticano os responsáveis das Igrejas orientais e os presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo para abordar a situação da família e fazer balanço do caminho percorrido desde a publicação da exortação apostólica de Francisco. A Santa Sé apresentou nesta sexta-feira os detalhes da cita, intitulada «A dez anos de Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje». As reuniões se desenvolverão a portas fechadas no Aula Paulo VI e, embora o encontro não seja formalmente um Sínodo, assumirá expressamente a metodologia desenvolvida durante o recente processo sinodal, incluída a denominada «Conversação no Espírito». Tampouco haverá um novo documento final que substitua a Amoris laetitia. Os trabalhos serão recolhidos em um relatório de síntese, que será discutido pela assembleia, entregue posteriormente ao Papa e tornado público. Leão XIV abrirá pessoalmente os trabalhos na quarta-feira, 7 de outubro, e presidirá a Missa de encerramento no dia 14, às 10h00, na Praça de São Pedro.
Uma «assembleia de avaliação». O jesuíta Giacomo Costa, consultor da Secretaria Geral do Sínodo e responsável pela metodologia do encontro, definiu a reunião como uma espécie de «assembleia de avaliação», expressão tomada precisamente da fase de aplicação do Sínodo sobre a sinodalidade. Costa explicou que a intenção não será voltar a comentar a exortação nem formular um juízo sobre ela «para exaltá-la ou criticá-la», mas examinar a experiência acumulada durante esta década. «Dez anos depois, a pergunta não é o que diz Amoris laetitia, mas o que aprendemos tentando vivê-la», afirmou o jesuíta. A convocação do próprio Leão XIV fala de realizar, mediante a escuta recíproca, um «discernimento sinodal» sobre os passos que a Igreja deve dar para anunciar atualmente o Evangelho às famílias, «à luz de Amoris laetitia» e tendo em conta as experiências desenvolvidas nas distintas Igrejas locais. Segundo Costa, os participantes deverão perguntar-se o que amadureceu durante estes dez anos, o que continua resultando difícil, quais questões não podem ser eludidas e quais novos passos devem ser dados.
O capítulo VIII e uma década de controvérsia. Amoris laetitia foi publicada por Francisco em 19 de março de 2016, depois dos dois Sínodos sobre a família celebrados em 2014 e 2015. A exortação aborda amplamente o matrimônio, a educação dos filhos, a transmissão da fé e a preparação matrimonial. No entanto, foi especialmente seu capítulo VIII, «Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade», o que abriu um dos principais debates doutrinais e pastorais do pontificado de Francisco. A discussão se concentrou particularmente na possibilidade de que alguns divorciados que houvessem contraído uma nova união civil pudessem acessar aos sacramentos da Penitência e da Eucaristia sem assumir o compromisso de viver em continência. Em setembro de 2016, os cardeais Walter Brandmüller, Raymond Burke, Carlo Caffarra e Joachim Meisner remeteram a Francisco e à então Congregação para a Doutrina da Fé cinco dubia solicitando esclarecimentos sobre distintos pontos da exortação. O primeiro perguntava diretamente se, depois de Amoris laetitia, podia conceder-se a absolvição sacramental e admitir-se à Comunhão uma pessoa que, permanecendo vinculada por um matrimônio válido, convivesse more uxorio com outra sem cumprir as condições estabelecidas anteriormente por São João Paulo II em Familiaris consortio. Os outros quatro interrogantes abordavam questões fundamentais de teologia moral, entre elas a existência de normas morais absolutas que proíbem atos intrinsecamente maus e o papel da consciência. Ao não receber resposta, os quatro cardeais tornaram públicos os dubia em novembro daquele ano.
Francisco e a interpretação de Buenos Aires. Em paralelo, os bispos da Região Pastoral de Buenos Aires elaboraram uns critérios para interpretar e aplicar o capítulo VIII. O documento assinalava que, quando as circunstâncias o fizessem possível, podia propor-se aos divorciados em uma nova união o compromisso de viver em continência. Acrescentava, no entanto, que em determinadas situações mais complexas e depois de um processo de discernimento podia abrir-se «a possibilidade do acesso aos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia» quando existissem circunstâncias que atenuassem a responsabilidade e a culpabilidade. Francisco respaldou expressamente esses critérios em uma carta datada de 5 de setembro de 2016. O então Pontífice afirmou que o documento explicava «cabalmente o sentido» do capítulo VIII e acrescentou: «Não há outras interpretações». Tanto a carta de Francisco como os critérios dos bispos argentinos foram publicados posteriormente nas Acta Apostolicae Sedis, acompanhados de um rescripto que estabelecia sua publicação como «Magistério autêntico». A questão voltou a ser abordada oficialmente em 2023. Em resposta a várias perguntas do cardeal Dominik Duka, o Dicastério para a Doutrina da Fé sustentou que Francisco mantinha a proposta da continência para os divorciados em nova união, mas que podiam existir dificuldades para pô-la em prática. O Dicastério assinalou que Amoris laetitia permite, «em certos casos» e depois do correspondente discernimento, a administração da Reconciliação inclusive quando não se consiga viver essa continência, e reiterou a possibilidade de acessar à Reconciliação e à Eucaristia quando concorram circunstâncias que atenuem a responsabilidade e a culpabilidade.
Cinco temas sobre matrimônio e família. A reunião de outubro estará estruturada ao redor de cinco blocos: «As famílias hoje: realidade, beleza e desafios»; «Os jovens e a descoberta da vocação matrimonial»; «A vida matrimonial. Os primeiros anos de matrimônio: um tempo decisivo»; «Nas dificuldades da vida: acompanhar e sustentar»; e «As famílias cristãs, sujeitos da missão da Igreja». Gabriella Gambino, subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, explicou que a questão de fundo será «como renovar com vigor a pastoral e fazer que as famílias participem cada vez mais da vida e da missão da Igreja». Gambino defendeu uma pastoral familiar que comece muito antes do matrimônio e acompanhe posteriormente as distintas etapas da vida: desde a infância e a eleição da vocação matrimonial até os primeiros anos de convivência, as dificuldades e os momentos de crise. Durante sua intervenção recordou ademais umas palavras pronunciadas por Leão XIV ante os jovens durante sua viagem à Espanha: «Também o matrimônio é uma vocação. Não tenhais medo de casar-vos e formar uma família!».
Caem os matrimônios religiosos. Entre as razões que levaram o Vaticano a propor esta reflexão encontra-se o descenso dos matrimônios religiosos em países tradicionalmente cristãos. Gambino assinalou que na Polônia os matrimônios religiosos celebrados durante os últimos cinco anos diminuíram 45%. Na Austrália, enquanto em 1970 supunham 88% dos matrimônios, em 2024 representavam unicamente 16%. Segundo a subsecretária, estes dados, apesar de procederem de contextos muito diferentes, mostram a necessidade de acompanhar a eleição matrimonial e reforçar a transmissão da fé dentro das famílias. A responsável vaticana assinalou ademais que a necessidade de escutar diretamente os presidentes das Conferências Episcopais foi amadurecendo durante estes dez anos através das visitas ad limina, nas quais os bispos têm trasladado suas preocupações sobre as dificuldades pastorais e os problemas que afrontam atualmente as famílias.
«Conversação no Espírito». Embora o encontro não seja um Sínodo, Costa explicou que assumirá «conscientemente o método amadurecido na experiência sinodal dos últimos anos». Depois da entronização da Palavra e dos discursos inaugurais, a primeira tarde incluirá um período de reflexão e oração dirigido pela dominicana sor Helen Alford, presidente da Pontifícia Academia de Ciências Sociais. Durante as cinco jornadas temáticas intervirão famílias, bispos e especialistas, mas a maior parte do tempo estará dedicada ao trabalho dos participantes. Os grupos utilizarão a denominada «Conversação no Espírito», articulada em três rodadas: exposição da experiência de cada participante, reação ao escutado dos demais e elaboração conjunta das conclusões surgidas do intercâmbio. Entre as intervenções haverá também momentos de silêncio. Costa precisou que o propósito não será alcançar necessariamente um acordo: «Não trataremos de borrar as diferenças para chegar a um consenso: também uma divergência compreendida melhor pode ser um fruto da escuta». As conclusões de cada grupo serão trasladadas posteriormente à assembleia para sua discussão em sessão plenária.
Uns 248 bispos e sessões a portas fechadas. Segundo os dados oferecidos por Gambino, participarão do encontro ao redor de 248 bispos, além de algumas famílias e especialistas. Estarão representadas todas as Conferências Episcopais e as Igrejas orientais. Só em alguns casos, por dificuldades objetivas, o presidente de uma Conferência Episcopal será substituído por um delegado. Também participarão famílias procedentes de distintos contextos geográficos. Cinco matrimônios oferecerão seu testemunho durante as jornadas, embora o Vaticano tenha decidido não revelar suas identidades para preservar a privacidade de suas experiências pessoais e familiares. Os trabalhos se desenvolverão a portas fechadas.
Não haverá documento final, mas sim um relatório público. O encontro tampouco desembocará em um novo documento final. Costa explicou que os resultados das cinco jornadas temáticas serão recolhidos em um «relatório sintético do caminho percorrido». Uma comissão, na que estarão representados também os participantes, comprovará que o texto reflita fielmente o surgido durante as conversações. O relatório será depois discutido pela própria assembleia antes de ser entregue a Leão XIV e, apesar de seu caráter de documento de trabalho, será tornado público. «O verdadeiro resultado do encontro não será o relatório que produziremos, mas os caminhos que seja capaz de voltar a pôr em marcha nas Igrejas», afirmou Costa. Os presidentes das Conferências Episcopais regressarão depois a seus respectivos países com a possibilidade de trasladar as conclusões e promover as iniciativas que considerem oportunas em suas Igrejas locais. Dez anos depois da publicação de Amoris laetitia, Roma voltará assim sobre uma exortação que marcou profundamente a pastoral familiar durante o último decênio e cuja recepção esteve acompanhada também por importantes controvérsias doutrinais. Esta vez será Leão XIV quem receba o balanço da experiência das Igrejas locais e o relatório resultante de uma semana de discernimento sinodal.
📎 Fonte original: Infovaticana
